Não sabe o que colocar em seu cartão de visita?

Na verdade, essa é uma tarefa fácil de realizar. É muito simples de entender o que é importante colocar em seu cartão de visita e o que você deve evitar.

Por isso, neste texto, além de te mostrar como criar um cartão de visita e apresentar alguns exemplos, também trazemos dicas do que sempre colocar em seu cartão de visita, o que colocar no cartão de vista às vezes e o que nunca colocar nele.

O Guia da Prospecção

Como gerar leads qualificados e prontos para comprar

Leia também: Como causar uma boa impressão em poucos minutos: 14 dicas práticas

Como criar um cartão de visita

Você pode se dirigir a uma gráfica e solicitar a criação de seu cartão de visita no local. Vale lembrar que o ideal é usar uma gráfica especializada nesse serviço, porque, muitas vezes, grandes gráficas não se interessam em imprimir 100 ou 500 cartões de visita.

Mas o melhor mesmo é usar um serviço online de criação de cartão de visita. Nesses sites, você escolhe um template do cartão que quer usar, preenche com seus dados e seu logo, paga e e recebe tudo em sua casa.

Sem dúvida, essa é a melhor opção de como criar cartões de visita.

Veja alguns exemplos de cartão de visita criados dessa forma, com templates da Criar Cartão:

O que colocar no cartão de visita

O que colocar no cartão de visita

O que colocar no cartão de visita

O que colocar no cartão de visita

Ao pensar no que colocar no cartão de vista, lembre-se da regra: menos é mais.

A função do cartão de visitas é informar seus contatos, nome e localização da empresa. Tudo além disso será supérfluo e desnecessário.

Veja nossas dicas do que colocar em seu cartão de visitas.

O que sempre colocar no cartão de visitas

Nome

Evidentemente seu nome deve constar do cartão de visita. Ele deve estar em certo destaque, mas não precisa ser enorme.

Se seu nome for muito grande, pense em abreviar os nomes do meio e manter apenas os que são mais usados por colegas de trabalho e parceiros de negócio.

Colocar a apelido é um tanto informal, mas, em algumas áreas de atuação, isso pode ser normal, colocando entre aspas no meio dos nomes oficiais.

Nome ou logo da empresa

O ideal é colocar o logo da empresa, sem exageros quanto ao tamanho, algo discreto.

O melhor é pedir a um designer gráfico que elabore a disposição de todos os elementos. Porque ele pode até colocar um logo grande, mas sabe como fazer isso sem deixar seu cartão estranho.

Cargo

Normalmente vai logo abaixo do nome. No entanto, alguns cargos de destaque, como CEO,  presidente, VP e mesmo diretor podem ser omitidos por pessoas que receiam ser identificadas como de alta renda e, assim, atrair indivíduos mal-intencionadas.

Telefones

Colocar telefones fixo e móvel é uma das informações básicas de um cartão de visitas. Prefira os telefones de trabalho e evite colocar números pessoais ou residenciais.

E-mails

Seu e-mail profissional, de preferência não um genérico, do tipo seunome@uol.com.br ou seu nome@gmail.com.

É fácil e barato criar um e-mail empresarial. Não faz sentido ter um e-mail genérico, isso transparece pouco profissionalismo.

Mídias sociais

Você pode colocar os endereços das mídias sociais da empresa, como Facebook, LinkedIn e Instagram, se isso for relevante para sua área de atuação. Mas se esses endereços não foram customizados para ficarem curtinhos, talvez fique exagerado.

Colocar seu endereço no LinkedIn também pode ser interessante. Mas cuidado para não encher seu cartão com esses links para mídias sociais. 2 ou 3 no máximo!

O que colocar no cartão de visitas às vezes

Títulos acadêmicos e especializações

É normal que médicos e outros profissionais de saúde coloquem suas especializações porque isso define melhor sua área de atuação.

Consultores, advogados, engenheiros e professores universitários também podem fazer isso, se tiverem pós-graduações relevantes. É comum ver alguns catões de vista com a sigla PhD logo depois do nome. Isso indica que a pessoa fez um doutorado.

Slogan da empresa

Coloque apenas se for muito importante para o posicionamento da marca, logo abaixo do nome da empresa ou logotipo.

O que nunca colocar em cartões de visitas

Fotos de produtos ou da sede da empresa

O cartão de vistas não é um catálogo. Evite fotos desse tipo.

Sua foto pessoal

Colocar sua foto pessoal em seu cartão de visita pode parecer estranho, além de ser algo totalmente desnecessário. Seu cartão de visitas não é um crachá de identificação, onde isso seria aceitável.

Além disso, a foto pode não ficar com a aparência que você deseja. Eventualmente em seu cartão de visita digital pode ficar bom, mas impressa em papel, a imagem pode ficar distorcida.

Linguagem promocional e “propaganda” da empresa

O cartão não é uma peça de propaganda, é apenas um lembrete de seu nome e dados de contato. Nada de propaganda nele!

Frases religiosas

Por mais que você atue em um nicho com grande participação de determinados seguidores de uma religião, seu cartão de visitas não é o lugar ideal para professar suas crenças.

Evite misturar um assunto tão importante e pessoal como a fé das pessoas com sua atividade comercial.

Cartão de visita digital

Existem diversos aplicativos para celular em que você pode criar um cartão de visitas digital e compartilhar agilmente com seus clientes.

A dica é usar as mesmas informações que recomendamos acima e atualizar sempre.

Veja alguns exemplos de cartão de visita digital, isto é, os aplicativos para criá-los e compartilhar:

Você também pode criar seu próprio catão de visita digital sem usar apps. Veja como neste vídeo da Mariane Mendes:

DICA: Como gravar o cartão de visita de seu cliente no Agendor usando o app CamCard

O carão de visita é uma importante ferramenta de prospecção. Quer saber como ser mais afetivo nessa atividade com ajuda do CRM? Então, baixe nosso e-book gratuito: Como o Agendor pode ajudar sua empresa na prospecção