Como sua empresa se comunica com seus colaboradores? A comunicação interna é tão importante quanto a comunicação com seu púbico-alvo, por isso, é preciso estar preparado para tornar esse processo ágil, transparente e confiável.

Mas como se comunicar dessa forma com seus funcionários?

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Você sabe o que é endomarketing? Já pensou em implementar o endomarketing dentro da empresa?

Bom, o endomarketing pode ser definido como um conjunto de práticas voltadas para o público e ambiente internos à organização. Seus principais objetivos são promover a integração entre os colaboradores e o alinhamento de expectativas, além de reforçar os valores da instituição.

O endomarketing serve também para fortalecer a identidade organizacional e melhorar os relacionamento no ambiente de trabalho.

Trata-se, na verdade, de um dos mais importantes processos de Recursos Humanos. Assim, quando bem conduzidas, as práticas de endomarketing favorecem a produtividade, o comprometimento das equipes e a redução da rotatividade.

Pensando nisso, separamos aqui 3 exemplos de ações de endomarketing para você se inspirar e tentar implementar na sua empresa.

Continue a leitura e saiba como essas campanhas de endomarketing se transformaram em cases de sucesso.

Leia também: Objetivo do endomarketing: alcançar as metas do negócio

3 exemplos de endomarketing para se inspirar

1 – Aperta o play, Cupido

O Aperta o play, Cupido foi um projeto de endomarketing desenvolvido pela Seculus da Amazônia em comemoração ao Dia dos Namorados.

Exemplos de endomarketing

Fonte: Kawan Dutra

Neste primeiro case da nossa lista de exemplos de endomarketing dentro da empresa, a ideia da campanha era fazer com que os colaboradores compartilhassem um pouco da sua história de amor com seus respectivos companheiros.

Cada funcionário poderia postar no feed público da Intranet da empresa uma foto com seu parceiro e uma legenda contando um pouco da história do casal. Além disso, era indicar uma música que fazia parte da trilha sonora do casal.

Exemplos de endomarketing

Fonte: LinkedIn

Todos os participantes recebiam uma senha para participarem de um sorteio, concorrer a diversos prêmios, como jantar a dois, ingressos de cinema, ensaio fotográfico e ilustração personalizada.

No final da campanha, uma playlist no Spotify foi criada com todas as canções citadas pelos participantes.

A campanha recebeu inúmeros feedbacks positivos, inclusive dos funcionários que não foram sorteados ou que nem chegaram a participar.

2. Notificação de pagamento automática

A We Do Logos, considerada a maior plataforma de design gráfico da América Latina, protagonizou um bom exemplo de campanhas de endomarketing com foco em resultados.

A empresa queria impulsionar sua receita de maneira recorrente e previsível. No entanto, percebeu que havia certo desalinhamento entre as equipes. Além disso, foi constatada a necessidade de motivar melhor os colaboradores para que eles pudessem perseguir as metas estabelecidas.

Para isso,  We do Logos desenvolveu uma integração com o aplicativo Slack (plataforma para comunicação interna). Isso possibilitou que os funcionários pudessem acompanhar, em tempo real, os resultados de seus esforços de venda.

Assim, ao serem notificados sobre todas as informações relacionadas às vendas, os colaboradores passam a poder tomar decisões com mais agilidade. Além disso, eles se sentem mais motivados com o trabalho, se empenhando cada vez mais para alcançar melhores resultados.

3 – BRMALLS e a Meritocracia

Encerrando a nossa lista de exemplos de endomarketing dentro da empresa, temos o case da BRMALLS. Esta é considerada a maior empresa integrada de shopping centers da América Latina, com mais de 46 unidades presentes nas cinco regiões do Brasil.

A meritocracia é um dos principais valores cultivados pela BRMALLS. A empresa busca sempre ser justa na hora de avaliar e reconhecer seus colaboradores, levando em consideração o desempenho de cada um deles.

Nesse sentido, percebeu-se uma necessidade de implementar uma plataforma que facilitasse a gestão de metas e resultados. A intenção era transmitir a cultura meritocrática em toda a empresa e premiar os colaboradores que apresentassem as melhores performances.

Com um software de acompanhamento de performance, foi possível fazer o gerenciamento das metas do nível estratégico ao individual. Todos os resultados passaram a se concentrar em um único lugar, com visualização simples e ao alcance de todos.

Assim, fica mais fácil e justo identificar e gratificar aqueles que obtiveram os melhores resultados e que mais contribuíram para o crescimento da empresa.

Os exemplos de endomarketing aqui citados foram fruto de muito planejamento e análise. Se você pretende implementar essas práticas na sua empresa, saiba que é necessário avaliar suas atuais necessidades para, então, definir qual estratégia adotar.

Veja mais: Comunicação interna e endomarketing: mantenha equipes bem informadas

EXEMPLO EXTRA!

Ajudar os colaboradores a planejarem suas ações dentro da empresa para atingirem sues objetivos pessoais é uma forma bastante interessante de endomarketing. Por isso, confira o Funil dos Sonhos de Vendas, ferramenta criada pelo Agendor que pode ajudar sua empresa a fazer isso:

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E na sua empresa? Existem bons exemplos de endomarketing como estes? Então, conte sua experiência para a gente nos comentários!

Usar a tecnologia para se comunicar com seus colaboradores é fundamental para o endomarketing, por isso, que tal baixar algumas planilhas que vão te ajudar a compartilhar informações com eles?

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