Você sabia que, de acordo com pesquisas, compradores querem sim ouvir os representantes quando estão procurando oportunidades para melhorar seus negócios (71%) ou tentando resolver um problema (62%)? Conhecer informações como esta é fundamental para elaborar um fluxo de cadência em vendas coerente. 

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Aliás, você sabe o que é fluxo de cadência em vendas? Trata-se de um conjunto de técnicas e abordagens desenhadas em forma de cadeia, com o objetivo de conduzir prospects no processo de vendas. Por isso mesmo, conhecer os hábitos do cliente é fundamental. Afinal, permite elaborar fluxos realistas e com real potencial de conversão. 

Neste artigo, falaremos com detalhes sobre o que é um fluxo de cadência de vendas, vantagens de adotar a ferramenta e 5 passos essenciais para criar o seu. 

Boa leitura! 

O que é fluxo de cadência em vendas?

Fluxo de cadência em vendas é o nome dado ao conjunto de abordagens feita durante a jornada do cliente com o objetivo de aumentar as chances de contato com o prospect

Essas abordagens são, portanto, pautadas em diversas possibilidades de interações (telefone, e-mail, WhatsApp, visitas presenciais etc), e organizadas de forma coordenada e coerente com a jornada de cada persona. 

É importante ter em mente que, quanto mais detalhado e coordenado for o fluxo de cadência em vendas, melhor será a performance do time de vendedores ao longo do funil de vendas

Basicamente, podemos dizer que, em essência, o fluxo de cadência trata: 

  • do timing de abordagem do prospect; 
  • da forma de abordagem;
  • e da intensidade das abordagens e follow ups

Por que sua empresa precisa estruturar um fluxo de cadência no processo de vendas?

Não é difícil entender o quão benéfico pode ser um fluxo de cadência em vendas bem estruturado, não é mesmo? A verdade é que, especialmente no segmento comercial, organizar rotinas e criar processos bem alinhavados pode ser a receita de sucesso para converter mais e cativar os clientes. 

A seguir, listamos alguns dos benefícios encontrados por empresas que usam o fluxo de cadência no processo de vendas. 

1. Produtividade a mil

A organização de processos é um dos maiores aliados do setor comercial. Isso porque temos uma rotina repleta de dinamismo, prazos e tarefas que não podem ser deixadas de lado — já que impactam diretamente nos resultados do negócio.

Em um turbulento cenário como este, contar com um fluxo de cadência em vendas bem desenhado pode ser determinante. Imagine só: um setor de vendas, com diferentes prospects em diferentes fases da jornada de compra, e vendedores perdidos, gastando um tempo muito maior do que o aceitável para descobrir como direcionar cada abordagem. Este é o retrato de uma área comercial sem um fluxo de cadência.

Quem adota a ferramenta, entretanto, colhe outros resultados. Ter uma cadeia de ações condicionais ajuda a orientar abordagens com mais assertividade e, principalmente, estimula a produtividade. Isso porque o fluxo ajuda a economizar tempo e direciona, de maneira objetiva, os próximos passos da equipe. 

2. Time comercial orientado para resultados

Se a conversão e o encantamento do cliente são dois grandes objetivos de um time comercial customer centric, o fluxo de cadência de vendas é uma forma certeira de guiar a equipe rumo aos resultados. 

De forma objetiva, os fluxo de cadência em vendas ajuda a definir tarefas, tais como: 

  • com quem falar;
  • quando falar; 
  • quantas vezes ao dia interagir; 
  • utilizando quais ferramentas; 
  • com que espaço de tempo. 

3. Leads bem aproveitados

É bastante comum que a gestão de leads seja um dos maiores problemas em empresas que não organizam suas rotinas. Isso pode ocorrer quando o time comercial não se organiza para saber quando abordar cada lead, e até quando o contato deve ser mantido. 

Sem estruturação dos fluxos de cadência em vendas, muitos leads são desperdiçados, já que são abandonados antes do tempo. 

4. Mais conversões

Por fim, é claro, não poderíamos deixar de falar sobre o impacto do fluxo de cadência de vendas nas conversões. 

Organizar técnicas de abordagem de vendas ajuda a aproveitar prospects e leads, aproximando-os do fundo do funil de vendas de forma assertiva. 

E o resultado não pode ser outro: melhor desempenho! 

Como estruturar o seu fluxo de cadência em vendas?

Agora que você já conhece a importância do fluxo de cadência em vendas, certamente não vê a hora de aplicá-lo na rotina, não é mesmo? 

Pois então, prepare-se! A seguir, você confere 5 passos essenciais para estruturar um fluxo pertinente à realidade do seu negócio. 

1. Desenhe suas personas, aponte decisores

O primeiro passo para estruturar um fluxo de cadência em vendas é conhecer as personas do negócio. Quem é o cliente ideal da empresa? Qual o perfil do prospect com mais chance de conversão em lead qualificado? 

Além disso, é muito importante entender o cliente e determinar, o quanto antes, quem são os decisores do negócio. Dessa forma, fica mais fácil criar abordagens pertinentes e com maior potencial de conversão. 

Veja abaixo como funciona a criação de uma persona na prática: 

2. Escolha os canais adequados para a abordagem

Com as personas definidas, é hora de pensar nas melhores abordagens. Para cada persona ou decisor, liste os melhores canais de contato. Algumas possibilidades são: 

  • e-mail;
  • telefone;
  • reunião presencial; 
  • WhatsApp; 
  • videochamada; 
  • redes sociais; 
  • chat online;
  • etc. 

3. Avalie com cuidado a informação transmitida em cada ponto de contato

Com a lista de tipos de contato definida, é hora de partir para a parte mais estratégica da criação do fluxo de cadência de vendas. É o momento de alinhar o discurso de vendas e a informação transmitida em cada ponto de contato do processo. 

Alguns segredos valiosos para definir a melhor forma de se comunicar com o cliente são: 

  • adeque o discurso de vendas à realidade do cliente; 
  • não dê informações em excesso. Guarde informações-chave para momentos decisivos;
  • mantenha-se disponível para ouvir e adequar a abordagem às demandas do cliente. 

4. Crie um follow up realista

Ao longo do processo de criação do fluxo de cadência de vendas, você sentirá a necessidade de elaborar um plano de continuidade para a abordagem. 

No cenário comercial, esse plano de continuidade é chamado de follow up, que também é considerado um dos pontos estratégicos do fluxo de cadência.

Isso porque cada tipo de cliente deve ser conduzido por uma rotina de follow up diferente. Empresas com uma cadeia decisiva mais extensa demandam um follow up de contatos mais espaçados — já que a informação deverá percorrer caminhos mais longos até chegar ao decisor. Em contrapartida, prospecções feitas diretamente com os decisores podem demandar um follow up mais estreito, com ligações e contatos em períodos menores. 

Dica de leitura: 3 técnicas sobre como fazer follow up 

Aproveite também para conferir esta apresentação, desenvolvida pelo time Agendor, sobre como fazer follow ups efetivos de forma prática: 

5. Desenvolva scripts de apoio

Por fim, não podemos deixar de incluir a importância do script de vendas para conduzir os contatos. Scripts são uma espécie de roteiro que guia a abordagem dos vendedores, deixando-os seguros sobre os argumentos de venda utilizados. 

Mas, atenção! 

Em um mundo cada vez mais humanizado, o script vai perdendo sua força como guia absoluto e passa a figurar apenas como um suporte no contato. A capacidade de adaptação e improviso ganha lugar na medida em que o vendedor escuta e absorve as demandas do potencial cliente. 

Precisa acelerar os resultados?

Criar um fluxo de cadência de vendas pode ser exatamente o que sua empresa precisa para orientar contatos com o cliente e converter muito mais. 

Lembre-se de que, para potencializar os resultados do fluxo de cadência de vendas, vale a pena utilizá-lo paralelamente a um CRM. O software de Gestão do Relacionamento com o Cliente ajuda a integrar os setores da força de vendas e acompanhar toda a jornada do cliente. 

Quer aprender como potencializar a prospecção de clientes da sua empresa? Saiba que há um curso online que é um divisor de águas! Conheça a nossa formação Gestão em Prospecção B2B, 100% online, com conteúdos interativos e práticos, que inclui ainda 4 certificados diferentes.

Ela possui os seguintes módulos:

  • Levantamento de oportunidades em alta performance;
  • Encontrando o cliente mais lucrativo;
  • Construindo cadências;
  • Mensurando cadências.

Inscreva-se agora!