Imagine a cena:

Sexta-feira de sol. 3 horas da tarde. Antônio Carlos está chegando para visitar um cliente. Pouco antes da hora marcada, recebe um telefonema dele:

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– Antônio Carlos? Aqui é o Teixeira! Escuta, passei o dia todo trabalhando, não saí nem para almoçar. Se incomoda de fazer a reunião enquanto almoçamos? Tem um restaurante aqui pertinho. Ótimo e com preço camarada…

Era tudo que o Antônio Carlos queria ouvir…

No meio da reunião, Antônio Carlos recebe um telefonema de seu gerente.

– Estou numa reunião com o Teixeira! – diz Antônio Carlos. 

Mas o gerente, ouvindo todo aquele burburinho ao fundo (típico de um restaurante lotado) as 4 e meia da tarde de uma sexta-feira cheia de sol, fica na dúvida: o Antônio Carlos está mesmo na reunião?

Diga você: se fosse o gerente do Antônio Carlos, também ficaria desconfiado?

É, fazer controle de vendas externas não é fácil. Mas você pode superar esse desafio. O importante é saber como lidar com o fato de que seus vendedores não estão diante de seus olhos. E isso não precisa ser um problema.

Neste post, você vai ver alguns procedimentos importantes para quem quer saber como fazer controle de vendas externas. E poderá trabalhar mais tranquilo e com mais eficiência.

Veja também em nosso blog: O que é vendas externas: o guia definitivo para entender a profissão

Antes de prosseguir, confira algumas dicas de vendas externas nesta apresentação criada pela equipe do Agendor:

Como fazer controle de vendas externas: 7 dicas práticas e objetivas

1. Rotas bem definidas

Vamos combinar que a diferença principal entre vendas internas e externas é que o vendedor visita os clientes.

Por isso, não tem como fazer controle de vendas externas sem uma boa definição das rotas e roteiros de visitas.

Não exagere no número de visitas no mesmo dia, crie um objetivo alcançável e lembre-se de levar em conta as dificuldades de deslocamento em sua cidade.

Confira em nosso blog: Rotas de vendas: entenda como o app do Agendor pode te ajudar

2. Metas claras

Além dos roteiros de vendas, se você definir metas calaras para cada vendedor, será muito mais fácil controlar as vendas.

Estipule não apenas metas de vendas, mas também metas operacionais, como telefonemas realizados, propostas enviadas e visitas, claro!

3. Exija o uso constante da tecnologia

Não tem como fazer controle de vendas externas se os vendedores não mantém os dados dos softwares atualizados!

Como saber se o funil de vendas está fluindo, se há algum gargalo, ou mesmo se os vendedores estão fazendo as visitas, negociações e prospecções de clientes planejadas se eles não usam as ferramentas de vendas?

Essa disciplina precisa ser exigida da equipe!

E a melhor maneira de conseguir isso é mostrando que usar as ferramentas de vendas, como um sistema de CRM por exemplo, traz resultados muito positivos para a performance deles.

4. Selecione e treine bem sua equipe

Não quer ficar o dia todo se perguntando o que seus vendedores estão fazendo? Contrate bons profissionais!

É claro que você não pode parar de fazer o controle de vendas externas só porque tem profissionais de alto nível. Mas tudo fica mais fácil!

Contrate pessoas com um perfil de responsabilidade. Saiba com quem está lidando e treine sua equipe para entender que podem ser eficientes e bater suas metas trabalhando na medida certa e com qualidade de vida. Basta serem disciplinados!

Este post de nosso blog pode ajudar você: Como montar uma equipe de vendas externas passo a passo

5. Confie em seu time

Nada pior que aquele líder de vendas que fica no pé de todo mundo, ligando a todo instante e querendo saber o que estão fazendo.

Não gaste energia microgerenciando sua equipe. Confie em seu time. Não deixe de fazer o acompanhamento necessário, mas não seja um motivo de desgaste e atrito interno.

6. Faça reuniões de feedback semanais

É difícil fazer isso diariamente. Ainda mais com vendedores externos que, muitas vezes, vão para casa depois de visitar o ultimo cliente, sem voltar para a empresa.

Portanto, uma reunião semanal pode ser a solução. Marque uma data e um horário fixo.

Sexta-feira no final do dia? Claro que não!

Nessa hora, todo mundo quer correr para casa, depois de uma semana cheia de desafios.

Faça o feedback da semana anterior na segunda-feira logo cedo. Analise os números de sues controles (com um bom CRM, de preferência) e tente entender como foi a semana de cada vendedor.

Aproveite para fazer a preleção da semana que se inicia, passar as metas, dicas de produtos ou serviços que devem ser priorizados etc.

Se necessitar fazer um feedback crítico ou verificar algo que parece não bater com a verdade, faça um feedback individual.

Esse tipo de reunião é uma das melhores maneiras de como fazer controle de vendas externas.

Tem dúvidas de como fazer um bom feedback? Confira este vídeo da Siteware:

Saiba mais: Confira o que faz um gerente de vendas externas e sua importância para a empresa

7. Use um app para vendedores no celular

Se seus vendedores estão o tempo todo na rua, visitando clientes, nada mais adequado que possam se comunicar com a empresa e ter as informações que precisam na palma de sua mão.

Um CRM online com esse tipo de funcionalidade pode ser perfeito para o controle de vendas externas.

Confira: 7 motivos para baixar um app de controle de vendas no celular

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