Quanto mais leads qualificados uma empresa consegue gerar, maiores são as chances de ela conseguir convertê-los em clientes. E uma figura muito importante para que o processo comercial seja bem sucedido é o profissional de SDR.

Por atuar nas etapas iniciais da jornada de compra, o SDR desempenha um papel crucial para a obtenção de resultados mais satisfatórios nas vendas e para o fortalecimento da competitividade da empresa.

Convidamos você a dar prosseguimento à leitura deste conteúdo para conferir nas linhas a seguir as respostas para perguntas como estas:

  • O que significa a sigla SDR?
  • Qual a função do SDR?
  • Quais são as vantagens de contar com um SDR?
  • Como ser um bom SDR?
  • Quanto ganha um SDR?

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O que significa a sigla SDR?

SDR é a sigla utilizada para se referir ao profissional que ocupa o cargo de Sales Development Representative. Em livre tradução, SDR significa Representante de Desenvolvimento de Vendas.

Outras denominações dadas ao SDR são hunter, prospector ou simplesmente analista de pré-vendas.

O SDR é um profissional fundamental para empresas que praticam vendas internas, as chamadas Inside Sales.

Veja alguns KPIs usados nesse tipo de operação comercial:

Qual a função do SDR?

O profissional que ocupa a posição de Sales Development Representative atua nas etapas iniciais do processo de vendas.

A principal função do SDR consiste em fazer uma pesquisa sobre os leads capturados pelo marketing e qualificá-los de modo a garantir que tais leads têm, de fato, potencial para se tornarem clientes.

Além disso, também são atribuições do SDR entrar em contato com os leads ativamente para verificar se eles estão verdadeiramente interessados nas soluções que a empresa tem a oferecer.

O SDR só vai repassar para o executivo de vendas os leads mais qualificados, considerando critérios de qualificação previamente estabelecidos.

Abaixo você confere um checklist com as principais funções do SDR:

  • Receber e organizar os leads do marketing;
  • Fazer pesquisas sobre os leads;
  • Elaborar um roteiro para o primeiro contato;
  • Investigar as características do lead e identificar suas necessidades;
  • Confirmar se o lead tem potencial para se tornar cliente;
  • Promover o engajamento do lead por meio de follow-ups;
  • Agendar o encontro com o representante de vendas.

Leia também: Sales development representative: TUDO sobre a função pré-vendas

Como saber se vale a pena investir em um cliente?  Veja 3 dicas das perguntas certas para descobrir isso de forma prática e efetiva, confira:

Quais são as vantagens de contar com SDR?

A presença de um profissional de SDR pode representar inúmeras vantagens para uma empresa.

Confira a seguir alguns dos principais motivos para contar com um profissional dedicado à pré-vendas e prospecção de novas oportunidades.

  • Otimização das estratégias de Inbound Marketing;
  • Redução do ciclo de venda;
  • Melhoria na qualificação de leads;
  • Maior facilidade para converter leads em clientes;
  • Redução da taxa de churn, pois os leads passados para o time de vendas estão bem alinhados ao perfil de cliente ideal da empresa.

Veja mais: BDR e SDR: desvende essa sopa de letrinhas!

Como ser um bom SDR?

Se você tem interesse em se tornar um bom profissional de SDR, é de extrema importância ter a capacidade de fazer a leitura de diferentes cenários e saber se relacionar com as pessoas.

Além disso, você deve também ser um verdadeiro expert nas soluções que a sua empresa vende, conhecendo todas as características do produto ou serviço.

É necessário também que você esteja disposto e preparado para sanar todas as dúvidas que os leads apresentarem e ter a sagacidade para identificar reais oportunidades de negócio.

Inteligência emocional também é uma característica muito bem vinda para aqueles que desejam trabalhar como Sales Development Representative.

Definitivamente um SDR precisa conhecer técnicas de persuasão, mesmo que ele não vá finalizar a venda, ele precisa dominar técnicas que auxiliem a engajar o lead na jornada de compra. Conheça algumas das maneiras de se fazer isso:

Veja também: SDR: o que é e qual a importância para a área de vendas?

Quanto ganha um SDR?

Essa é uma dúvida muito comum entre os profissionais que querem atuar como Sales Development Representative.

A resposta vai depender de fatores como o nível de experiência, especializações, localização e a empresa para a qual você vai trabalhar.

De acordo com dados recentes do site Vagas.com, um profissional de SDR pode ter como remuneração algo entre R$ 2.500 e R$ 6.000. A média salarial de um Sales Development Representative é de R$ 3.694.

Saiba mais: Entenda o que faz o Analista de Pré-Vendas e quais as expectativas da carreira deste profissional

Então, agora que você já entende mais sobre o que é SDR e por que esse profissional é tão importante, contrate um analista dedicado ao pré-vendas e potencialize o desempenho comercial da sua empresa.

Usar profissionais especializados para cada uma das fases da venda, como é o caso do SDR na etapa de pré-venda, exige que a empresa aconteça com um processo comercial bem definido e estruturado.

Veja como fazer isso com ajuda de um sistema CRM: Como usar o Agendor para criar um processo de vendas e vender mais