Você está procurando por sistema comercial para gerenciar seu negócio? Graças à evolução da tecnologia, é possível encontrar várias empresas de todos os tamanhos e em todas as áreas que oferecem este tipo de serviço.

O principal é encontrar uma que tenha experiência em processos comerciais e um sistema fácil de usar. Seja você um profissional de vendas, indústria, serviços, manufatura ou até mesmo comércio eletrônico, ter um sistema comercial pode ajudá-lo a melhorar seu gerenciamento e otimizar suas atividades.

Como você sabe, as atividades comerciais estão no centro de um negócio: prospecção, cotação, negociação, faturamento, acompanhamento de pedidos e clientes … Mas também envolve gerenciamento de estoque, logística, preços e fabricação de produtos.

Cada uma dessas operações é crucial: eficiência e visibilidade vêm em primeiro lugar.

Por isso, um software deve conseguir lidar com todos os diferentes aspectos de sua gestão comercial: cotações, faturamento, operações administrativas, etc.

Neste post, vamos:

CRM: Atraia, fidelize e satisfaça mais clientes

Se uma empresa sem clientes não sobrevive, criar e manter um bom

relacionamento estratégico com todos os seus públicos é vital

  • explicar o que é um sistema comercial;
  • explorar seus componentes principais benefícios na organização do negócio;
  • apontar os erros que você pode evitar durante a fase de implementação;
  • dar dicas para escolher o melhor fornecedor de sistema comercial para a sua empresa.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

O que é sistema comercial?

Antes de mais nada, vamos conhecer o que é um sistema comercial. Ele é um sistema usado em escritórios ou locais de negócios onde bens e serviços são vendidos para clientes.

Aproveitando a tecnologia da internet, o sistema não é usado apenas por lojas de varejo físicas, mas também por lojas online que usam ferramentas avançadas e complexas.

Provando ser uma ferramenta valiosa, os sistemas comerciais são vistos como uma forma de apoiar as empresas no gerenciamento de suas operações. Por exemplo, a funcionalidade de relatórios do sistema pode ajudar você a ter uma ideia do desempenho de vendas da sua empresa.

Eles também ajudam a controlar o estoque, permitindo que você saiba o que e quando pedir, para que nunca fique sem nenhum item.

O gerenciamento de funcionários é outra área em que os sistemas atuais podem ajudar. O rendimento pode melhorar à medida que você otimiza a maneira de gerenciar a equipe, o que também pode contribuir para a redução de custos.

Quais são as características comuns de um sistema comercial?

Embora você possa comprar uma plataforma com apenas as funcionalidades básicas de um sistema comercial, muitos dos softwares atuais são ferramentas integradas projetadas para gerenciar várias tarefas relacionadas ao negócio.

Aqui estão algumas das suas características comuns:

Você pode obter retornos significativos, aumentar a produtividade e obter informações detalhadas sobre as condições de vendas e o desempenho dos vendedores. Tudo isso se traduz em aumento dos lucros, que é o principal objetivo de uma empresa.

Componentes de um sistema comercial

Ao analisar os componentes dos sistemas comerciais, é importante entender as opções de software disponíveis e o que cada uma delas exige.

Componentes de software

Existem dois métodos comuns de implantação de software de sistema comercial:

  • No local: um modelo de software tradicional. Você compra uma ou mais licenças antecipadamente para o software e instala no sistema ou nos servidores do seu computador. Você é o responsável por atualizar e manter o software, o que pode exigir uma equipe de TI dedicada para organizações maiores.
  • Baseado em nuvem: também conhecido como Software como Serviço (SaaS). Você acessa o sistema pela internet. Não se preocupe: se sua internet cair, a maioria dos sistemas rastreia as vendas e as sincroniza quando você ficar online novamente.

É importante lembrar que, ao navegar por um sistema comercial, flexibilidade é fundamental. Assegure-se de que seu fornecedor trabalhe com o processador de pagamento de sua escolha, para que você possa controlar os custos.

A indicação é que as pequenas e médias empresas devem verificar se o sistema comercial se integra a qualquer aplicativo de negócios existente, para garantir que não haja conflito entre as tecnologias usadas.

Benefícios de um sistema comercial

Com um sistema comercial, você tem acesso a ferramentas especializadas para:

  • Otimizar seu estoque e seus suprimentos (estoque mínimo/máximo, custos de produção, gerenciar vários pontos de distribuição etc…);
  • Reduzir os riscos do cliente;
  • Garantir a rastreabilidade de seus produtos;
  • Segurança e eficiência. Um software de gerenciamento comercial incorpora vários recursos projetados para simplificar e automatizar operações repetitivas (inserir e gerenciar dados comerciais e contábeis). Eles ajudarão você a aumentar sua eficiência, ganhar tempo e reduzir o risco de erros.
  • Uma visão clara de suas atividades. Um sistema comercial permite que você guie suas atividades com toda a confiança através do uso de painéis, com a finalidade de fornecer uma visão clara e em tempo real dos principais números. As ferramentas de análise fornecem informações cruciais para ajudá-lo a estudar seus custos, tomar decisões, melhorar sua produtividade e aumentar suas margens.

Os sistemas comerciais simplificam as operações de negócios essenciais. As plataformas mais modernas fazem mais do que apenas oferecer flexibilidade ao processar transações diárias. Eles melhoram as chances de sucesso de um comerciante fornecendo ferramentas para simplificar os processos de negócios.

Muitos desses processos vitais seriam tediosos e exaustivos para serem concluídos sem o suporte de um moderno sistema comercial. Mas exatamente quais recursos você deve procurar? Veja na imagem abaixo:

sistema-comercial-2

Mesmo com todos os benefícios, muitas empresas não usam um sistema comercial. Esses comerciantes estão usando uma combinação de métodos manuais e o Excel para contabilidade e outros processos.

A implementação de novas tecnologias pode ser assustadora. Como o sistema é o centro de uma empresa, pode ser intimidante pensar em substituí-lo. É por isso que muitos varejistas ainda não fizeram a mudança.

Eles correm o risco de desacelerar suas operações e de perder dados críticos que poderiam ajudá-los a expandir seus negócios mais rapidamente.

Ter uma visão chave sobre seus clientes, seu nível de estoque e quando devem pedir mais suprimentos são exemplos de informações chave que um sistema comercial oferece.

Integração de software de sistema comercial: 4 erros para evitar

As empresas que desejam dominar o processo de vendas e evoluir com ele se envolvem, frequentemente, com a integração de um software de sistema comercial para saber onde estão suas ações o tempo todo e para atender às necessidades de seus clientes da melhor maneira possível.

Oferecendo excelente acessibilidade a todas as informações sobre o processo de vendas de uma empresa, a integração um sistema comercial exige, no entanto, evitar certos erros para ser eficaz.

Não estar atento às suas necessidades

Quando se trata de novas tecnologias, especialmente no cenário profissional, muitas vezes somos tentados a integrar o melhor em nossa empresa. Pelo “melhor”, geralmente queremos dizer tecnologia de ponta que inclui vários recursos.

No entanto, em termos de sistema comercial, é particularmente importante encontrar o software mais adequado para as suas necessidades, bem como as da sua empresa e dos seus funcionários em geral.

Para fazer isso, você deve elaborar uma lista de especificações referentes aos recursos que o futuro software integrado deve ter, perguntando a seus funcionários sobre suas necessidades.

Não priorizar suas necessidades

Após coletar cuidadosamente as necessidades e solicitações dos funcionários da sua empresa que estarão em contato diário com o software de sistema comercial, você deverá priorizar essas informações.

De fato, se você não dedicar um tempo para priorizar suas solicitações, você mais uma vez se arrisca a encontrar um software de gerenciamento comercial que definitivamente não é adequado para o seu trabalho diário.

Portanto, reserve um tempo para distinguir as necessidades mais importantes das menos necessárias.

Além disso, classifique as solicitações, pondere-as e indique os recursos que seriam uma vantagem, mas que não são essenciais para a operação da empresa. Selecione as solicitações importantes.

Acreditar no impossível

Uma vez que suas necessidades tenham sido listadas e priorizadas e sua lista de especificações enviada para a organização que será responsável pela integração e manutenção de seu sistema comercial, você deve esperar algumas mudanças dos consultores do software.

De fato, você não deve acreditar no impossível. Se a organização contratada não colocar algumas “barreiras” diante de todas as suas solicitações, provavelmente é porque não seguirão suas especificações e você ficará desapontado com seu sistema comercial mais tarde.

Uma ferramenta de TI raramente pode fazer tudo o que queremos, e alguns recursos precisarão ser modificados ou até excluídos.

Não se comprometer e fazer solicitações excessivas ao editor do software

Uma vez que você verificou que o consultor de TI responsável pelo seu software de sistema comercial é confiável, também deve acreditar em suas soluções e nas respostas mais positivas sobre suas necessidades.

Por outro lado, em retorno, o editor também precisará se comprometer a explicar e esclarecer claramente como usar todos os recursos do software de sistema comercial.

Em resumo, quando uma empresa deseja integrar um software de gerenciamento comercial em seu sistema de computadores, os gerentes devem determinar e priorizar as necessidades antecipadamente, com base, em especial, nas solicitações dos funcionários.

De fato, uma lista concreta de especificações permite que você evite decepções e resolva os problemas recorrentes da sua área de negócios e em sua empresa.

Dessa forma, você pode fazer uma escolha acertada sobre o software, mas também exigir um compromisso do consultor de TI.

Escolhendo o melhor sistema comercial para o seu negócio

Agora que você sabe tudo o que precisa sobre os sistemas comerciais, qual é o próximo passo?

Se você está escolhendo um sistema comercial pela primeira vez, é importante preparar perguntas-chave que forcem os fornecedores a fornecer respostas precisas.

É importante considerar a facilidade de uso, a flexibilidade na determinação de preços, as informações acionáveis ​​que o sistema oferece, a segurança dos dados, a durabilidade do hardware e a qualidade do atendimento ao cliente.

Alguns pontos sobre os quais você deve pensar são:

  • A funcionalidade do sistema atende às minhas necessidades comerciais específicas?
  • Quanto o software realmente custa?
  • É minha única opção assinar um contrato?
  • Existem taxas escondidas?

Outros conselhos para selecionar o melhor sistema comercial para o seu negócio são:

1) Faça uma lista do que “tem que ter” e depois converse com empresários que operam em uma área similar a sua sobre suas experiências.

2) Comece a procurar soluções e certifique-se de que os fornecedores cobrem os pontos-chave importantes para o seu negócio, além de oferecer uma solução segura, moderna, fácil de usar e de manter.

No final, um bom sistema comercial permite que você faça e acompanhe as vendas facilmente e aumente sua capacidade de atrair mais clientes, o que depende de suas necessidades especiais.

Depois de selecionar o sistema que parece adequado ao seu tipo e tamanho de negócio, fale com seus representantes. Em seguida, teste-o e certifique-se de que ele oferece todos os recursos que não apenas se adequam à sua empresa agora, mas também nos próximos anos.

Quando substituir seu sistema comercial?

Se você administra uma empresa, provavelmente conhece os desafios mais comuns que enfrenta no dia a dia.

Entretanto, você já considerou que o seu atual sistema comercial pode ser a raiz de seus problemas?

Substituir seu software atual pode solucionar esses desafios que você está enfrentando. Mas, em alguns casos, a substituição de todo o seu sistema não é a melhor opção para você no momento.

O fluxograma de soluções abaixo criado pela Software Advice pode te ajudar a determinar se sua empresa precisa refinar seus processos existentes ou investir em um novo sistema comercial.

sistema-comercial-3

Integração de processos: sistema de relacionamento com o cliente

Identificar as possibilidades de bons negócios com um sistema de automação comercial é parte fundamental para fechar transações lucrativas para a empresa.

Além de captar esses clientes com sucesso, o relacionamento depois de fechada a venda é crucial para que o serviço atenda às expectativas de ambos os lados.

É importante gerenciar cada uma das etapas e, atualmente, as empresas contam com soluções que automatizam essa tarefa e a tornam mais dinâmica.

Algumas funcionalidades de um sistema de relacionamento com o cliente são:

  1. Acompanhar o funil ou pipeline de vendas

Esqueça as planilhas desatualizadas ou sem as informações necessárias. Com um software de relacionamento com o cliente, seu Funil ou Pipeline de Vendas estará disponível em nuvem.

sistema-comercial-4

  1. Definir seu próprio processo de vendas

 Contato > Envio de proposta > Negociação > Fechamento? Você poderá criar seus próprios parâmetros para cada etapa do Funil de Vendas, de acordo com os processos de sua empresa.

  1. Follow-up de clientes:

Com um sistema de relacionamento com o cliente, os membros da equipe recebem lembretes de visitas agendadas e compromissos, retorno de um e-mails, envio de um orçamento ou uma apresentação comercial tanto por e-mail, quanto via aplicativos.

Conheça o Sistema de Gestão e Cadastro de Clientes do Agendor e gerencie seus clientes com mais propriedade e segurança, garantindo que nenhum processo seja esquecido e que seu relacionamento com cada um seja mais próximo.

Agora é com você!

Estruturar um sistema comercial para o seu trabalho pode ser um passo importante na melhoria do seu desempenho de vendas e no acompanhamento de todos os processos envolvidos. Escolha o seu e dê o gás que faltava no gerenciamento das suas tarefas.