Game of Thrones pode ser uma ótima escola de vendas. Nós elaboramos uma pequena lista com lições de vendas do seriado

A série Game of Thrones, da HBO, tornou-se uma enorme parte do zeitgeist cultural – e com razão.

Apresentando dragões, cavaleiros exóticos, zumbis e uma certa dose de sexo e violência, é fácil ver por que o seriado – baseado nos livros de George RR Martin - tem capturado a imaginação dos fãs.

Mas o que realmente faz com que tanto o seriado quanto os livros sejam tão populares é que os temas são intemporais e fundamentados na realidade: poder, ambição, conflitos e liderança.

Só porque a história se passa em um tempo medieval e na terra mítica de Westeros não significa que os seus temas não ressoem com o público de hoje.

Muito pelo contrário! Game of Thrones é um fenômeno justamente porque repercute com o seu público. Por isso, nós fizemos uma pequena correlação dos personagens de Game of Thrones como o mundo das vendas.

#1. Todo homem que se diz rei, não é o verdadeiro rei

Essa frase é de Tywin Lannister. Da mesma forma, qualquer líder de vendas, ou vendedor que sai por aí batendo no peito e procurando oportunidade para reclamar o seu poder não é merecedor de qualquer autoridade real.

Seus representantes devem conhecer e respeitar a sua liderança, sem ter que ser dito o que fazer. Como um CEO, ou diretor de vendas, se você quer liderar a sua equipe, busque dar o exemplo, não bradar o seu poder aos 4 ventos.

Todo homem que se diz rei, não é o verdadeiro rei

#2. O homem que dá a sentença deve balançar a espada

O dono dessa frase é Ned Stark, um bastião da honra e responsabilidade, duas características que todo grande líder deve ter.

Embora nós não esperamos que diretores de vendas balancem a espada (mesmo que você esteja demitindo um péssimo vendedor), todos os grandes devem ser responsáveis.

Afinal, como podem esperar que seus vendedores se comportem de uma certa maneira, se não dão o exemplo?

Um bom exemplo disso é a transparência. Se você quiser que seus vendedores sejam honestos, você precisa também ser honesto com todos eles.

 O homem que dá a sentença deve balançar a espada

O homem que dá a sentença deve balançar a espada

#3. Um Lannister sempre paga suas dívidas

Uma das frases mais frequentemente repetidas de Game of Thrones é uma outra grande lição de prestação de contas (embora com menos vingança e retribuição do que os Lannisters acreditam).

Os grandes gerentes de vendas devem sempre manter suas promessas, tantos para seus vendedores, quanto para seus prospects.

Os vendedores fariam bem em lembrar desta lição quando conversarem com seus prospects – se você prometer ligar de volta, ligue, se você se comprometer com um e-mail de follow-up em 6 meses, faça.

Resumindo: mantenha a sua palavra.

#4. Você acredita que bons soldados são bons reis?

Essa frase é de Renly Baratheon. Na guerra dos 5 reis, muitos pretensos governantes disputavam o Trono de Ferro, incluindo Stannis Baratheon, um grande soldado e comandante, como uma condecoração militar.

Infelizmente, Stannis não teve talento para governar – ele não tinha empatia, não conquistou o respeito de seus companheiro e não conseguia ver o todo.

Há um mundo de diferença entre ser bom em vendas e ser bom em gestão de vendas.

Os vendedores são, em grande parte, focados em si mesmos e em suas próprias performances do dia-a-dia. Os gestores têm que ver o todo e estar mais do que apenas 1 passo à frente, ser compreensivo e ganhar o respeito.

Seria um erro se você simplesmente promovesse seus melhores vendedores para cargos de gestores de vendas.

Acredite! Nem sempre bons soldados são bons reis.

Acredite! Nem sempre bons soldados são bons reis.

#5. Seu jogo suas regras.

A frase completa não é apenas sobre regras. Petyr “Littlefinger” Baelish diz: “você sabe o que eu aprendi perdendo esse duelo? Aprendi que nunca irei ganhar – não dessa forma. Esse é o seu jogo, suas regras”.

Você está buscando entrar em um mercado já estabelecido que abriga alguns de seus principais concorrentes?

Você não pode simplesmente fazer a mesma coisa que seus concorrentes, “jogar seus jogos através de suas regras” e esperar ganhar. O que você deve fazer é olhar para as ineficiências no mercado que você quer explorar.

Littlefinger encontrou as ineficiências da elite dominante em Westeros e usou isso para a sua vitória.

#6. Quando o soldado não tem disciplina, a culpa recai sobre o seu comandante

A lição aqui não é apenas sobre incutir a disciplina nos representantes de vendas que você gerencia.

O principal argumento do patriarca Lannister – Tywin Lannister – deve ser que os melhores líderes caem sobre suas espadas.

Grandes gestores e diretores de vendas sabem que nas vitórias, os representantes devem receber o crédito, nas perdas, devem aceitar e assumir a culpa.

#7. A maioria dos homens prefere negar uma verdade dura do que enfrenta-la

Tyrion teve de enfrentar uma dura verdade durante toda a sua vida: de ser evitado por ser um anão.

Em vez de chafurdar ou fugir disso, ele abraçou esse fato e depois descobriu como fazer o melhor independente de sua situação e posição na vida.

Os diretores de vendas têm que enfrentar muitas verdades duras em seu dia-a-dia – talvez eles não tenham leads o suficiente, ou precisam  ainda descobrirem o que fazer com um vendedor de baixo desempenho, ou o pior: eles não vão bater suas metas.

Em vez de negar essas verdades ou tentar encobri-las, os melhores gestores reconhecem essas verdades, e descobrem o que podem aprender com elas para chegar a soluções.

#8. Você não sabe nada, Jon Snow

Pobre Jon Snow!  Constantemente lembramos de sua ingenuidade e ignorância. No entanto, tais deslizes podem produzir uma fome que pode levar você para alturas maiores.

Os melhores diretores e gestores de vendas também são famintos, não descansam sobre seus louros e são constantemente lembrados que não sabemos de tudo – e às vezes não sabemos de nada.

Um desejo constante de conhecimento e melhoria é o que separa os melhores executivos de vendas.

Às vezes, não saber de nada é uma grande vantagem.

Às vezes, não saber de nada é uma grande vantagem.

#9. A mente precisa de livros como uma espada precisa de uma pedra de amolar

Existe uma ótima maneira de alimentar aquela fome de conhecimento e melhoria: leia um livro.

Há uma grande riqueza na literatura sobre gestão de vendas. Gestores podem aprender algo novo, ou simplesmente refrescar velhas lições.

#10. O que está morto pode nunca morrer

Aqui está uma boa lição de Theon Greyjoy, que pode ser ótima para seus vendedores.

Só porque uma oportunidade foi perdida não significa que elas está morta para sempre.

Se não houver crescimento, um funil limitado ou uma corrida de última hora para tentar bater a meta mensal, considere executar uma campanha para reviver oportunidades perdidas para bater suas metas de vendas.

#11. O inverno está chegando

Os Starks têm usado a lição de sua casa para cingir a sua resistência e se preparar para o pior – afinal, quando chega o inverno, ele pode durar por várias décadas.

Enquanto os vendedores podem desfrutar os frutos do verão, haverá, inevitavelmente, um momento em que o inverno chega, trazendo consigo muitos negócios fechados perdidos em um pipeline vazio.

Os melhor gestores de vendas vão se preparar para isso e ficar prontos. Pode parecer muito longe, mas a certeza é de que uma hora o inverno chega.

Game of Thrones e suas lições de vendas

Game of Thrones pode ser o seu maior professor de vendas

A partir de agora você vai assistir Game of Thrones com outros olhos. Afinal, o seriado pode ser uma escola de vendas e seria ótimo se pudéssemos aprender sobre vendas enquanto nos divertimos.

Agora que você já sabe que Game of Thrones pode ser uma ótima escola, compartilhe conosco o melhor conselho de vendas que você já recebeu.

Certamente ele será útil para que outros vendedores aprendam a impulsionar seus resultados de vendas.