A segmentação de listas de e-mail é uma forma de utilizar dados que sua empresa já tem para criar campanhas de marketing e vendas mais assertivas, por um custo menor.

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Principais aprendizados deste artigo:

As listas de e-mail nada mais são do que um compilado de endereços de e-mail relacionados a outras informações relevantes que sua empresa armazena sobre seus clientes e potenciais clientes.

À primeira vista, essas informações podem não ter muito significado, pelo menos não até você compreender padrões e segmentar esses dados.

Feito isso, você terá em mãos uma ferramenta poderosa, capaz de guiar suas estratégias de marketing e vendas com muito mais segurança.

Para isso, você precisará de apenas dois instrumentos: uma lista de clientes, e um bom CRM. 

Quer aprender a segmentar suas listas de e-mail de maneira prática? Então, continue a leitura do artigo!

O que são listas de e-mail?

Listas de e-mail são uma ferramenta que centraliza todos os endereços de e-mail de seus potenciais clientes e clientes ativos. 

Se você lida com vendas B2B, além dos e-mails, as listas também trazem informações como nome, área de atuação, tamanho da empresa, número de funcionários, cargo do profissional etc.

Dentro dessa lista, é possível encontrar semelhanças e padrões entre seus clientes, seja por meio das características do negócio dele (como o setor), ou pelo seu comportamento (como, por exemplo, como ele forneceu esse e-mail para sua empresa).

A partir daí, você pode realizar uma segmentação por lista de clientes pelos parâmetros que possuem em comum, o que servirá de insumo para direcionar as mais diversas estratégias de captação de leads e prospecção, como:

Nesse contexto, a segmentação por lista de clientes ajuda a praticar uma comunicação mais alinhada para seu público, respeitando o comportamento e o momento de compra de cada grupo de clientes que você definir, o que gera maior retorno sobre o investimento feito nas ações e campanhas que você lançar, maiores taxas de conversão e maior entregabilidade.

O que é marketing de segmentação?

Marketing de segmentação se refere ao processo de criação de diferentes grupos de clientes através de aspectos que apresentam em comum.

Cada cliente possui necessidades, exigências e operações distintas. Seu produto ou serviço pode se encaixar de diferentes formas nesses contextos, então, não faz sentido manter apenas uma linha de abordagem se você quiser um alcance maior das suas campanhas e gerar conexão com o seu público. Por isso o marketing de segmentação é tão importante.

As listas de e-mail, portanto, são uma forma de colocar em prática essa estratégia. 

Um exemplo muito comum observado nas empresas, é a criação de uma lista de e-mail marketing segmentada para enviar promoções, conteúdos relevantes e notícias orientadas para diferentes clientes, em momentos de compra distintos.

Além disso, as listas de e-mail também são utilizadas para guiar as abordagens de prospecção outbound para que tenham maiores taxas de conversão. 

Agora que você entendeu a importância e as diversas utilidades das listas de e-mails, vamos para a parte prática e entender como criar listas de e-mails segmentadas com um CRM. 

Continue conosco e acompanhe a leitura para não perder nenhuma dica! 

Como segmentar listas de e-mail com um CRM?

Já é sabido que os sistemas de gestão comercial são essenciais para otimizar as tarefas do dia a dia dos vendedores. A segmentação por lista de clientes é um exemplo de atividade que pode ser altamente simplificada através de um bom e intuitivo CRM. 

Utilizar o CRM para esse objetivo torna mais fácil a localização de clientes que corresponderem aos parâmetros que você definir. 

No Agendor, por padrão, você pode segmentar seus clientes de 6 maneiras diferentes:

1. Categoria

A categoria de clientes é usada para classificar os clientes de acordo com a sua relação com a sua empresa. Desse modo, as categoria podem ser:

  • cliente ativo;
  • cliente em potencial;
  • cliente inativo;
  • lead;
  • parceiro.

Exemplo de estratégia: você pode utilizar a segmentação da lista de clientes por categoria para criar uma estratégia de reativação de clientes, filtrando os clientes inativos da sua base.

2. Origem de clientes

A origem de clientes refere-se ao canal de captação que foi utilizado para conseguir os dados de um lead, ou cliente. 

Exemplo de estratégia: criar uma lista de e-mail marketing segmentada para os clientes que se cadastraram na newsletter da sua empresa.

Aproveite e confira 8 estratégias de captação de leads:

3. Setor

Os setores sinalizam o ramo de atuação dos clientes que a sua atende. 

Criar listas de e-mail para cada setor facilita a criação de abordagens de vendas mais alinhadas com a realidade e com o comportamento dos decisores de cada mercado. 

Além disso, por meio dessas listas você poderá analisar mais profundamente como funciona a jornada de compra dos setores, e construir processos de vendas mais coerentes, e que geram mais vendas.

Exemplo de estratégia: filtrar listas de e-mail por setor e disparar conteúdos que sejam relevantes para cada segmento, como uma estratégia de nutrição de leads.

4. Vendedor responsável

Filtrar as listas de e-mail de clientes pelo vendedor responsável terá como resultado a carteira de clientes completa deste profissional. 

Exemplo de estratégia: você, como gestor, pode filtrar a carteira de clientes dos vendedores e analisar os históricos de compra e interações dos clientes com os vendedores, fornecendo feedbacks que possam aprimorar seus resultados. 

5. Localização 

Também é possível filtrar seus clientes por geolocalização. 

Com os filtros do Mapa de Clientes, recurso exclusivo do app do Agendor, os vendedores visualizam os clientes que atendem em uma determinada região, como bairros, por exemplo.

Exemplo de estratégia: para os vendedores externos, a segmentação por listas de clientes é uma mão na roda para planejar a rotina de visitas e criar rotas otimizadas.

Assista ao vídeo abaixo e conheça mais funcionalidades do app do Agendor:

Leia também: Mapa de clientes: suas visitas no rumo certo

6. Ranking

No CRM do Agendor, os rankings são uma classificação de 1 a 5 que podem ser utilizadas como uma espécie de score, ou termômetro para as negociações.

Nesse sentido, as negociações que receberam 5 estrelas, são as mais quentes, enquanto as mais frias teriam a pontuação 1.

Esta pode ser uma forma de ranquear os leads qualificados, sendo 5 altamente qualificados e 1 pouco qualificados. 

Exemplo de estratégia: com isso, podemos pontuar alguns exemplos de estratégias, muitas estratégias podem ser colocadas em prática, desde um trabalho de nutrição de leads focado nos negócios mais frios, até descontos para motivar o fechamento das negociações mais quentes.

Esperamos que o conceito de listas de e-mail tenha ficado claro, e que você tenha entendido como segmentar sua lista de clientes através do seu CRM.

Para colocar a mão na massa e começar a criar listas mais assertivas, convidamos você a testar o Agendor e conferir de perto as funcionalidades de segmentação!

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