Tudo estava certo com seu cliente, ele utilizava suas soluções e o relacionamento era mantido. Só que alguma coisa aconteceu, fazendo com que a frequência de compras diminuísse até que aquele cliente se tornou inativo. Essa é uma situação em que uma mensagem para recuperar clientes inativos pode se destacar.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Enviar mensagem para clientes inativos é uma ótima tática de reaproximação e fidelização, além disso, custa até 7 vezes menos do que investir em um novo cliente;
  • Criar uma régua de relacionamento específica para clientes inativos ou perdidos para a concorrência é uma estratégia eficaz para convencê-los a consumir novamente seus produtos;
  •  Para recuperar clientes inativos com assertividade, é importante saber seu o perfil e enviar mensagens personalizadas, esclarecendo os benefícios do retorno;
  • Além da personalização no atendimento do cliente, outras características que aumentam as chances de sucesso da mensagem para atrair clientes inativos são senso de urgência, novidades e ofertas exclusivas;
  • Uma boa ferramenta de CRM é fundamental para montar um plano de ação eficiente e criar uma régua de relacionamento;
  • Investir na fidelização do cliente ajuda reduzir não só o custo de aquisição como também a duração do ciclo de vendas. Veja como investir em fidelização e enviar ao cliente inativo uma mensagem que aumente a chance de sucesso.

Conseguiu se identificar com essa história? Separamos um conteúdo para ajudar em ocasiões similares a essa: quando enviar uma mensagem para recuperar clientes inativos, como conseguir chamar o cliente de volta, dicas para escrever essas mensagens e alguns exemplos para inspiração.

Além disso, falaremos como uma plataforma de CRM pode te ajudar a montar um plano de ação eficiente e trabalhar o relacionamento com esses clientes. Siga a leitura e entenda!

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Vale a pena mandar mensagem para recuperar clientes inativos?

A empresa fez o primeiro contato com o cliente, conseguiu a venda durante um período, mas depois percebeu que o cliente se afastou. Essa situação é possível em todas as empresas e há algumas ações que as organizações podem providenciar para recuperar esses clientes inativos.

Mas você pode se perguntar: por que investir em um cliente inativo ao invés de um novo cliente? Bom, segundo Philip Kotler, o principal especialista mundial de marketing, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar um antigo”. 

Com isso, fica claro que investir na fidelização dos clientes deve ser uma medida constante na cultura das empresas. No caso das compras terem sido reduzidas ou encerradas, enviar mensagem para recuperar clientes inativos é uma ótima prática para reaproximar o cliente.

Analise o motivo do cliente ter sumido

Existem dois cenários gerais em situações de clientes inativos: quando as soluções da empresa não são mais necessárias e quando você perde o cliente para a concorrência. 

No primeiro caso, dificilmente há um erro por parte da empresa já que as necessidades dos clientes apenas não existem mais. Por isso não é indicado investir tempo e dinheiro pela atenção desse público.

Já na outra situação, quando um cliente escolhe mudar para a concorrência, diversas estratégias podem ser definidas para reverter este cenário. Uma delas é criar uma régua de relacionamento específico para este público, chamando a atenção para questões específicas que têm maior potencial para persuadi-lo a consumir produtos da marca novamente.

Em razão disso, investir para que a empresa proporcione uma boa experiência em todas as etapas da jornada do cliente é essencial. Lembre-se que a jornada do cliente não encerra no ato da compra e o pós-venda pode ser o diferencial para reduzir clientes inativos.

Mas o que fazer quando já existe uma lista grande de clientes inativos? Siga a leitura e entenda!

Como chamar o cliente de volta?

  • Utilize os dados do CRM a seu favor;
  • Saiba o perfil dos clientes inativos;
  • Melhore seu relacionamento com estes clientes;
  • Envie mensagens personalizadas;
  • Esclareça os benefícios do retorno;
  • Seja visto para que seja lembrado.

Para que o processo de recuperação de clientes inativos seja feito de forma mais produtiva e assertiva, é fundamental contar com uma boa ferramenta de CRM que ofereça diversas funcionalidades, como um histórico centralizado de empresas, pessoas e negócios. Com essas informações, você poderá montar um plano de ação mais eficiente e trabalhar melhor a régua de relacionamento.

Veja como um sistema de CRM como o Agendor pode ajudar na sua gestão da carteira de clientes:

Você sabia que o Agendor também tem uma integração com o WhatsApp? Com ela, você pode salvar o histórico das conversas no CRM sem sair do WhatsApp Web. Assim você sabe exatamente quando e o quê foi dito da última vez que mandou uma mensagem para um cliente sumido. Quer experimentar? Crie uma conta grátis no Agendor!

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Um dos primeiros passos para recuperar clientes inativos é saber quem são estes clientes. Nesse momento é interessante entender o perfil, observando diversos detalhes, como:

  • O motivo que o fez deixar de comprar os produtos;
  • O que o faria consumi-los de novo;
  • A forma de pagamento preferida;
  • A preferência de atendimento. 

Ao ter essas informações, chega o momento de investir no relacionamento com esses clientes inativos: decidir o melhor canal, a frequência, os argumentos, entre outros. O conteúdo das mensagens deve reforçar a solução para a dor desse público e também informar novidades da empresa, para instigar a curiosidade. 

Criar mensagens personalizadas é uma boa forma de aproximar os clientes, assim como informar promoções imperdíveis. O conteúdo deve deixar claro para os clientes inativos todos os benefícios da experiência em adquirir os produtos da empresa, afinal é preciso mostrar que vale a pena voltar a consumir as soluções da marca e até mesmo lembrar que uma vez ele já soube disso.

Tenha em mente que não basta apenas investir em comunicação até o momento da compra. É preciso estar presente em toda a jornada do cliente, inclusive no pós-venda. Com o mercado cada vez mais competitivo, saber reforçar a presença da marca para que seja lembrada pode ser o diferencial para manter um cliente ativo.

Como escrever mensagens para recuperar clientes inativos

No momento de decidir como escrever a mensagem para recuperar clientes inativos é crucial estudar e entender a melhor forma de falar com este público, tanto na linguagem quanto no meio de comunicação, para que seja feita da forma mais próxima ao público.

Algumas características aumentam as chances de sucesso da mensagem para atrair clientes inativos. Conheça algumas delas:

  • Personalização: uma mensagem que comece com o nome do cliente aproxima a relação entre cliente-empresa; 
  • Senso de urgência: incentivar que o cliente se decida mais rápido pode ajudar na preferência pela sua empresa; 
  • Novidades: mostrar que o cliente já não conhece mais todos os produtos ou serviços oferecidos desperta a curiosidade e aumenta as chances de ele visitar seu site, por exemplo;
  • Ofertas exclusivas: informar descontos é um dos fatores com mais chances de conseguir a atenção do público. 

Veja mais sobre a importância de recuperar clientes inativos no vídeo abaixo:

Exemplos de mensagem para atrair clientes inativos

Com as características destacadas acima, a mensagem será mais atrativa e aumentará as chances de sucesso. Para saber como funciona na prática, selecionamos aqui alguns exemplos de mensagens que podem ser utilizadas para atrair clientes inativos nas vendas B2B:

Exemplo 1 – condição especial

“Olá, [nome do contato]! Tudo bem?

Faz algum tempo que não conversamos, como estão as coisas aí na [nome da empresa]?

Estou escrevendo porque temos uma condição especial neste mês para a compra de [nome da solução/produto]. O que acha de batermos um papo para eu falar um pouco mais sobre essa política de desconto?

Abraço

Exemplo 2 – novidades

Olá, [nome do contato]! Tudo bem?

Há algum tempo não conversamos, como foram esses últimos meses para você e para [nome da empresa]? 

Estava vendo nosso histórico de relacionamento e decidi enviar esse e-mail para contar algumas novidades que temos desde a última vez que falamos, acredito que possam contribuir para os resultados de vocês!

[apresentar novidades]

Vamos marcar um bate-papo para eu contar um pouco mais sobre?

Abraço

Como você viu, manter clientes já conquistados é melhor do que gastar energia em busca de novos clientes. A partir dessa afirmativa, enviar mensagem para recuperar clientes inativos é uma ótima estratégia para melhorar os resultados da empresa. 

O melhor cenário é evitar ao máximo que a quantidade destes contatos inativos cresça. Por isso, saber como manter um relacionamento estratégico com todos os seus públicos é essencial. Entenda mais sobre o assunto no nosso e-book Sucesso na Jornada do Cliente: da pré-venda ao pós-venda.