A estratégia de awareness refere-se a um conjunto de ações que visa conscientizar um público sobre a existência de uma marca ou um produto. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • Em marketing, awareness (conscientização, em português), representa o início da jornada do cliente, quando ele toma conhecimento da marca ou do produto.
  • O awareness marketing funciona por meio de quatro pilares fundamentais: identidade visual forte e única, múltiplos canais de comunicação, posicionamento e produção de conteúdo relevante.
  • No digital, é mais simples mensurar o awareness, visto que o comportamento do cliente é rastreável e quantificável. Podemos mensurá-lo por métricas como: impressões, alcance, engajamento, taxa de cliques e tráfego do site.
  • No ambiente físico, a mensuração é desafiadora, já que as interações não são tão facilmente rastreáveis. Ainda assim, é possível realizar pesquisas, programas de fidelidade e parcerias para atrair o público e quantificar o nível de conscientização.
  • Para ter sucesso nas vendas, é preciso ir além da estratégia de awareness e pensar na estrutura das próximas etapas da jornada do cliente. Saiba quais são em: “Sucesso na jornada do cliente: da pré-venda ao pós-venda”.

Mas, afinal, como identificar se há conscientização sobre uma marca? É bastante simples entender isso.

Awareness, ou conscientização, em português, é a sensação instantânea que ocorre quando você vê uma maçã mordida e imediatamente pensa na Apple ou, ainda, quando uma letra “M” amarela em um fundo vermelho remete ao McDonald’s em sua mente.

Podemos ver e reconhecer esses símbolos facilmente e, assim, relacioná-los às respectivas marcas.

Graças a uma estratégia de awareness bem estruturada e poderosa, essas marcas estão enraizadas na mente do consumidor, ganhando reconhecimento e confiança.

Desse modo, uma empresa ganha grandes vantagens sobre seus concorrentes, desde o aumento da probabilidade de ser a escolha do consumidor quando ele precisa de um produto ou serviço específico até a capacidade de cobrar preços premium devido à forte reputação, como é o caso da Apple. 

Continue a leitura do artigo para saber mais sobre a estratégia de awareness, o que é, quais as vantagens e desvantagens e, também, qual é o papel na jornada do cliente.

Acompanhe!

O que é awareness no marketing?

Em marketing, awareness (conscientização, em português) representa o início da jornada do cliente, quando ele toma conhecimento de uma marca ou um produto. É o ponto de partida, em que o consumidor estabelece familiaridade com a empresa, seja por meio da solução de uma necessidade ou identificação com seus valores.

Desse modo, awareness marketing é uma estratégia que tem como objetivo educar um público-alvo sobre a existência da empresa, gerando não apenas a simples percepção da marca, mas também incluindo as associações positivas e confiáveis.

Nesse sentido, uma estratégia de awareness pode ser aplicada para:

  • atingir um novo mercado;
  • promover um novo produto;
  • apresentar o rebranding da marca;
  • introduzir um novo negócio.

Como funciona uma estratégia de awareness marketing?

O awareness marketing funciona por meio de quatro pilares fundamentais:

  • identidade visual forte e única;
  • múltiplos canais de comunicação;
  • posicionamento;
  • produção de conteúdo relevante.

Vamos entender mais detalhes.

Identidade visual forte e única

Historicamente, o ser humano possui fortes laços com símbolos, imagens e elementos visuais. Não à toa, esta é uma das primeiras formas de comunicação desenvolvidas na humanidade.

Símbolos são utilizados para representar ideias, conceitos e, no mundo do marketing, marcas e valores.

Por isso, ter uma identidade visual forte e única é indispensável. Essa é a assinatura da sua marca e deve ser composta por elementos diversos, como logotipos, cores e tipografia única. 

Pense na maçã mordida da Apple ou no “M” do McDonald’s que falamos no início. 

Esses elementos visuais são icônicos e se tornaram símbolos amplamente reconhecidos em todo o mundo. Por meio deles, as marcas conseguem transmitir suas mensagens e construir uma conexão emocional com o público.

Múltiplos canais de comunicação

Seus potenciais clientes estão presentes nos mais diversos canais de comunicação. 

Por essa razão, é imprescindível construir uma estratégia de awareness que contemple a abordagem omnichannel e impacte a maior parcela do seu público-alvo.

Para isso, é preciso estudar seu público e identificar os canais mais relevantes e de maior interação, nos cenários online e offline.

Nesse contexto, uma estratégia de awareness marketing pode incluir:

  • mídia paga;
  • e-mail marketing;
  • marketing de conteúdo;
  • eventos;
  • feiras;
  • indicações;
  • anúncios impressos. 

Posicionamento

Já percebeu que, nos últimos anos, muitas marcas sofreram boicotes de consumidores por adotar medidas que não condizem com seus valores?

Segundo estudos, 59% dos brasileiros já deixaram de comprar de empresas ao discordarem de suas práticas. Os motivos vão desde a realização de testes em animais até a violação a direitos trabalhistas. 

Isto posto, fica claro que mais do que resolver um problema, os clientes desejam estabelecer uma identificação profunda e coerente com as empresas.

Portanto, pense no que sua marca defende, no que valoriza e como esses princípios podem se alinhar com os valores dos próprios clientes. 

Leia também: Como melhorar o posicionamento de marca e a competitividade empresarial usando o design?

Produção de conteúdo relevante

O awareness marketing envolve a educação do seu público-alvo e a geração de valor. Logo, é essencial direcionar esforços para a produção de conteúdo relevante.

No ambiente digital, isso pode ser feito por meio da divulgação de blogposts, publicações em mídias sociais, e-books, webinars, estudos de caso e outras estratégias de marketing de conteúdo

Já no ambiente offline, é possível realizar eventos, feiras, palestras ou até mesmo participar de ações sociais por meio de patrocínios.

Independentemente do ambiente, a produção de conteúdo, para além de educar o público, é fundamental para aumentar o engajamento e ampliar o nível de consciência de marketing.

O que é e como medir o nível de consciência de marketing?

O nível de consciência de marketing nada mais é do que o grau de familiaridade que um público tem sobre uma marca, que determina a presença e a autoridade conquistada pela empresa dentro do seu mercado. Este indicador ajuda a entender como a marca está sendo percebida pelo público-alvo.

Para medir o nível de consciência de marketing, será necessário utilizar um conjunto de métricas diferentes, que variam de acordo com a estratégia de awareness utilizada.

No digital, por exemplo, é mais simples mensurar o awareness, visto que o comportamento do cliente é rastreável e quantificável. No caso, podemos mensurá-lo por métricas como:

  • impressões;
  • alcance;
  • engajamento;
  • taxa de cliques;
  • tráfego do site;
  • compartilhamentos;
  • pesquisas nos mecanismos de busca.

Por outro lado, no ambiente físico, essa mensuração é mais desafiadora, já que as interações não são tão facilmente rastreáveis como no meio digital. Ainda assim, é possível realizar pesquisas, programas de fidelidade e parcerias para atrair o público e quantificar o nível de conscientização.

O que vem depois do awareness? Consideração e conversão

Awareness, consideração e conversão. Essas são as etapas centrais da jornada do cliente.

Isso significa que, após apresentar sua empresa e gerar conscientização, o ideal é que seus potenciais clientes passem a considerar sua marca e seus produtos como uma solução para atender às necessidades e aos desejos. 

Quando isso acontece, o cliente passa para a etapa de consideração, em que irá avaliar mais profundamente sua solução, buscando mais informações, pesquisando preços e interagindo com consultores e vendedores.

Em um contexto perfeito, os clientes avaliam e se sentem seguros para avançar na jornada. Na prática, isso significa que estão prontos para comprar; e é nessa etapa onde ocorre a conversão, a fase final. 

Para ter sucesso nas vendas, é preciso ir além da estratégia de awareness. Ela é crucial, de fato, pois, por meio do reconhecimento, cria-se o valor da marca, tornando-a uma escolha preferencial no mercado. 

No entanto, também é necessário pensar na estrutura das próximas etapas da jornada do cliente.

Por sinal, a jornada perfeita é aquela que guia seu cliente de forma fluida e coerente, desde o primeiro contato até a conversão (e além, chegando ao pós-venda).

Agora que você já sabe o que é uma estratégia de awareness, que tal descobrir como criar uma jornada do cliente eficaz, que gera mais vendas?

Baixe nosso e-book “Sucesso na jornada do cliente: da pré-venda ao pós-venda” e confira mais estratégias para impulsionar suas vendas!