Saber como captar clientes de advocacia exige técnicas diferenciadas, conheça 9 delas!

    Principais aprendizados deste artigo:

  • É preciso definir exatamente o que é um lead qualificado para direcionar as estratégias de captação. Saiba mais em O Guia da Prospecção.
  • O cartão de visitas ainda é um bom instrumento para captação de clientes, no entanto, ele deve ser feito com muito cuidado aos elementos visuais para gerar credibilidade ao escritório.
  • Mesmo sendo um modelo de negócio tradicional, o marketing digital também traz resultados para a captação e, inclusive, aumenta o alcance do público pelas mídias sociais.
  • Um blog corporativo com conteúdo relevante para o seu público pode gerar mais valor ao escritório e atrair mais clientes.
  • Outra maneira de promover um escritório é por meio de palestras, eventos, feiras de negócios.
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Dentre as profissões liberais, umas das que impõe maiores entraves à divulgação e publicidade é a advocacia. Neste contexto, como captar clientes de advocacia de forma a não ferir o código de ética da profissão?

Na verdade, é preciso entender que existe um motivo para que a publicidade e a propaganda de escritórios de advocacia tenham certas restrições. Trata-se de uma atividade cercada de tradições e ritos.

Além disso, o sigilo, a confiança, a justiça, o direito e a verdade são valores grandes demais para a sociedade. Não se pode “mercadejá-los” da mesma forma que se faz com outros serviços.

Outras profissões liberais, por motivos semelhantes, também sofrem restrição na maneira de se divulgar seus serviços e captar clientes. É o caso da medicina, da odontologia, da psicologia e de algumas outras.

Por isso, sinta-se prestigiado em oferecer à sociedade um bem tão precioso que é preciso tratá-lo de forma especial. Transforme esta aparente limitação de como captar clientes de advocacia em uma vantagem, ao fazer isso de forma correta, ética e eficaz.

Para ajudar você nesta missão, separamos algumas dicas para que você saiba exatamente como captar clientes para advocacia usando as qualidades de seu escritório e as divulgando de forma a chamarem a atenção de possíveis interessados nesses serviços que sua banca de advogados domina.

Além de nossas dicas, confira também este e-book: O Guia da Prospecção, e saiba como gerar leads qualificados para seu escritório.

Como captar clientes de advocacia com ética e eficácia

Seja ético ao captar clientes de advocacia.
Seja ético ao captar clientes de advocacia.

Por se tratar de um serviço altamente qualificado, onde a formação acadêmica, o conhecimento jurídico, a prática e a experiência contam muito, é importante demonstrar isso para futuros clientes.

Uma das maneiras mais indicadas de se fazer isso é contando com materiais de divulgação que atestem isso com elegância e bom gosto, principalmente um site, cartões de visita e um folder de apresentação.

Vamos começar falando desses materiais impressos e, em seguida, sobre marketing digital e marketing de conteúdo, e como captar clientes de advocacia usando essas novas tendências da comunicação em conjunto com as tradicionais.

1. Cartão de visita: tradicional aliado dos advogados

Pode até funcionar para outras profissões, mas um advogado sem cartão de visitas não tem como captar clientes para seu escritório de advocacia. E existem algumas dicas básicas de como fazer um cartão de advogado:

  • Seja sóbrio nas cores: normalmente azul escuro, bordô ou cinza.
  • Não escreva demais: nome, especialidades do advogado e do escritório e, se for o caso, indicar se é mestre, doutor, ou professor de alguma faculdade.
  • Tamanho: o usual é 9 cm X 5 cm.
  • Criar um logotipo: sim, isso dará muito mais personalidade ao seu cartão. Vamos falar sobre isso no tópico seguinte.
  • Gramatura do papel: deve ser firme, no mínimo a gramatura de 200g/m².
  • Tipo de papel: o papel que dá o melhor efeito é o couchê fosco, transmitindo sofisticação e sobriedade.
  • Acabamento: um acabamento que pode dar um toque especial ao seu cartão de visitas é o chamado verniz UV aplicado somente em alguns detalhes, como no logotipo ou no nome do advogado.

2. Logotipo do escritório de advocacia

Poderíamos ter começado falando do logotipo, pois ele deve ser aplicado em todas as peças de comunicação. Mas achamos importante reforçar primeiro a necessidade de um bom cartão de visitas.

Um escritório com logotipo terá como captar clientes de advocacia de uma forma mais profissional e estruturada, transmitindo seu posicionamento com este elemento.

Atualmente, sites de concorrência criativa podem ajudar sua empresa a fazer logos, cartões de visita, folders, apresentações e muitos outros materiais de comunicação.

Veja como criar uma apresentação e encantar seus clientes: 21 dicas para criar uma apresentação comercial matadora

3. Crie um folder

Um folder para escritório de advocacia deve ser um material bastante sóbrio e objetivo, que traga o currículo dos principais advogados da casa, as especialidades do escritório e seus contatos.

Na verdade, é apenas um material que visa tangibilizar toda excelência de seus serviços de uma forma sutil e elegante, depois de uma visita de prospecção.

4. Praticando o marketing digital

O marketing digital é um grande aliado dos escritórios de advocacia.
O marketing digital é um grande aliado dos escritórios de advocacia.

Depois de falarmos desses 3 materiais impressos mais tradicionais, e de qualquer forma imprescindíveis para seu escritório, é hora de entrarmos no conceito de marketing digital e como captar clientes de advocacia com ele.

Você verá que é algo mais simples do que você imagina. A ideia, principalmente no caso de escritórios de direito, é praticar um marketing menos invasivo e mais voltado a oferecer conteúdo, por meio de 4 pontos de contato principais: site, mídias sócias, blog e e-mail marketing.

Ao oferecer esses materiais de qualidade para sues clientes, como artigos em blogs, dicas de softwares, resenhas de livros, sugestões de cursos e até e-books, você poderá solicitar em troca endereços de e-mail e telefones, com os quais poderá dar prosseguimento ao seu trabalho de captação de clientes.

Vamos ver a seguir como trabalhar isso.

5. Site do escritório de advocacia

Um site deve transparecer confiança e solidez para seus clientes.

É determinante que seja feito por um profissional de alto nível. De forma semelhante ao folder, deve conter os currículos dos principais advogados, as especialidades do escritório e também outras informações relevantes, como filiais e parcerias no país e eventualmente no mundo, lista de clientes e algo muito importante: depoimentos de clientes satisfeitos que atestem a excelência daquela banca de advogados.

6. Blog corporativo

Um blog com artigos bem escritos, que passem dicas para empresas ou pessoas físicas que precisam de serviços jurídicos pode ser a porta de entrada para novos clientes.

Esses textos, além de conteúdo relevante e de qualidade, devem ser criados obedecendo técnicas de SEO, que fazem os artigos serem facilmente encontrados em sites de busca, como o Google.

Ao notarem que o escritório entende do assunto que buscam, os clientes acabam entrando em contato para mais informações.

7. Mídias sociais

No caso de escritórios de advocacia, as mídias sociais muito informais, como Facebook e Twitter, talvez não sejam as mais indicadas, a não ser que se dediquem a divulgar alguma causa social praticada pela banca.

A mídia social que pode trazer mais resultados é o LinkedIn, que é totalmente focada no público corporativo. Ofereça conteúdos semelhantes aos do blog.

8. E-mail marketing

Deve ser usado com muita cautela, mas é uma maneira de manter contato constante com aquele público que assinar uma Newsletter depois de ter contato com seu blog ou site.

Evite, é claro, ofertas de serviços. Foque em prover um conteúdo interessante que mostre toda capacidade de seu escritório.

9. Promover palestras e participar de ventos

Promova palestras e mostre a competência de seu escritório.
Promova palestras e mostre a competência de seu escritório.

Outra forma de como captar clientes de advocacia é promover palestras que atraiam possíveis interessados em seus serviços e estar sempre presente em eventos de classe, associações, feiras de negócio, simpósios e outras oportunidades como estas.

Se você ficou interessado na geração de materiais e artigos para seus clientes, confira esta postagem de nosso blog: Tudo que você precisa saber sobre marketing de conteúdo!