Potencializar a comunicação com o cliente significa vender mais e melhor!

Principais aprendizados deste artigo:

  • Uma das melhores formas de se comunicar com o cliente é prestar atenção naquilo que ele fala. 
  • Manter conversas simples, sem enrolação e com clareza de informações, permitem que o decisor da compra, no caso o cliente, tome boas decisões com relação ao seu produto.
  • Não abandone seu cliente uma vez que a venda for realizada: obter feedback e estar aberto a críticas é um modo de fidelizá-lo.
  • Saber se comunicar impacta diretamente no lucro da marca, portanto, estude as melhores práticas de comunicação interna e externa.
  • As redes sociais servem para exercitar suas estratégias de vendas, pois permitem testes rápidos e mensuração do impacto da sua atual abordagem.

Para obter sucesso em uma empresa, é imprescindível investir em uma boa comunicação com clientes. Você já ouviu falar de alguma organização bem-sucedida no mercado que não sabe passar sua mensagem para os clientes?

A boa comunicação é um diferencial, tanto na hora de nutrir a relação com seus antigos clientes quanto para atrair novos compradores.

Tem interesse no assunto? Confira aqui as melhores dicas para aperfeiçoar e potencializar a comunicação com o cliente do seu negócio!

Qual é a importância da comunicação com o cliente?

Os clientes são essenciais para todo e qualquer negócio, e para que sejam fiéis a uma empresa e mantenham uma parceria, o relacionamento precisa funcionar.

E quem nunca ouviu que um relacionamento bem-sucedido é aquele que possui uma boa comunicação entre as partes?

Este é um clichê, mas é a mais pura verdade.

Você só saberá o que seus clientes querem, o que eles acham do seu produto/serviço e o que eles esperam que você melhora, se você se comunicar com eles.

A comunicação com o cliente abre caminho para diversos insights que favoreçam a empresa, e os clientes também.

Desta interação, podem surgir ideiais para novos produtos, novas estratégias de fidelização, melhorias pontuais que elevam as vendas, novos posicionamentos, e até mesmo uma nova identidade.

O fato é que, sem a comunicação com o cliente, uma empresa encontra-se no escuro, e não sabe para onde seguir. Quando isso acontece, sua sobrevivência no mercado entra em jogo. E neste jogo, uma empresa tem grandes chances de perder.

Como melhorar a comunicação com o cliente?

A comunicação entre empresa e cliente é fundamental. Mas você conhece as melhores formas de comunicação com o cliente?

Confira essas dicas e descubra como melhorar essa comunicação.

1. Ouça o que o cliente tem a falar

Na hora da venda ou de obter o feedback, é importante realmente prestar atenção naquilo que o cliente fala. Se no passado o que se esperava de um vendedor era que ele fizesse propaganda de vários produtos em uma mesma compra, hoje em dia, valoriza-se muito mais aqueles que verdadeiramente entendem o que o consumidor procura. Dessa forma, pode-se atendê-lo de maneira eficaz.

A pessoa que utiliza os serviços da empresa fica satisfeita e se vê muito mais suscetível a voltar ao estabelecimento — e assim as chances de fidelizá-la são muito maiores.

Não se esqueça de que o bom atendimento muitas vezes gera ótimo marketing espontâneo. Por isso, a comunicação no atendimento ao cliente é tão importante. Em outras palavras, clientes satisfeitos conversarão com outras pessoas sobre o serviço prestado e assim você conseguirá novos clientes.

O papel do CRM na comunicação com o cliente

Um CRM pode ajudá-lo a potencializar a comunicação com o cliente e fidelizá-lo, você sabia disso?

O sistema de CRM é uma estratégia de gestão comercial que coloca o cliente como o principal foco para o sucesso nas vendas. Desse modo, essa estratégia entende que todas as interações com os clientes são altamente valiosa, podem agregar às negociações com dados quantitativos e qualitativos.

Mas, é claro que para alcançar esses dados, você precisa centralizá-los de maneira prática, de forma que não atrapalhe a velocidade das suas tarefas. É nese ponto que entra a relevância do CRM.

Esta soluções permite que os vendedores possam armazenar todas as conversas com os clientes, e tudo as suas observações, informações e considerações ficam facilmente centralizadas na plataforma.

O CRM do Agendor possui uma integração com o WhatsApp Web que simplifica o armazenamento de conversas na ferramenta, para que assim, os vendedores correr o risco de perder conversas importantes, e tenham em mãos todas as informações importantes sobre um cliente.

Veja como essa integração funciona na prática:

E aí, ficou curioso para testar essa integração com suas próprias conversas?

É muito simples! Para começar, basta criar uma conta gratuíta no Agendor!

Aprofunde seus conhecimentos e saiba mais sobre a importância de ouvir seus clientes:

2. Utilize a tecnologia

Hoje, não há como melhorar a comunicação com o cliente sem o uso da tecnologia.

Com as redes sociais em alta, acabou-se a época em que empresas fazem sucesso apenas no mundo real! Por isso, é importante manter contas atualizadas nas redes sociais e investir na comunicação por esse meio, certo?

As redes sociais, atualmente, são o principal veículo de comunicação entre uma marca e seus consumidores, ou seja, uma grande oportunidade para criar relacionamentos fortes e fixar sua marca no mercado!

Além disso, é preciso entender que seus clientes estão em diferentes canais, e utilizam aqueles com os quais possuem maior familiaridade.

Isso signfica que sua empresa deve contar com uma estratégia de comunicação que combina diversos canais. E quando falamos sobre isso, estamos nos referindo a uma estratégia omnichannel.

Para essa estratégia, a tecnologia também é fundamental. Afinal, estes canais devem estar integrados e centralizar as interações que a empresa teve com seus clientes.

Mas lembre-se: a comunicação com o cliente deve ter o mesmo tom de voz e ser baseada nos mesmos valores para que seu público reconheça a sua personalidade independentemente do canal que utilizar.

Leia mais sobre o tema em: [GUIA] O que é omnichannel: exemplos, conceitos e como aplicar na sua empresa

3. Não se esqueça do cliente quando a compra acabar

É importante saber que o cuidado com o cliente não deve ser feito apenas enquanto ele está comprando. Assim, se você quer saber como conseguir uma boa comunicação com o cliente em sua empresa, faça questão de que os seus funcionários continuem mantendo contato com os consumidores, de forma que eles se lembrem de seu serviço.

Mas cuidado: existe uma linha tênue entre cuidar de seu cliente e irritá-lo. Por isso, nesses contatos posteriores, tenha sempre em mente o que realmente deseja falar com a pessoa, seja uma promoção especial ou apenas para saber se ela ainda necessita de algum serviço prestado pela marca.

4. Preste atenção nas palavras

Conservar um tom profissional é importante na hora de melhorar a comunicação com clientes. Não se esqueça, acima de tudo, de que eles são pessoas que consomem seus produtos.

Por isso, evite gírias e outras expressões que possam tornar sua conversa muito informal (se essa não for a postura de sua empresa desde o início do relacionamento, afinal, cada organização tem uma realidade particular).

Nas redes sociais também é importante ter essa ideia em mente. A página do Facebook da Prefeitura de São Paulo, por exemplo, opta por uma linguagem mais formal. Por outro lado, páginas como a da Prefeitura de Curitiba no Facebook investem em um conteúdo mais informal, com memes e outras expressões bastante usadas no universo online.

Avalie com sua equipe como será a linguagem utilizada pela marca.

5. Seja mais objetivo

Na comunicação com o cliente, a melhor estratégia é sempre ir direto ao ponto. Mantenha a conversa simples e seja claro ao passar informações, para que assim o cliente decida o que pretende fazer.

A boa comunicação com clientes é um requisito básico para que empresas tenham êxito. Com algumas atitudes básicas, ela pode ser potencializada, o que impactará no lucro da marca!

Que saber mais sobre o tema comunicação? Então confira os seguintes artigos: 3 ferramentas de comunicação interna online para vendas e 9 dicas simples de comunicação no ambiente de trabalho.

Veja mais dicas de comunicação com clientes baixando nosso e-book gratuito: Kit: Atendimento ao Cliente de Forma Eficiente