Você conhece a ISO 9001? Pois bem, essa é uma certificação internacional de qualidade para produtos e serviços. Em outras palavras, é um sistema que define as normas que as empresas devem seguir para atender às demandas e expectativas dos clientes. 

Principais aprendizados deste artigo

  • A ISO 9001 é uma certificação internacional que estabelece os requisitos de qualidade para produtos e serviços de uma empresa. 
  • Ela é regida por 7 princípios básicos, que envolvem: foco nos clientes, participação das lideranças, engajamento dos colaboradores, gestão de relacionamento e outros. 
  • Entre os benefícios da certificação, podemos citar: clientes mais satisfeitos, melhora dos produtos e serviços e fortalecimento da imagem no mercado. 
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Por sinal, as companhias com ISO 9001 dispõe do selo de qualidade. Mas como obter essa certificação, considerando que o sistema de gestão pode ser adquirido por empresas de qualquer porte ou segmento? 

Quer aprender como? Então, siga a leitura para entender: 

  • o que é a ISO 9001 e para que ela serve; 
  • quais os princípios e benefícios dessa certificação; 
  • como conseguir o selo de qualidade. 

Boa leitura!

O que é a ISO 9001? E para que serve?

A ISO 9001 é uma norma internacional que estipula os requisitos para garantir a qualidade dos serviços ou produtos da empresa, visando aprimorar o desempenho. Esse é um sistema de gestão de qualidade que assegura a padronização do que é produzido pelo negócio, sendo aplicável em todo o mundo. 

O sistema de gestão de qualidade ISO 9001 existe desde a década de 80, tendo sido atualizado em 2015. Tais normas são válidas em mais de 170 países e o selo de qualidade pode ser conseguido por companhias de qualquer porte e segmento de atuação.

Por falar nisso, o selo de qualidade atesta que os produtos e serviços seguem todas as especificações que correspondem ao alto padrão de produção e boa usabilidade. 

A versão brasileira da norma é chamada de ABNT NBR ISO 9001 e segue as mesmas especificações estabelecidas pela versão internacional. 

Quais são os princípios do sistema de gestão de qualidade ISO 9001?

O sistema de gestão de qualidade ISO 9001 é baseado em princípios que visam garantir os padrões de produção internacionais. Esses preceitos são focados na melhoria da empresa como um todo e não apenas dos produtos e serviços. 

Dito isso, os 7 princípios da ISO 9001 são:

  1. foco no cliente: oferecer produtos e serviços que supram as expectativas e necessidades dos consumidores
  2. liderança: fazer com que os líderes das empresas se envolvam no dia a dia, promovendo um alinhamento das expectativas; 
  3. engajamento: trazer os colaboradores para o planejamento de modo que eles participem diretamente das ações; 
  4. otimização da abordagem dos processos: entender que as ações funcionam em cadeia e os resultados dependem de outras atividades; 
  5. implementação de melhorias: focar na melhora contínua dos processos para se adaptar rapidamente a quaisquer situações; 
  6. decisões baseadas em evidências: coletar e analisar os dados sobre o desempenho e funcionamento da companhia para tomar decisões mais assertivas; 
  7. gestão de relacionamento: assegurar uma boa relação entre investidores e fornecedores para otimizar as negociações futuras. 

Quais são os benefícios da ISO 9001?

Essa certificação traz diversas vantagens para as empresas, sejam elas de micro, médio ou grande porte. Para entender, confira 4 benefícios da ISO 9001 para os negócios. Não deixe de conferir!

1. Melhora da qualidade dos produtos e serviços

Por ser uma certificação de qualidade válida internacionalmente, a ISO 9001 garante uma melhora do padrão dos produtos e serviços das empresas, visto que define as regras que devem ser seguidas. 

Logo, é mais fácil manter um padrão de qualidade alto e alinhado com os desejos e as necessidades dos clientes. 

2. Aumento da satisfação dos clientes 

A melhora da qualidade traz outro benefício da ISO 9001: o aumento da satisfação dos clientes. Até porque oferecer um produto ou serviço de alto padrão os deixa mais felizes, contribuindo também com o aumento da taxa de retenção. 

3. Melhora da imagem da marca 

Ter o selo de certificação da ISO 9001 não é um mero capricho. Na verdade, as pessoas olham para ele e sabem que aqueles produtos e serviços seguem rígidos padrões de qualidade, o que traz o teor de confiabilidade. 

Aliás, ter a certificação pode fazer a diferença na hora de contatar um possível parceiro de negócios, até porque ela garante o reconhecimento internacional, trazendo mais peso para a marca. 

>>>> Aproveite e leia: estratégia de diferenciação — saiba como vencer a concorrência com um diferencial 

4. Redução dos custos operacionais 

Ao ditar um padrão de qualidade, a ISO 9001 faz com que as empresas se adaptem para atender aos seus requisitos. Como consequência, ocorre a padronização dos processos, que se tornam mais fluidos e efetivos, além da redução dos erros e custos de produção. 

Por falar nisso, essa característica traz um benefício extra: o aumento da produtividade. Imagine que as empresas não precisam se preocupar em refazer um lote inteiro do produto, tendo em vista que possuem normas específicas para sua produção. 

>>>> Veja mais: redução dos custos — 9 dicas para proteger o crescimento do seu negócio

Como conseguir a certificação da ISO 9001?

Primeiramente, saiba que a certificação da ISO 9001 não é obrigatória. No entanto, obtê-la entrega um diferencial competitivo, ou seja, dá uma característica única que distingue uma companhia dos seus concorrentes. 

Para consegui-la, é necessário ter um CNPJ ativo. Em seguida, basta seguir esses passos:

  • fazer o diagnóstico completo dos procedimentos da companhia; 
  • identificar e implementar melhorias necessárias para se adequar aos padrões internacionais; 
  • realizar uma auditoria interna para garantir que todos os processos foram implementados com sucesso; 
  • entrar em contato com um órgão certificador para conseguir o selo. 

Bem fácil, não é mesmo? Então, não perca mais tempo e comece a trabalhar para garantir a certificação que mostra que seu negócio tem qualidade internacional. 

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  • criar e gerar o funil de vendas; 
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  • armazenar os dados necessários para criar uma estratégia de vendas assertiva; 
  • e muito mais. 

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