Automatizar o pré-vendas envolve a adoção de estratégias e ferramentas para tornar o processo mais ágil, reduzindo o tempo de execução da etapa e fazendo que sua empresa consiga vender mais.

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • Pré-vendas é o nome de uma das etapas iniciais do processo comercial e serve para que a empresa identifique seus potenciais clientes e dê início à estratégia de qualificação. 
  • A automatização do pré-vendas permite que as empresas executem as tarefas de coletar, analisar, definir o fluxo de nutrição de leads e os requisitos para a qualificação sem intervenção humana. 
  • Para saber se sua estratégia está no caminho certo, é preciso acompanhar os resultados das ações. Confira o nosso guia sobre KPIs de vendas e descubra quais métricas você precisa acompanhar. 
  • Também não se esqueça de adotar um sistema de CRM que ofereça relatórios completos e personalizados, como o Agendor. Faça o seu cadastro GRATUITO!

Vale a pena mencionar que este é um processo mais simples do que você imagina e bastante vantajoso para as empresas, já que pode aumentar a produtividade dos colaboradores e reduzir os custos de aquisição de clientes. 

Você já conhecia o processo de pré-venda?  Seja qual for a sua resposta, continue conosco, porque, nas próximas linhas, você entende a fundo como funciona, quais os benefícios e ainda vê como melhorar o processo de pré-vendas com a automação. 

Boa leitura!

Primeiro, o que é o processo de pré-vendas?

O pré-vendas é a etapa inicial do processo comercial. É aqui que o cliente tem seu primeiro contato com a empresa. Seu objetivo é identificar os leads qualificados para, em seguida, prospectá-los e fazer o repasse dos contatos para os vendedores. 

No geral, essa etapa é executada pelo Sales Development Representative — SDR. O profissional é o responsável por analisar os leads capturados pelo time de marketing para descobrir quais são os melhores. 

Em resumo, avalia quais têm mais potencial de se tornarem clientes, e, portanto, merecem ser trabalhados pelo time comercial. E a boa notícia é que é possível otimizar o pré-vendas com as ferramentas e estratégias certas. 

Antes de aprender como fazer, confira como o processo funciona!

Como funciona a automação do pré-vendas?

Na prática, são usadas ferramentas e estratégias para que todas as atividades sejam executadas seguindo uma certa ordem e com mais fluidez. O “pulo do gato” é que boa parte acontece sem intervenção direta dos agentes humanos. 

Para ficar mais claro, trouxemos um exemplo básico. Uma empresa cria uma landing page com um formulário para baixar um e-book. Quando um lead deixa seus dados de contato, as ferramentas de automação já coletam e analisam as informações para verificar o nível de qualificação com o lead scoring.

Em seguida, esse lead começa a receber outros conteúdos por e-mail visando nutri-lo e aumentar sua pontuação. Quando estiver pronto, o contato é automaticamente repassado para um vendedor para dar continuidade ao processo de vendas. 

Por que automatizar o pré-vendas? Quais os benefícios?

Como explicamos, o processo de pré-vendas é essencial para o bom desempenho do time comercial. Porém, por que automatizá-lo? Faz mesmo diferença? Para descobrir as respostas, continue lendo!

1. Mais produtividade 

Um dos principais motivos para automatizar o pré-vendas é, com certeza, o aumento da produtividade. Isso acontece porque o processo se torna mais ágil, já que acontece automaticamente. 

Assim, sua equipe já recebe os leads prontos e pode focar no que realmente importa: vender.

Ao mesmo tempo, há uma redução do custo da aquisição de clientes — o CAC —, uma vez que há uma diminuição dos erros, como repassar um lead ainda não qualificado para a equipe de venda, o que pode fazer os vendedores perderem tempo.

2. Mais personalização

Outra vantagem de otimizar o pré-vendas é o aumento da personalização. Afinal, a automação analisa os dados coletados para saber os principais detalhes sobre os leads. 

Desse modo, quando os vendedores os recebem, eles já sabem seu nome, função e principais desejos e necessidades, podendo, assim, abordá-los mais efetivamente. 

Falando em abordagem de vendas, confira algumas dicas de como fazer uma arrasadora: 

automatizar pré-vendas

3. Mais fluidez para o processo de vendas

Por último, o processo de vendas se torna mais fluido. Isso porque a automatização do pré-vendas determina as etapas necessárias para esse trabalho, como se a equipe tivesse um guia para seguir.

O resultado é uma jornada do consumidor mais direta, sem desvios desnecessários e muito mais assertiva.

Como melhorar o processo de pré-vendas com a automação?

Preparado para aprender como automatizar seu pré-vendas e, assim, melhorar todo o processo de conversão? Então, continue lendo e confira a lista de passos essenciais para arrasar!

1. Crie um funil de pré-vendas 

Um funil de pré-vendas é uma representação visual do caminho que o lead percorre durante o processo, sendo composto por cinco níveis: 

  1. descoberta; 
  2. primeiro contato; 
  3. qualificação; 
  4. negociação; 
  5. recuperação. 

Na prática, a ferramenta ajuda a visualizar melhor a jornada do cliente e, assim, identificar seus hábitos e melhores formas de abordagem — o que nos leva à segunda dica: as etapas do processo de pré-vendas.

>>>> Aprenda mais em: funil de pré-vendas — a preparação para vendas bem-sucedidas!

2. Determine as etapas do processo

Neste ponto, é preciso definir quais são as ações realizadas durante o pré-vendas. O que acontece após o lead deixar seu contato na landing page? E depois? Quais conteúdos são enviados e com qual frequência?

Tudo isso precisa ser estabelecido, já que a tecnologia ainda não faz milagres. Portanto, você precisa dizer o que ela deve fazer e quando. Adicionalmente, determine os requisitos para qualificação, tais como:

  • Quando o lead pode ser enviado para os vendedores? 
  • Ele precisa baixar determinado material ou atingir uma pontuação no lead score?

3. Capacite seus colaboradores 

Não adianta criar um plano para automatizar o pré-vendas se seus colaboradores ficarem “no escuro”, sem saber quais estratégias e ferramentas são usadas. Por isso, invista em capacitação. 

Ofereça cursos ou palestras explicando sobre a mudança, esteja aberto para tirar quaisquer dúvidas e certifique-se de que o processo ocorra conforme o planejamento, por meio de avaliações periódicas. 

4. Invista em um sistema de CRM 

Também é preciso investir em um bom sistema de CRM. O que acontece é que essa ferramenta é capaz de coletar e analisar os leads, acompanhar os resultados, criar e gerenciar o funil e automatizar tarefas em um só lugar. 

Com o CRM do Agendor, por exemplo, você visualiza o histórico de cada lead, faz uma segmentação precisa, agenda tarefas e ainda executa atividades de forma automática, poupando trabalho manual no seu fluxo de vendas.

Você pode explorar opções de automações para:

  • Agendamento automático de atividades
  • Criação automática de negócios
automatizar pré-vendas

Sabe qual é a melhor parte? O Agendor não custa caro. Na verdade, você pode começar a usá-lo gratuitamente, sem compromisso. Faça o seu cadastro agora para conferir o que a plataforma pode fazer por você. 

Está preparado para automatizar seu pré-vendas? Que tal aprofundar seus conhecimentos sobre a jornada do cliente? Para isso, baixe nosso e-book que explica tudo que você precisa saber do pré ao pós-venda!