O Customer Experience Management (CXM) é uma estratégia que vem sendo adotada por muitos negócios ao redor do mundo. Até porque houve mudanças significativas na forma de consumo. Devido a isso, atender às necessidades dos clientes e entregar experiências únicas se tornou o foco das equipes de vendas. 

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo: 

  • Customer Experience Management é, basicamente, a gestão da experiência do cliente. Ou seja, a aplicação e monitoramento de estratégias visando entregar um atendimento de excelência ao consumidor.
  • O profissional que executa essas ações é chamado de Customer Experience Manager — gerente de experiência do cliente, em português — e é responsável por executar e acompanhar as ações propostas. 
  • Entre as vantagens dessa estratégia, estão: aumento das vendas, maior fidelização dos clientes e redução dos custos com prospecção. 
  • Uma boa gestão da experiência do cliente depende de vários aspectos. Por isso, preparamos um kit completo de planilhas com tudo que você precisa monitorar. Basta baixar gratuitamente. 
  • Ter um bom CRM de vendas também melhora a experiência do consumidor. Faça um teste grátis no Agendor e descubra o que ele pode fazer pela sua empresa. 

Se você está se questionando o porquê a gestão da experiência do cliente é tão importante, saiba que 86% das pessoas deixam de comprar se o atendimento for ruim, segundo a pesquisa da Emplifi. Por essas e outras razões, é vital apostar em uma boa experiência. 

E, para te ajudar nessa empreitada, preparamos um artigo completo com:

  • o que é Customer Experience Management; 
  • como essa estratégia funciona; 
  • quais os benefícios do CXM para os negócios. 

Não perca tempo e confira!

O que é Customer Experience Management (CXM)?

Customer Experience Management (CXM) ou gestão de experiência do cliente, em português, é o ato de monitorar todas estratégias aplicadas no atendimento ao consumidor, visando melhorar a experiência — e o relacionamento — do público com a marca. 

Essa técnica coloca o cliente como centro de tudo. Isto é, todos os procedimentos são pensados milimetricamente para otimizar o contato dele com a companhia, não importa qual seja o canal de atendimento ou ação de marketing.

O objetivo é criar um relacionamento sólido com o prospect para, assim, conquistar sua lealdade, usando todas as ferramentas disponíveis para entregar mais satisfação a cada compra feita.

>>>> Leia mais: experiência do cliente — exemplos encantadores para se inspirar 

Como essa estratégia funciona na prática? 

Em suma, a estratégia de CXM funciona analisando os processos aplicados durante o atendimento ao cliente. Essa ação tem em vista encontrar ações ineficientes para, assim, implementar melhorias em prol da qualidade das interações. 

Vale destacar que essa tática não engloba apenas o setor de atendimento, viu? Na verdade, ela deve ser aplicada em todos os pontos de contato com o consumidor, o que inclui os departamentos de marketing e vendas e até o de pós-venda

A propósito, todas essas áreas trabalham em conjunto para melhorar a experiência do cliente. Isso significa que as atividades são divididas e até se misturam em determinadas partes. 

>>>> Veja mais: como melhorar a experiência do cliente? 14 momentos de Customer Experience que você deve monitorar

O que faz um Customer Experience Manager? 

Um personagem essencial para essa estratégia é o Customer Experience Manager — gerente de experiência do cliente, na tradução. Esse é o profissional que fica responsável por implementar e monitorar todas as ações propostas. 

Posto isso, é de responsabilidade dele analisar os dados para identificar se os clientes estão satisfeitos com a qualidade do atendimento e descobrir o que pode ser melhorado. 

Em paralelo, esse profissional acompanha métricas e indicadores de desempenho e pensa em ações e treinamentos para a equipe a fim de garantir a melhor experiência para os consumidores. 

Por que investir em Customer Experience Management? 5 benefícios para o negócio 

Agora que você já sabe o que o Customer Experience Manager faz e como essa estratégia funciona, chegou o momento de conferir 5 benefícios que essa tática pode trazer para seu negócio!

1. Reduz os custos com prospecção

Um dos benefícios do Customer Experience Management é a redução dos custos com prospecção. Aqui, diminuem-se os valores investidos em captar novos clientes e isso ocorre por conta de um detalhe: um bom atendimento conquista mais. 

Logo, sua empresa não precisa empregar técnicas mirabolantes ou passar por dezenas de tarefas para ganhar a confiança dos consumidores. Como resultado, ela gasta menos.  

2. Melhora a experiência dos clientes 

É meio óbvio que o CXM melhora a experiência dos clientes, certo? Afinal, esse é objetivo dessa estratégia: colocar o consumidor como centro de tudo o que a companhia faz, para conquistá-lo e motivá-lo a adquirir a solução ofertada. 

3. Promove a fidelização dos consumidores 

Dados divulgados pela Forbes indicam que 97% dos clientes acreditam que a qualidade das interações com as marcas impactam sua lealdade. Com isso em mente, é essencial atender bem para ser lembrado. 

E a fidelização é crucial para qualquer negócio, uma vez que aumenta o lifetime value — o quanto cada consumidor gera para a companhia durante o tempo em que consome os produtos/ serviços. 

>>>> Aprenda mais: como fidelizar clientes? Surpreenda-os cada vez mais!

4. Aumenta as vendas 

Sim, o CXM não é um custo “à toa”. Ele pode aumentar as vendas do negócio. Os dados da Forbes que trouxemos acima mostram também que 61% dos consumidores pagam mais se souberem que terão uma boa experiência de atendimento. 

Aliás, 81% das pessoas dizem que serem bem atendidas aumentam as chances delas comprarem com a marca novamente. Já outra pesquisa, divulgada pela Globe Newswire, informa que 49% dos clientes fizeram uma compra por impulso diante da boa qualidade do atendimento. 

Enfim, essa estratégia tem o potencial de aumentar os lucros consideravelmente e todo mundo quer isso, não é mesmo?

5. Entrega uma vantagem competitiva 

Por último, entregar uma boa experiência aos clientes se transforma em uma vantagem competitiva. A qualidade do atendimento torna uma empresa única em relação aos concorrentes. 

Responda honestamente: você tem a opção de comprar de duas marcas, que têm a mesma margem de preço. Porém, só uma delas oferece uma experiência de atendimento personalizada e se mostra realmente preocupada em atender às suas necessidades. Qual você escolhe? 

A resposta óbvia envolve a empresa que se preocupa com sua experiência como consumidor, concorda? Pois bem, seus clientes pensam o mesmo e é isso que uma vantagem competitiva representa, algo que faz os consumidores escolherem uma companhia em detrimento de outra. 

E aí, ficou com vontade de adotar estratégias de Customer Experience Management no seu negócio? Então, nossa dica é investir em um bom sistema de CRM, como o Agendor, que é um software 100% brasileiro. 

Com ele, você acompanha seus clientes e tem acesso a todas as funcionalidades necessárias para fazer com que cada experiência seja única. Faça sua conta gratuitamente e aproveite!