Você já pensou sobre como um CRM pode ajudar empresas que atuam prestando serviços no setor do agronegócio? A AgroSearch é um ótimo exemplo para ilustrar como a ferramenta é importante para que negócios desse segmento possam expandir a sua atuação e crescer ainda mais.

A AgroSearch é uma consultoria especializada em recrutamento e seleção para o agronegócio que atua em toda a América Latina. A sua missão é entender o mercado do seu cliente e otimizar os processos de recrutamento para garantir uma seleção de qualidade.

A parceria com o Agendor começou há três anos. Nesta entrevista, André Ceruzi, CEO & Founder da AgroSearch, contou os detalhes sobre a busca por um sistema de CRM para empresas do agronegócio que atendesse às suas necessidades e os resultados que tem obtido com o Agendor ao longo desses anos. Confira!

AgroSearch

Qual é o modelo de vendas da AgroSearch?

André Ceruzi: Hoje nosso modelo de vendas é 70% ativo, mas o passivo é um número que vem crescendo, pois estamos trabalhando constantemente nosso posicionamento no mercado e realizando investimentos em marketing.

Fazemos vendas consultivas, que passam por alguns ciclos. Atualmente, o ciclo inicia no SDR, que faz o agendamento da visita para um executivo de vendas. O executivo, por sua vez, faz a proposta de recrutamento e seleção e a apresentação para o cliente. Todo esse ciclo desde o primeiro contato até o fechamento da proposta tem duração média de dois meses.

Quando a proposta é aceita pelo cliente e essa etapa é finalizada, ou seja, passa de “vagas a faturar” para “faturado”, o Agendor já está integrado por meio de APIs com o sistema que a equipe financeira usa para emissão da nota fiscal. Essa facilidade de integração com outras ferramentas gera mais agilidade e ganho de produtividade.

>> Saiba mais sobre as integrações do Agendor

Como era a gestão comercial da AgroSearch antes da contratação do Agendor?

AC: Antes da contratação do Agendor, éramos desorganizados no processo comercial e, como não contávamos com uma ferramenta adequada, perdíamos muito tempo realizando controles manuais em planilhas do Excel.

Como gestor, eu passava muito tempo cuidando da parte operacional do negócio e não conseguia direcionar as ações de forma estratégica e assertiva, nem acompanhar a produtividade e eficiência do nosso time.

Como foi a busca por um CRM para empresas do agronegócio? Por que escolheram o Agendor?

AC: Tínhamos uma operação pequena, e na época eu estava à frente da equipe comercial seguindo um plano de expansão muito forte, pois o objetivo era conquistar toda a América Latina.

Eu precisava que esse planejamento saísse da minha cabeça e fosse transferido para uma plataforma que me ajudasse a gerenciar tanto o plano de expansão da empresa quanto a performance e o desenvolvimento da equipe de vendas.

Procuramos algumas opções no mercado, até alguns concorrentes estrangeiros e que cobravam em dólar, mas optamos pelo Agendor por ser uma ferramenta de CRM brasileira, simples, intuitiva, totalmente customizável, de fácil implantação e com suporte técnico totalmente acessível.

Como foi a implementação do Agendor e o engajamento do time no uso?

AC: Não tivemos muitas dificuldades na utilização, pois a ferramenta em si é bastante intuitiva. A equipe de suporte do Agendor também nos assessorou desde o início e sempre teve a preocupação de nos auxiliar para extrairmos o máximo da ferramenta.

Hoje, todos os vendedores que são contratados para trabalhar na AgroSearch passam por treinamento para entrar na empresa sabendo usar o sistema. Além disso, também contamos com uma pessoa da nossa equipe de vendas que se tornou especialista no CRM para disseminar as boas práticas no uso.

O Agendor para mim é um farol de vendas, então já conseguimos disseminar essa cultura de atualizar a ferramenta diariamente. É um software que facilita o trabalho de toda a equipe, atendendo 100% do que a gente precisa

O que mudou na rotina da equipe comercial depois da implantação de um CRM para empresas do agronegócio?

AC: Nesses três anos de implantação e parceria com o Agendor conseguimos aumentar em 170% o nosso faturamento. Hoje, temos seis escritórios no Brasil, unidades em Buenos Aires e na Cidade do México e, no próximo ano, teremos uma unidade nos Estados Unidos.

O Agendor é a primeira ferramenta que eu acesso todos os dias para checar as atividades do meu time comercial, analisar os negócios que estão no funil de vendas, entender quais são os gargalos e planejar os próximos passos da nossa estratégia.

Hoje, nós conseguimos ter previsibilidade financeira em relação ao faturamento da equipe de vendas e, consequentemente, conseguimos investir de forma planejada na sustentabilidade do negócio.

Nossos SDRs conseguem fazer os agendamentos para os executivos de vendas de forma integrada, realizamos contatos e follow-ups frequentes com os clientes e conseguimos ter todo o histórico de cada cliente dentro da ferramenta, sem que essas informações fiquem perdidas ou desatualizadas nas mãos dos vendedores.

Particularmente, o que eu mais gosto no Agendor como CRM para empresas do agronegócio são os relatórios: eles são muito customizáveis e fáceis de usar. Passo horas analisando a performance dos clientes, da equipe, consigo comparar quem foi o vendedor que mais agendou visitas e utilizo essas informações não só para promover a equipe, como também para pensar em novas estratégias para alavancar o negócio.

Veja como funciona o Agendor em poucos minutos:

Como resumiria o antes e o depois do Agendor para a AgroSearch?

AC: O Agendor foi essencial para a gestão e o crescimento do nosso negócio. Certamente seria muito mais difícil fazer esse gerenciamento sem o apoio de uma ferramenta de CRM que entendesse do nosso negócio.

Quando você tem um CRM que te dá suporte e que é seu parceiro de negócio, fica muito mais fácil crescer. O Agendor consegue unir essas duas pontas da necessidade do software para facilitar a gestão e ser um parceiro sempre presente. Sem sombra de dúvidas, essa é uma parceria que queremos manter por muito tempo!

Como um CRM para empresas do agronegócio pode transformar sua operação comercial

Se inspirou com este caso de sucesso e quer saber como o Agendor pode se tornar a central de gestão comercial do seu negócio?

Crie sua conta gratuitamente e veja na prática como o Agendor pode contribuir para conquistar resultados mais previsíveis, dando mais autonomia ao time de vendas e levando a equipe à alta performance!

Veja mais práticas de sucesso de implantação de CRM para equipes de vendas: acesse nosso Guia para sucesso com CRM!