Seu vendedor demora para fazer o primeiro contato com um lead? É comum o prospect não responder? Seu funil comercial costuma ficar vazio na primeira etapa? Seu CAC está alto e é difícil reduzi-lo? Sua taxa de retenção de clientes está baixa? Então você precisa investir nas estratégias de pré-vendas!

Principais aprendizados deste artigo:

  • O pré-vendas é uma etapa importante que realiza a prospecção, qualificação e a preparação de leads que têm potencial de compra.
  • Para fazer um pré-vendas eficiente, a chave é entender o modelo de negócio da sua empresa, analisar o orçamento disponível para contratar profissionais especializados e realizar um planejamento completo, estruturando todo o processo da área.
  • As melhores estratégias de pré-vendas são: definir o ICP (Perfil do Cliente Ideal); levantar as dores, necessidades e expectativas dos clientes; coletar dados sobre vendas realizadas; escolher um método para qualificação de leads; e despertar o interesse do prospect com condições especiais.
  • Para agilizar toda a estruturação e a gestão de pré-vendas, é fundamental contar com um sistema de CRM online que integre dados e permita uma análise completa da situação em tempo real.
  • Saiba quais são os principais indicadores para acompanhar o desempenho do processo comercial da sua empresa! Baixe nosso e-book Guia: KPIs de Vendas e faça uma demonstração gratuita do CRM do Agendor para colocar todo o aprendizado em prática.

O pré-vendas, como o próprio nome já indica, é uma das fases iniciais do processo comercial, que antecede o processo de realmente vender. Podemos dizer que é a base da estrutura operacional de vendas de uma empresa, independentemente do seu segmento de atuação.

Logo, se não estiver sólida e bem-executada, torna o processo de vendas confuso, longo e fraco. O que resulta, é claro, em perdas de excelentes oportunidades de negócio e baixa fidelização de clientes. E você não quer isso, certo?

Preparamos este artigo para ajudar a entender como funciona o pré-vendas e quais estratégias podem ser implementadas para que haja uma correta atração de leads e melhor desempenho nos resultados. Continue a leitura e aprenda!

Como funciona o pré-vendas?

O pré-vendas funciona como uma estratégia para prospectar, qualificar e preparar leads que possuam intenção de compra, facilitando as ações do processo comercial. O objetivo é enviar leads qualificados para o setor de vendas e os não qualificados para a área de marketing a fim de nutri-los e guiá-los pelos estágios da jornada de compra.

Essa etapa do processo de vendas inclui prospecção (geralmente ativa, já que a passiva é feita pelo marketing), qualificação e primeiro contato com o lead, e, em empresas maiores, é realizada pelos chamados hunters, que são os profissionais de pré-vendas.

O profissional conhecido também como Sales Development Representative (SDR) tem a função de prospectar, investigar o lead por meio de análise de comportamento e características e realizar sua qualificação, entendendo seu estágio no funil de vendas.

A ideia é esse colaborador (ou equipe) receber os Marketing Qualified Leads (MQL), contatos provenientes de ações e campanhas de marketing, e filtrá-los, transformando-os em Sales Accepted Leads (SAL), que serão encaminhados ao time de vendas. 

Dessa forma, os vendedores recebem apenas os leads quentes, que possuem maiores chances de fechar negócio e tornarem-se clientes fidelizados. E os que não estão preparados para a compra ainda, são enviados ao time de marketing para que possa trabalhá-los melhor, com estratégia de inbound marketing e marketing de conteúdo.

Como fazer um pré-vendas eficiente?

Só tem como fazer um pré-vendas eficiente se houver muita pesquisa e estudo sobre o mercado e os clientes da empresa. Dessa forma, é possível identificar o perfil de cliente ideal (ICP) e entender como aplicar as estratégias para atraí-lo. De todo modo, essa etapa do processo comercial deve ser bem-planejada para colher bons resultados.

O primeiro passo é entender o modelo de negócio da sua empresa. Vendas B2B, por exemplo, que possuem um ciclo de vendas maior, funil comercial mais complexo e ticket médio mais elevado, são muito beneficiadas com a segmentação da área comercial em pré-vendas, vendas e pós-vendas.

Porém, é fundamental avaliar as possibilidades financeiras de criar uma equipe de pré-vendas. Empresas de médio e grande porte geralmente têm condições de criar um setor apenas para prospecção e qualificação de leads. Já as de pequeno porte, nem tanto.

Nesse caso, uma dica é contratar ao menos um profissional SDR ou BDR (Business Development Representative) para tornar o processo de vendas mais eficiente, sem tirar o tempo valioso dos vendedores, que precisam se dedicar apenas ao ato de negociar e vender.

Outro ponto para montar um pré-vendas eficiente é: realize um planejamento completo da área, montando um roteiro com as etapas do processo e as estratégias e ações usadas em cada uma delas.

Quais as melhores estratégias de pré-vendas?

Existem diversas estratégias de pré-vendas que podem ser utilizadas pelo seu negócio. Separamos as melhores para que você adapte as ações e realize uma gestão comercial de altíssima qualidade.

  1. Defina o perfil do cliente ideal (ICP)

O ICP (Ideal Customer Profile ou Perfil do Cliente Ideal) é a primeira estratégia que deve ser aplicada no time de pré-vendas. Afinal, como atrair leads mais qualificados se você não sabe nada sobre eles?

Logo, dedique tempo para definir seu ICP. Se ainda não sabe como fazer isso, aprenda passo a passo no nosso artigo Como definir o cliente ideal? Entenda o conceito de ICP e como definir esse perfil de cliente.

  1. Levante as necessidades e expectativas dos clientes

Depois de descobrir quem são seus clientes ideais, é hora de conhecê-los! Use o CRM e outros sistemas que coletam informações sobre eles e analise seu comportamento, seus hábitos, suas necessidades, suas expectativas e suas dores, além claro, de identificar características em comum, como idade, sexo, cargo, tipo de empresa e endereço.

Dessa forma é possível saber como realizar a abordagem ao lead e oferecer da forma certa os produtos/serviços do negócio. Afinal, eles devem perceber que suas soluções ajudam realmente a superar os desafios, atender a uma necessidade pontual ou realizar desejos.

Leia também: Levantamento de necessidades do cliente: a etapa mais importante de uma venda e aqui está o motivo

  1. Colete dados sobre vendas realizadas

As vendas passadas revelam bastante como pensam seus clientes e quais são suas necessidades. Por isso, uma das estratégias de pré-vendas mais eficientes é a análise do histórico de vendas da sua empresa.

Ela pode ser feita no sistema de CRM. Basta definir o período de análise e avaliar o que foi já vendido, para quem, quando, quantidade comprada, forma de pagamento etc. Ou seja: essa avaliação é fundamental para orientar quais ações devem ser prioritárias na abordagem do lead.

Por exemplo, se a empresa do cliente for de software de gestão, busque clientes desse setor de atuação e similares e estude cada detalhe das vendas realizadas. 

  1. Escolha um método para qualificação de leads

Outra estratégia que não podemos deixar de destacar é: a estruturação do processo de qualificação de leads. Qual método atende melhor à empresa? Quais critérios e perguntas são importantes? Como será feita a segmentação?

Leia estes artigos abaixo e aprofunde seus conhecimentos sobre como qualificar um lead de forma completa:

  1. Desperte o interesse dos leads

Uma técnica infalível para utilizar no pré-vendas é oferecer condições especiais que despertem a atenção e o interesse do lead. Tenha uma carta na manga e veja a possibilidade de disponibilizar:

  • adição de itens no pacote na compra antecipada;
  • descontos no pagamento à vista;
  • exclusividade de uso durante X semanas ou meses antes do lançamento oficial;
  • planos exclusivos para leads qualificados;
  • garantia estendida;
  • formas de pagamento mais facilitadas;
  • consultoria gratuita por determinado período;
  • entre outros.

Como fazer a gestão das estratégias de pré-vendas?

Para gerenciar o sucesso das estratégias de pré-vendas é essencial que você tenha um sistema que colete, integre e analise dados dos clientes em tempo real e, claro, possa ser atualizado e acessado por todos os colaboradores da sua equipe e outros setores.

O software de CRM armazenado em nuvem é um dos pilares de todo o processo comercial, envolvendo desde a pré até a pós-vendas. Ao ser alimentado por informações de clientes e integrar dados de outros sistemas, como ERP e automação de marketing, essa ferramenta oferece um relatório completo com métricas e indicadores.

Você pode, por exemplo, acompanhar as principais métricas de pré-vendas e tomar decisões mais pontuais, ágeis e precisas. Veja quais são elas:

  • origem dos leads;
  • quantidade de leads contactados;
  • volume de ligações feitas ou e-mails enviados;
  • número de respostas dos leads;
  • taxa de agendamento de reuniões;
  • taxa de conversão dos leads qualificados;
  • duração do ciclo de vendas;
  • taxa de retenção;
  • CAC (Custo de Aquisição por Cliente).

Quer testar todo o potencial do CRM na prática? Faça a demonstração gratuita do CRM do Agendor e veja como potencializar suas estratégias de pré-vendas e todo seu processo comercial!