O marketing é uma prática milenar, essencial para manter empresas (e pessoas!) em relevância no mercado.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O marketing é uma estratégia em constante evolução, por isso, é preciso estudar, buscar novas metodologias e implementar novas ações. 
  • ICP e persona são duas das ferramentas mais importantes de marketing, porque ajudam a guiar o tom das campanhas e das abordagens de vendas.
  • Dentre as estratégias de marketing digital que podem ser usadas nas empresas de transporte, destacam-se o marketing de conteúdo e as estratégias de SEO.
  • Para entender se a estratégia de marketing está funcionando, é indispensável acompanhar indicadores e resultados de vendas. Conheça os principais em: Guia: KPIs de Vendas

Assim como as próprias técnicas de vendas, o marketing está em constante atualização e tem sido utilizado para os mais diversos produtos, serviços, e objetivos.

As estratégias de marketing podem ser direcionadas para gerar awareness (conhecimento), aumento do volume de vendas, fidelização de clientes, ou então, para construir autoridade no mercado.

Tendo em vista que uma empresa de transporte dificilmente atinge até o consumidor final, as estratégias de marketing devem ser construídas para impactar outras empresas, que possuem tomadores de decisão mais técnicos e racionais.

Isso muda o jogo!

Afinal, é pouco provável que aquilo que funciona perfeitamente no B2C, também será eficiente no B2B

Por essa razão, trouxemos um conteúdo focado somente nas estratégias de marketing para empresas de transporte que realmente funcionam para esse segmento. 

Continue a leitura para conhecer as estratégias que valem o seu investimento!

Afinal, como as estratégias de marketing ajudam as empresas de transporte?

Bom, você já ouviu a máxima “quem não é visto, não é lembrado”? 

Pois bem, é mais ou menos o objetivo do marketing. Ou pelo menos, era no início.

Hoje, o marketing é mais do que simplesmente chamar a atenção de novos clientes. É necessário construir uma marca estável, confiável, com identidade e cultura fortalecidas, capaz de estabelecer uma conexão mais profunda com os compradores. 

Percebe que isso vai muito além de simplesmente, “ser visto”?

Como você verá ao longo do artigo, uma das estratégias de marketing para empresas de transporte que citamos não oferece resultados imediatos, mas contribui para a construção de autoridade de mercado — e isso não acontece da noite para o dia.

Ainda mais para as empresas que praticam vendas B2B, a construção dessa autoridade é determinante para gerar vantagem competitiva, o que futuramente impactará diretamente em novas oportunidades de negócio.

Por isso, marketing é muito mais do que vender. É, essencialmente, construir uma marca forte e verdadeiramente relevante.

Estratégias de marketing para empresas de transporte: 4 essenciais

1. ICP  e persona

Vamos começar indicando duas das ferramentas de marketing mais importantes para direcionar a construção de toda e qualquer estratégia: ICP e persona.

O que é ICP?

ICP é a sigla para Ideal Customer Profile. Em portugês, significa Perfil de Cliente Ideal. 

Esta ferramenta é utilizada para traçar as características que compõem o perfil de cliente mais lucrativo para seu negócio. 

Para entender brevemente como isso funciona, pense no cliente mais relevante da sua carteira, aquele que se encerrasse um contrato, poderia até mesmo trazer prejuízos financeiros para a sua transportadora.

Tente encontrar pelo menos três empresas com uma grande participação nos lucros da sua empresa

Depois de identificá-las, mapeie as características que possuem em comum

Quando você colher esses aspectos similares, terá em mãos uma segmentação mais específica de público-alvo, que deve ser utilizado para guiar suas campanhas e estratégias de vendas.

Leia também: Como usar os dados para criar um Ideal Customer Profile (ICP)

O que é persona?

A persona, por sua vez, é a representação fictícia de um comprador, um tomador de decisão dentro das empresas que identificamos para traçar o ICP.

Esta persona tem um tom de voz, tem hábitos, necessidades, tem um cargo dentro da empresa prospectada e um determinado nível de conhecimento sobre o serviço que sua empresa oferece. 

Crie este perfil representativo e imagine como seria se comunicar com essa pessoa. O tom de voz que você encontrou é exatamente aquele que deve ser utilizado para a construção das suas estratégias de marketing, bem como as que abordaremos a seguir!

2. Marketing de conteúdo

Você se lembra do que conversamos sobre criar autoridade de mercado? 

O marketing de conteúdo é um dos caminhos para isso!

Essa é uma ótima estratégia de marketing para empresas de transporte, já que é focada na produção de conteúdo relevante para o público-alvo.

Sabemos que, neste segmento, o processo de tomada de decisão dos clientes é feito de forma mais racional e técnica, o contrário do que acontece com as tomadas de decisão no B2C, que são mais emocionais.

Sendo assim, o marketing de conteúdo ajuda a educar o seu público, tratando de forma didática vários assuntos que estão relacionados com as dúvidas dos clientes. 

Com isso, quando um cliente entrar em contato com a transportadora (ou vice-versa)  a sensação será de que as partes já estão mais preparadas para aquela tratativa.

Você pode fazer marketing de conteúdo utilizando:

  • blogs;
  • sites;
  • publicações nas mídias sociais;
  • webinars;
  • vídeos.

Entenda como o Marketing Digital pode ajudar a sua transportadora a vender mais:

3. Site 

Outra vertente do marketing digital para empresas de transporte é a construção de sites otimizados.

Um site otimizado tem como objetivo converter visitantes em clientes, mas para isso, o conteúdo do site deve ser realmente muito bom!

Pense no ICP e na persona que você construiu, e reflita sobre as informações que gostariam de alcançar no seu site e, principalmente, como chegariam até ele. 

Um bom site:

  • está nas primeiras posições de resultado de pesquisas do Google;
  • tem uma boa visibilidade;
  • possui maior tempo de navegação dos visitantes;
  • oferece informações facilmente encontradas.

4. Estratégias de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma das características de um bom site e para outros canais de marketing de conteúdo.

Esta estratégia de marketing para empresas de transporte as ajuda a ter um bom ranqueamento nos sites de buscas, como o Google, a partir de palavras-chave que o cliente pode utilizar para buscar por algum produto ou serviço.

Com essa estratégia, os clientes podem encontrar o seu serviço de forma orgânica, porém proporciona resultados a partir de médio a longo prazo.

Como saber se as estratégias de marketing estão funcionando?

É simples: basta ter as ferramentas corretas para acompanhar a performance das estratégias de marketing. Uma delas é o sistema de CRM.

A partir desta ferramenta de gestão, é possível identificar qual é a origem das vendas que está trazendo mais receita para a empresa.

Assim, os gestores podem comparar e analisar o desempenho de cada canal de captação e direcionar de forma mais assertivas os investimentos destinados à aquisição de clientes.

Veja, por exemplo, como fazer isso utilizando o CRM do Agendor:

Depois de aparar estas arestas, acompanhe indicadores de forma otimizada:

Neste momento da gestão, é preciso conhecer os KPIs mais importantes de vendas e marketing. Saiba quais são em: Indicadores de Vendas e Marketing: KPIs que você deve usar