O relacionamento é um grande diferencial, principalmente quando falamos em eventos, cerimoniais e serviços correlatos.

Uma produtora de eventos precisa conservar muito bem seus relacionamentos e oferecer uma experiência única para que seu nome seja sempre bem lembrado.

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Mas, como qualquer outra empresa que oferece serviços ao consumidor, a operação comercial deve estar bem alinhada. E um sistema de CRM pode ser uma ferramenta muito útil para ajudar nesse processo.

Para isso, nós temos algumas dicas que irão permitir você usar o CRM a seu favor na hora de expandir as vendas e melhorar o relacionamento com seus clientes.

Confira:

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Empresas de eventos: a importância de encantar um cliente

Podemos comparar esse segmento com médicos e oficinas mecânicas. O que isso significa?

Significa que geralmente, antes de você procurar um mecânico, um médico, ou uma empresa especializada em eventos, você vai pedir por indicações de amigos, familiares e etc.

Isso acontece, porque se você encontra uma empresa que não é confiável, certamente terá dores de cabeça desnecessárias.

Afinal de contas, um evento, seja ele um show, um lançamento, desfile, casamento, aniversário, formatura, ou até mesmo eventos corporativos, não podem dar errado.

Por isso é muito importante que seus clientes tenham a certeza de que estão tratando com uma empresa confiável.

Na área de eventos, se a experiência de seu cliente não é parecida com estar nas nuvens, as pessoas não irão lembrar de levar clientes até você.

3 formas que um CRM pode ajudar empresas de eventos no aumento das vendas

#1. Tome as rédeas do processo comercial

Uma equipe de vendas profissional não pode se tornar refém do cliente quando o assunto é processo comercial.

O vendedor é o personagem ativo do processo de vendas, e ele não pode permitir que o cliente tire isso dele. Obviamente, quem decide sobre a compra é o cliente, mas o vendedor não pode ser um mero expectador disso tudo.

Prospectar clientes para eventos não é algo tão fácil assim, já que é difícil selecioná-los: afinal, não necessariamente todo casal está pensando em se casar, nem comemorando bodas, e nem toda empresa está pensando em fazer uma festa de final de ano.

Por isso, a melhor maneira de conseguir clientes é conhecer pessoas que conhecem potenciais clientes.

E acredite ou não, a única maneira disso acontecer é através de indicações. Mas, para isso dar certo, é preciso ter um processo de indicação.

Você sabe como algumas escolas de inglês pedem indicação para seus novos clientes? Elas entregam uma folha e pedem para que os novos alunos indiquem 10 amigos, com nome, e-mail e telefone.

Obviamente, pedir indicação de 10 clientes para seus novos clientes pode parecer algo deselegante.

Mas, nada impede que você entregue uma ficha de indicação de 3 nomes para o seu cliente no momento do fechamento do contrato.

Assim, você tem mais alguns prospects, e pode cadastrá-los imediatamente no CRM para começarem as abordagens.

Essa é a melhor maneira de estar à frente do processo comercial de indicação, e a maneira mais barata de aumentar a carteira de clientes.

Cadastre suas indicações e inicie as abordagens comerciais.

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#2. Faça uma boa qualificação

Você entrou em contato com um cliente. Agora, tudo que você precisa fazer é a melhor qualificação do mundo.

Você precisa saber o que o seu prospect precisa, quando é o seu evento, como você pode ajudar, qual o número de pessoas, o horário do evento, quando será o evento, se o seu prospect está fazendo uma pesquisa de preços, além de qualquer tipo de informação sobre seu potencial cliente e o evento.

Você sabe que vai precisar dessas informações para fazer uma proposta, futuramente. Então, aproveite e pergunte tudo que você tem que perguntar para se transformar em um especialista no evento de seu potencial cliente.

E não se esqueça de um detalhe: sonde quanto o seu prospect quer gastar. Afinal de contas, o orçamento irá limitar a contratação do seu serviço.

E como você vai tratar essas informações? Você vai colocar tudo isso no histórico de seu cliente em seu CRM. Assim, as informações nunca serão perdidas e você sempre saberá o que seu cliente precisa.

A qualificação é muito importante, e nos leva ao próximo passo.

Mantenha no histórico de seu cliente todas as informações importantes.

Mantenha no histórico de seu cliente todas as informações importantes.

#3. Pratique o follow up constantemente

Se você tem um prospect que pretende realizar seu evento em novembro, sabe que, provavelmente até o meio do ano ele irá se decidir.

Isso significa que, se você não fechou com ele até junho, dificilmente vai fazer isso em setembro.

E você precisa fazer follow up com seu cliente, para que ele lembre de você e se sinta importante para a sua empresa. Muitas vezes é a importância que uma empresa de eventos dá a seu cliente que influencia em sua decisão.

Agora que você já tem um histórico completo sobre as necessidades de seu cliente tudo que você precisa fazer é um follow up consistente.

Depois de preencher o histórico de seu cliente, agende um alerta para um follow up. Seja a cada 15 ou 20 dias, você precisa mostrar ao seu cliente que ele é importante para você, e que você quer fazer negócios com ele.

Além disso, você precisa do feedback dele, precisa saber o que ele achou da sua empresa, o que ele precisa para fechar, e principalmente se você pode ajudá-lo com alguma coisa.

Você tem poucos meses para ganhar o cliente, e o relacionamento e o contato próximo com seu prospect vai influenciar positivamente a seu favor.

Crie tarefas para fazer follow up de seus potenciais clientes constantemente.

Crie tarefas para fazer follow up de seus potenciais clientes constantemente.

Crie um processo de relacionamento com seu cliente

Quando colocamos o relacionamento em primeiro plano com nosso cliente, temos oportunidade de mostrarmos a ele o quanto ele é importante para nossa empresa, e como queremos muito realizar seu evento.

Quando usamos o CRM para aprimorar nosso processo comercial, aproveitamos ao máximo nosso relacionamento com diferencial competitivo.

Infelizmente, os clientes estão acostumados a serem tratados como números. Mais 1 cliente, mais 1 evento, mais 1 oportunidade.

Mas, dificilmente encontramos uma empresa que compra nossas ideias como se fossem delas, e está realmente empenhada em nos ajudar.

Quando o cliente percebe o verdadeiro intuito da sua empresa em ajudá-lo, ele percebe que não está lidando simplesmente com um fornecedor, mas sim um aliado que está empenhado em fazer seu evento acontecer.

É justamente essa proximidade que vai tornar a sua empresa ser confiável, e transformá-la em uma expert em satisfação de clientes.

Dessa maneira, eles ficarão muito mais confortáveis em indicar o seu trabalho, bem como fazerem negócios novamente com a sua empresa.