Você já sabe que a liderança exerce um papel fundamental para garantir o andamento adequado de projetos e o alcance de resultados guiados pelo planejamento estratégico da empresa, não é mesmo?

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Por isso, neste artigo, continuaremos nossa missão de apresentar, analisar, e apontar as vantagens e desvantagens dos vários estilos de liderança para que você possa aplicar aquele que faz mais sentido para seu modelo de negócio. Vamos falar sobre liderança compartilhada!

Já imaginou fazer parte de uma equipe que não possui um líder? Superficialmente falando, é mais ou menos assim que liderança compartilhada funciona.

Pensar nisso te gerou um pouco de insegurança? Calma! Não precisa se assustar. Esse modelo de gestão é, sim, revolucionário, e pode elevar uma empresa a outro patamar. Quer saber como? Então continue a leitura!

O que é liderança compartilhada?

A liderança compartilhada é, basicamente, uma descentralização do poder hierárquico de uma gestão. 

Isso significa que as decisões, a delegação de tarefas e o desenvolvimento de planos de ação não serão elaborados apenas por único líder, mas por vários líderes, que neste caso, são os membros da própria equipe.

Ou seja: a equipe se autogerencia. Todos são líderes e todos são liderados.

Por outro lado, uma liderança compartilhada pode ter sim uma hierarquia, desde que a contemple 2 ou mais líderes. Como você deve imaginar, essa não é uma tarefa fácil. É preciso haver muita sinergia entre todos da equipe, mas veremos isso ao longo do artigo.

“A liderança compartilhada ocorre quando dois ou mais membros se engajam na liderança da equipe em um esforço para influenciar e direcionar os colegas para maximizar a eficácia da equipe” 

(Bergman, Rentsch, Small, Davenport & Bergman, 2012).

Este estilo de liderança tem se tornado cada vez mais atrativo para as empresas. Afinal, os desafios das organizações são inúmeros. 

O ambiente interno e externo são tão dinâmicos que ter uma espécie de “carteira” de líderes competentes dentro da empresa é uma saída para enfrentar situações indesejadas mais agradável do que ter apenas um líder carismático como responsável. 

Este é o maior diferencial da liderança compartilhada em relação a outros estilos de gestão: o desenvolvimento de colaboradores em líderes, de forma sutil. 

Você está trabalhando em equipe, analisando resultados, construindo projetos, aprimorando suas habilidades interpessoais e, quando menos esperar, terá se tornado um líder nato.

Leia também: 15 Dicas de liderança: o que fazer e, principalmente, não fazer

Liderança compartilhada é um estilo de liderança em que não há espaço para o microgerenciamento:

Vantagens da liderança compartilhada

Acabamos de citar uma das grandes vantagens da liderança compartilhada no tópico anterior: o desenvolvimento de habilidades de liderança de maneira sutil.

Além disso, toda a equipe tem voz ativa nas decisões, por isso, a sensação de pertencimento e de relevância dos membros do time promove um clima organizacional mais saudável e produtivo. E produtividade, como sabemos, é essencial para alcançar resultados incríveis.

Veja mais vantagens dessa gestão revolucionária:

  • torna a empresa mais flexível;
  • melhora as relações interpessoais;
  • diminui o índice de rotatividade;
  • melhora o nível de satisfação dos colaboradores em relação à empresa;
  • a equipe se torna mais independente;
  • os membros do time se tornam mais responsáveis;
  • promove um ambiente profissional mais criativo.

Este artigo também pode te interessar: Como ser um bom líder no trabalho? Qual é a postura certa?

Quais são os desafios da liderança compartilhada?

Assim como todos os outros estilos de liderança que abordamos em nosso blog, a liderança compartilhada também tem seus desafios.

Caso a comunicação ou os objetivos não estejam alinhados, pode haver uma grande confusão não apenas nas tarefas, mas também entre os membros da equipe.

Por isso, é preciso ter muita empatia para respeitar opiniões adversas e definir metas que sejam realistas e evidentes para todos. Além disso, deve-se confiar no time e distribuir tarefas de maneira equilibrada.

Para driblar os possíveis desafios da liderança compartilhada, entenda mais sobre seus pilares fundamentais a seguir.

Os pilares da liderança compartilhada

Aplicar a liderança compartilhada é totalmente possível! Para isso, deve-se atentar a 3 pilares (Carson, 2007) que sustentam essa estrutura de trabalho e garantem seu sucesso, que são:

  • comunicação;
  • apoio social;
  • propósito comum.

Comunicação

Antes de tudo, é importante que a equipe saiba se comunicar com clareza e, além disso, ouvir com paciência. 

Todos os membros de uma liderança compartilhada precisam ter liberdade para expor sua opinião e ouvir as considerações de seus colegas. Dessa forma, todos contribuem.

Apoio social

A equipe deve se apoiar não apenas em atividades e decisões, mas também em aspectos emocionais. 

Se alguém estiver tendo um dia ruim ou precisar de uma motivação a mais no trabalho, os membros da liderança compartilhada podem dar suporte aos participantes que necessitarem. Assim, pode-se garantir um clima organizacional melhor, mais saudável e seguro.

Propósito comum

É preciso ter um objetivo em comum que norteará tudo o que essa equipe irá fazer.

Compreender o planejamento estratégico da empresa é primordial para traçar um plano tático. No entanto, mais do que isso, o time precisa enxergar valor nesse objetivo para que possam traçar estratégias para alcançar esses resultados em conjunto.

Na liderança compartilhada é comum surgirem conflitos. Saiba como resolvê-los:

Como implantar uma liderança compartilhada?

Em um artigo para Harvard Business Review Home, Marshall Goldsmith destacou algumas sugestões para implementar uma liderança compartilhada. Veja:

  • Dê poder aos indivíduos mais qualificados para fortalecer suas capacidades
  • Defina os limites do poder de tomada de decisão
  • Cultive um clima em que as pessoas se sintam à vontade para tomar iniciativa em tarefas
  • Dê às pessoas qualificadas discrição e autonomia sobre suas tarefas e recursos e incentive-as a usar essas ferramentas
  • Não adivinhe as decisões daqueles que você tem poderes para fazê-lo.
  • Considere-se um recurso em vez do gerente
  • Defina reuniões de acompanhamento adequadas para analisar o progresso e tomar medidas corretivas, se necessário

Viu? A implantação de uma liderança compartilhada não é esse bicho de sete cabeças que parece quando nos deparamos com esse modelo de gestão. Seguindo as dicas, você evitará os possíveis impactos negativos dessa aplicação e caminhará para uma cultura organizacional diferenciada e de alta performance.

Saiba mais: Equipes autogerenciadas: o que são, como atuam, principais dificuldades e 6 dicas de como formá-las

A revolução nos modelos de Gestão

O Grupo Cia de Talentos realizou uma pesquisa que aponta que 79% dos jovens brasileiros  inseridos no mercado de trabalho acreditam que as empresas devem mudar seus modelos hierárquicos para uma liderança mais colaborativa.

A pesquisa também aponta que 83% dos profissionais de média gestão e 81% da alta liderança também acreditam nisso.

Portanto, não é hora de pensarmos em modelos que revolucionem o mercado e seus profissionais? Que tal começar pelo estilo de liderança aplicada na sua empresa?

Aproveite para conhecer mais segredos da gestão de equipe de vendas baixando nosso eBook gratuito: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes