É possível usar inteligência artificial para desenvolver estratégias de marketing e SEO no cenário B2B? A resposta é simples: com certeza!

Apesar do receio dos profissionais da área, investir em IA está se tornando uma necessidade para criação de times de vendas de sucesso.

Devido à capacidade de automação, a tecnologia tem tudo para transformar negócios comuns em grandes marcas do mercado.

Tanto é que, de acordo com dados de um relatório elaborado pela consultoria Boston Consulting Group, a IA vai gerar US$800 bilhões em receita adicional para marcas ao redor de todo o mundo nos próximos 10 anos.

Outra pesquisa, feita pela PWC em 2022, mostra que a tecnologia aumentará a produtividade dos colaboradores em 40%.

Já pensou fazer mais, em menos tempo? Criar experiências cada vez mais criativas e personalizadas para seus clientes? Tudo isso é possível com a utilização de inteligência artificial.

Como a IA auxilia o mercado B2B?

A inteligência artificial é um recurso capaz de aprender e raciocinar sozinho, a partir de informações e dados. 

No mercado B2B, a IA consegue criar maneiras mais inteligentes de engajar compradores e levá-los até a conversão, ao transformar dados em recomendações para profissionais de marketing.

Os algoritmos conseguem, dentre tantas funções:

  • Identificar padrões no comportamento dos clientes e prospects;
  • Entender a performance das vendas;
  • Verificar o engajamento com o conteúdo;
  • Conhecer a audiência com quem você quer se comunicar.

Essas e outras informações podem ser usadas para melhorar a conexão com os compradores e, assim, fazer com que eles avancem no funil de vendas.

Quais são as vantagens?

Visto a possibilidade de uso da inteligência artificial e sua crescente ascensão no cenário B2B, não é preciso ter receio. Profissionais de marketing podem aproveitar as funcionalidades da tecnologia para otimizar o tempo de trabalho e desenvolver estratégias ainda mais customizadas, de acordo com a etapa do funil em que o consumidor está.

Otimização do tempo

A IA reduz o período de trabalho, fazendo com que um profissional consiga realizar mais tarefas em um único dia.

É comum que tarefas como desenvolver um bom relacionamento com os clientes, entender o comportamento de compra e analisar concorrentes sejam demoradas. Trabalhos do tipo, por vezes repetitivas, podem ser otimizadas com o uso de uma inteligência artificial de qualidade.

Esses recursos auxiliam no cotidiano através da automação. Isso significa que, ao invés de passar horas realizando pesquisas manuais, em poucos segundos a tecnologia mostra dados e informações valiosas para o desenvolvimento de planos assertivos.

Construção de relações sólidas

A fidelização de clientes é um dos pontos mais importantes no cenário B2B. A construção de um relacionamento forte é a chave para a retenção e novas oportunidades de vendas. 

Porém, manter relações de longo prazo exige atenção. E, para tal, é necessário investir na personalização do diálogo entre consumidor e empresa. Quanto mais customizado for, maiores as chances de manter a satisfação do público em alta e conquistar resultados acima da média.

Nesse sentido, a inteligência artificial é capaz de auxiliar na construção de mensagens e conteúdos únicos, para cada consumidor, de acordo com suas necessidades e etapa no funil.

Mais negócios fechados

Devido à personalização e fortalecimento da relação com os clientes, negócios B2B que investem em IA têm mais chances de fechar negócios a longo prazo.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey com executivos ao redor do mundo, 63% dos entrevistados afirmaram que a adoção de ferramentas de IA para vendas auxiliou o aumento da receita.

Sem contar que, segundo o mesmo levantamento, 44% dos executivos também disseram que a inteligência artificial reduziu custos dentro das empresas.

Seu negócio tem todo o potencial para crescer. Basta investir na ferramenta certa: a Niara.

Conheça a Niara: ferramenta brasileira de IA para sua estratégia digital

Niara é a primeira ferramenta de SEO com inteligência artificial e automações para profissionais de marketing e SEO do Brasil. Feito por brasileiros, para brasileiros, o intuito é automatizar tarefas repetitivas e complexas, sem deixar de lado a qualidade na entrega.

Visto todo o potencial da IA nas vendas B2B, ter a ferramenta como parceira do seu time de marketing vai fazer com que a equipe faça mais, em menos tempo. Com mais eficiência no dia a dia de trabalho, será possível desenvolver outras estratégias de crescimento, importantes para a sua empresa.

Até então, a ferramenta já foi usada em mais de 30 países e, desde a primeira divulgação, mais de um milhão de palavras foram geradas – o equivalente a cerca de 73 artigos, com 740 palavras, escritos por dia. Dá para imaginar?

Com a Niara, empresas são mais produtivas e certeiras na criação e planejamento de marketing e SEO. No site, é possível encontrar o ChatSEO e templates prontos, para otimizar o trabalho.

Por dentro do ChatSEO e templates da Niara

O ChatSEO é um chatbot de criação e otimização, voltado para a área de marketing digital. Com ele, é possível realizar uma série de tarefas extensas, em muito menos tempo – desde conhecer sua audiência até a pesquisa de palavras-chave.

Já os templates são modelos prontos que otimizam (ainda mais) a rotina. É só preencher os campos disponíveis em cada página e esperar alguns segundos até o recurso gerar conteúdos personalizados, de acordo com as suas necessidades.

O melhor é que as ferramentas da Niara são continuamente treinadas e atualizadas, para entregar as melhores respostas aos profissionais da área e nunca deixá-los na mão!

5 Aplicações da Niara no cenário de vendas B2B

Tanto o ChatSEO quanto os templates podem apoiar o trabalho dos profissionais de SEO. A diferença é que, no chat é necessário inserir prompts de comando, ou seja, conversar com a Niara – enquanto nos modelos prontos basta preencher os campos obrigatórios.

Seja qual for sua preferência, veja como nossas ferramentas vão te ajudar:

1. Criar propostas únicas

O legal da Niara é que ela pode ser usada desde a geração de leads até a qualificação. Em todas elas, a ferramenta auxilia uma prospecção mais inteligente a partir do desenvolvimento de propostas únicas.

Basta informar em qual etapa o consumidor está e a maneira como deseja se comunicar com ele.

Exemplo de prompt para o ChatSEO: “Desenvolva uma proposta para um cliente que está na etapa do funil de vendas, em busca de A, B, C. Explique como que ele pode se beneficiar ao comprar com a empresa X, pois oferecemos W, Y Z benefícios”.

2. Entender a audiência

Aproveite a Niara para conhecer detalhes sobre sua audiência: onde ela está, suas necessidades e dores, o que procura e outras informações relevantes que vão te ajudar a montar uma estratégia de marketing mais assertiva.

Exemplo de prompt para o ChatSEO: “Qual é audiência está interessada em comprar X? Quais são suas principais dores e necessidades?”.

3. Escrever e-mails personalizados

Outro grande potencial é a criação de mensagens personalizadas. Elas podem ser usadas na comunicação com prospects e consumidores por e-mail ou até mesmo redes sociais.

O poder de personalização fará com que as mensagens sejam mais direcionadas e persuasivas, para que profissionais consigam atingir o público com eficiência.

Exemplo de prompt para o ChatSEO: “desenvolva um e-mail para público que está interessado em comprar A, B, C. Cite os benefícios da empresa X, como W, Y, Z. A linguagem deve ser amigável”.

4. Ter mais ideias de conteúdo

De acordo com o mesmo estudo da Gartner, compradores engajam 13 vezes mais com conteúdos, quando precisam tomar alguma decisão que envolve a compra de produtos ou serviços.

Portanto, marcas podem investir na produção de conteúdo, com um blog ou redes sociais ativas para ficar presente em todas as etapas da jornada do consumidor.

Se, em algum momento as ideais acabarem, é só conversar com a Niara ou preencher os templates para obter insights relevantes sobre o que o público está buscando.

Em apenas um clique e em poucos segundos, é possível ter ideias para diversos conteúdos.

Exemplo de prompt para o ChatSEO: “liste 10 sugestões de conteúdo para um blog de uma empresa B2B, que vende A, B, C”.

5. Entender quais outros produtos ou serviços os usuários compram

Querendo expandir o número de produtos ou serviços, mas não sabe ao certo o que o público precisa?

A Niara vai te ajudar a ter clareza sobre quais caminhos percorrer. Ela pode listar novas possibilidades para expansão do seu negócio B2B no mundo digital.

Exemplo de prompt para o ChatSEO: “liste produtos similares que clientes B2B que compram X também compram”. Faça o teste!

Potencialize suas vendas B2B com inteligência artificial e marketing!

A IA surgiu como uma nova maneira de impulsionar negócios na internet. Hoje, investir em ferramentas como a Niara é um must-have para empresas que desejam crescer de maneira estratégia e eficiente, sem gastos extras.

Por isso, para alavancar seu negócio hoje, faça parte da Niara. Nosso recurso já está no ar e vai te ajudar a escalar sua empresa com mais qualidade, assertividade e competência. Novos usuários ganham sete dias grátis para aproveitar todos os recursos da plataforma. Aproveite!

Esse guest post foi escrito pela Niara, primeira ferramenta de SEO com inteligência artificial e automações do Brasil