Todo conhecimento precisa ser adquirido com tempo e estudo. Por esse motivo, se você deseja melhorar o relacionamento com o seu cliente, é fundamental tirar um tempo para ler livros sobre CRM que te ensinam como aplicar e usar essa ferramenta em sua totalidade. 

Principais aprendizados deste artigo: 

  • Livros sobre CRM são ótimas maneiras de adquirir conhecimento sobre os possíveis usos e benefícios dessa ferramenta para os negócios. Porém, é preciso colocar os conhecimentos em prática, para obter resultados satisfatórios. 
  • Uma das indicações é a obra como vender mais, que mostra como o CRM é essencial para as organizações sobreviverem e se destacarem da concorrência e ainda dá dicas de como usar essa estratégia. 
  • Outros livros falam sobre implementação de CRM, com exemplos práticos para que você possa compreender e replicar todos os passos desse processo. 
  • O e-book gratuito guia para sucesso com CRM também é uma obra indispensável para quem deseja aprender mais sobre essa estratégia. Por isso, aproveite para baixá-lo agora mesmo!

Mas antes, entendamos o que é isso. Bem, CRM é uma sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management).

Em suma, essa é uma estratégia que coleta, armazena e analisa dados, para compreender e antecipar as necessidades dos consumidores. Assim, oferecendo a eles a melhor experiência possível.

Quer aprender mais sobre essa ferramenta? Então continue lendo para conferir 7 dos melhores livros sobre implementação de um CRM que você precisa deixar na sua cabeceira a partir de hoje!

7 livros sobre CRM que você precisa conhecer

É sempre importante investir em capacitação e na gestão do conhecimento da sua empresa. Afinal, os processos se atualizam diariamente e é preciso estar atualizado para não perder nenhuma oportunidade. 

Por isso, tome nota destes 7 livros sobre CRM e não se esqueça de recomendá-los para os seus colegas e colaboradores!

1. Como vender mais usando um CRM, de Kim Kopycki 

A primeira dica de livros sobre implementação de um CRM é uma leitura objetiva, prática e, portanto, fácil de entender.

Esta obra mostra que a concorrência proveniente de um mercado cada vez mais globalizado e a autonomia do consumidor durante todo o processo de compra tem feito das vendas uma tarefa, no mínimo, desafiadora.

Ciente disso, o autor defende uma venda mais personalizada e verdadeira. Nesse sentido, ele explica o que é CRM e para quê serve, mostra características do funil de vendas e ainda dá dicas de softwares de CRM que você pode adotar na sua empresa.

2. Atendimento ao consumidor em mídias Sociais, de Lairtes Chaves Rodrigues Filho

As empresas que sabem se comunicar com os clientes nas redes sociais não só adquirem um diferencial competitivo, mas também conseguem se aproximar do público e fidelizá-lo.

Por esse motivo, indicamos esta obra na nossa lista de livros sobre CRM. Além de explorar os princípios e conceitos básicos dessa ferramenta, o autor faz uma leitura de como essa estratégia se transformou com o advento das mídias sociais. 

Além disso, ele promove reflexões como estas que compartilhamos a seguir!

  • As organizações têm conseguido cumprir as expectativas em relação a essas transformações?
  • Qual a percepção dos consumidores sobre o atendimento que receberam das marcas nas redes sociais?

3. Guia de implementação de marketing de relacionamento e CRM, de Roberto Madruga  

Roberto Madruga é um dos maiores especialistas em Marketing de Relacionamento no Brasil. Professor da Fundação Getúlio Vargas, Madruga traz uma leitura indispensável para quem deseja fortalecer os laços entre a empresa e seus clientes.

Neste livro, ele estabelece uma ponte entre a evolução dos modelos de CRM e o lado humano presente em cada consumidor. 

Fora isso, ele também ensina de que forma as organizações podem criar valor para os seus clientes, fidelizando-os e potencializando os lucros.

4. Gestão do relacionamento com o cliente, de Fábio Silva e Marcelo Zambon

O livro em questão mostra que as organizações são fruto da fusão entre pessoas e tecnologias e que elas dependem de um conjunto de processos que se complementam, para entregar as melhores soluções para os clientes. 

Portanto, para atender às necessidades e expectativas dos clientes, as empresas precisam conhecer seu público e seus processos.

Neste, que é um dos principais livros de CRM do mercado, são apresentados também dois capítulos digitais disponíveis online no site da editora. Tais capítulos tratam da segmentação do mercado de luxo e da avaliação do índice de satisfação dos clientes.

>>>> Leia também: neuromarketing — 9 livros que você precisa conhecer 

5. CRM: teoria, prática e ferramentas, de Moacir Quadros

As ferramentas e técnicas de CRM encontram terreno fértil em áreas como a comercial, marketing e pós-venda.

Porém, apesar de tanto investirem em relacionamento com o cliente, muitas empresas ainda conseguem encontrar maneiras de aperfeiçoar seus processos nessa área. E este livro aborda o CRM sob três perspectivas: a teórica, a prática e a instrumental. 

Moacir Quadros faz uma revisão de toda a teoria envolvendo o CRM, apresenta as principais ferramentas e funcionalidades e expõe diversos exemplos do uso dessa estratégia em empresas brasileiras.

6. Os 100 erros do CRM: mitos, mentiras e verdades, de Pedro Reinares

Pedro Reinares, nosso sexto autor da lista de livros de CRM, apresenta uma visão pragmática e inovadora sobre as relações entre teoria e prática quando o assunto é relacionamento com o cliente.

O autor recorre a exemplos reais para descrever a maneira que as organizações costumam falhar ao estabelecer ações e programas de fidelidade inadequados.

Sendo assim, o objetivo desta obra é promover a reflexão sobre os aspectos básicos de uma gestão de relacionamento, como a qualidade dos serviços e os instrumentos de comunicação.

7. 41 conselhos dos 41 maiores especialistas em CRM e atendimento ao cliente do Brasil, de Heverton Anunciação 

Para encerrar a nossa lista de livros sobre CRM, uma obra que reúne dicas e conselhos dos maiores especialistas no assunto do Brasil. 

Nesta obra, é possível estudar através da experiência de profissionais extraordinários, que compartilham seus anos de aprendizado nas maiores empresas e marcas do país.

>>>> Saiba mais: 10 livros de atendimento ao cliente que não podem faltar em sua biblioteca

DICA EXTRA: e-book gratuito sobre vantagens do CRM 

E aí, gostou da nossa lista de livros sobre CRM? Então não se esqueça de, além de ler, colocar todo o conhecimento que adquiri com elas em prática, viu? Só assim você alcança os melhores resultados para o seu negócio. 

Antes de ir embora, que tal aproveitar para também para conferir o nosso e-book: vantagens do CRM. Ele utiliza uma linguagem simples, para explicar o porquê de usar essa estratégia e como ela melhora a sua empresa. É só clicar e baixar gratuitamente!