Saiba exatamente quais funcionalidades e benefícios procurar em um sistema de controle de clientes online.

No cenário de pequenas e médias empresas, 46% delas não mantém cadastro de clientes e apenas 37% o mantém atualizado.

Um controle de clientes eficaz faz a diferença na hora de estabelecer promoções, atualizar seus clientes e determinar estatísticas.

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Usar o cadastro de clientes de forma errada, não usá-lo de maneira nenhuma ou enche-lo de informações irrelevantes são erros comuns que empresas cometem ao tentar controlar seus clientes.

Ter um cadastro cheio de dados, com 10 perguntas por cliente, e nunca usá-lo é o mesmo que não ter controle nenhum.

Dito isso, vamos analisar como manter um controle de clientes online grátis e eficiente, que pode ser mantido por sua equipe de vendas e seja fácil de acessar e útil em suas informações.

Controle Comercial

É preciso filtrar e cadastrar apenas informações relevantes e necessárias para o processo de venda.

Características de um sistema de controle de clientes online

Uma boa maneira de controlar clientes de forma online é através de um sistema, uma ferramenta em nuvem.

Esse sistema deve ser simples e de fácil implementação, e deve ser acessado por todo o time de vendas.

Quando todos atualizam as informações constantemente, elas se tornam bem mais confiáveis, e toda a equipe se comunica melhor. Um sistema de controle de clientes online permite:

  • Maximizar a informação do cliente
  • Personalizar contatos com consumidores
  • Ofertar exatamente o que cada cliente necessita
  • Aumentar a venda para clientes existentes através do cross selling e do up selling
  • Identificar oportunidades de venda

Um software de controle de clientes online vai ajudar a empresa a focar nas necessidades do cliente.

Analisar o que os clientes querem e separá-los por categorias, permitindo que o sistema entenda o cliente cada vez mais, são apenas algumas das funcionalidades que uma ferramenta desse tipo deve ter.

Vamos conhecer mais algumas?

Entenda também nesse artigo porque manter um controle de cadastro dos clientes.

Funcionalidades de um sistema de controle de clientes online

1. Centralizar o cadastro de clientes
Não é benéfico para ninguém que cada vendedor ou time tenha seu cadastro e lista de clientes.

Se um vendedor precisa se ausentar por algum motivo, ter um cadastro centralizado, que contenha as informações relevantes, vai ser útil não só para a empresa, como para seus funcionários e principalmente para o cliente, que receberá um atendimento muito melhor.

2. Armazenar o histórico de clientes
Informações guardadas em papel ou contratos são coisa do passado. Se aquele seu cliente que veio renovar o negócio está argumentando sobre o preço da oferta que recebeu, ou um desconto dado a outro cliente ou a ele mesmo no passado, é importante que você também tenha essa informação!

Saber o que foi acordado com o cliente durante todo o seu relacionamento com a empresa é essencial e essas informações podem e devem ser usadas em negociações futuras.

3. Permitir atualizar informações facilmente
Não adianta nada ter um software de controle de clientes se ele não for atualizado constantemente. O gerente deve poder, a qualquer momento, acessar o sistema e encontrar tudo o que está sendo feito pelos vendedores.

Para isso, um bom controle de clientes online deve ser feito a qualquer hora, em qualquer lugar. Um sistema na nuvem, que oferece acesso a qualquer computador conectado com a internet, tablet, celular e qualquer outro dispositivo utilizado pela empresa e vendedores traz uma vantagem enorme de organização!

Imagine que um vendedor foi fazer uma visita externa em um cliente, e assim que a reunião acaba ele insere as informações novas no sistema através do seu smartphone.

O gerente já fica ciente de tudo o que aconteceu antes mesmo do vendedor voltar para a empresa, e se houverem atitudes a serem tomadas, o processo correrá muito mais rápido!

4. Ser fácil de usar e entender
Muitas vezes uma novidade que tem a intenção de facilitar a vida da empresa acaba trazendo o efeito contrário.

Um sistema com inúmeras funcionalidades (muitas das quais nem vão ser utilizadas) e que necessita de uma equipe de TI para o instalar em cada computador e dispositivo da empresa, frustra o time (e você) e demora muito para trazer resultados tangíveis.

Existem empresas que investem justamente nesse quesito, inovando com ferramentas que podem ser aprendidos em 1 dia, deixando o tempo do seu time de vendas ser aproveitado para vender!

Empresas orientadas em direção ao cliente

Empresas podem orientar seus esforços em direção ao produto ou ao cliente.

O que isso significa exatamente? Bom, empresas que guiam suas atividades em relação ao produto, a fazem de maneira mais técnica, focando na qualidade do produto/serviço oferecido.

sistema para controle de clientes

A ausência de um sistema centralizando as informações sobre cada cliente impacta negativamente a organização e então as vendas da empresa.

Empresas que orientam seus negócios em direção ao cliente baseia suas decisões não na qualidade do produto, mas sim nas necessidades do cliente.

O mercado basicamente modela o produto/serviço. Ele é alinhado tanto com as vontades do consumidor quanto com a visão estratégica da empresa.

É importante dizer que nenhuma dessas construções é definitivamente melhor. O que importa é como alinhar e mesclar elas com a visão da sua empresa.

Um sistema de controle de clientes é extremamente útil para aumentar a parte de sua organização que orienta os esforços em relação ao consumidor, escutando, entendendo e construindo um relacionamento que vai além da simples compra e venda.

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Além de ser uma ferramenta que permite um controle efetivo de clientes de forma online, o Agendor também está disponível em diversas formas – podendo ser usado em todos os dispositivos que você possui.

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