Pessoas sorrindo e se cumprimentando ao chegar para trabalhar é a realidade da sua empresa? Ou parece que seu time já chega cansado no escritório, de cabeça baixa e desmotivado?

Afinal, como anda o clima organizacional na sua empresa?

O clima de uma organização se refere à maneira com que os colaboradores percebem e experimentam o ambiente de trabalho. Trata-se de um sistema de valores compartilhados que influencia o comportamento dos membros da empresa.

Essa percepção coletiva do ambiente organizacional pode ser positiva ou negativa. Neste último caso, gera-se um clima ruim capaz de trazer péssimas consequências para o desempenho da empresa e para o engajamento dos profissionais.

Tendo isso em vista, vamos explicar aqui sobre o que é um clima organizacional ruim, que fatores contribuem para isso e quais as desvantagens do clima organizacional ruim para o seu negócio.

Mais à frente, você vai conferir também 5 dicas valiosas de como ter um bom clima organizacional na sua empresa:

  1. Faça uma pesquisa de clima organizacional;
  2. Promova uma comunicação transparente e eficaz;
  3. Conscientize os colaboradores sobre a missão, a visão e os valores da empresa;
  4. Implemente a meritocracia e reconheça os esforços dos colaboradores;
  5. Preze pela qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores.

Leia também: Como motivar funcionários de forma rápida, prática e eficaz

O que configura um clima organizacional ruim?

Conforme mencionamos na introdução deste conteúdo, o clima organizacional tem a ver com a percepção coletiva dos colaboradores em relação ao ambiente da empresa.

Logo, um clima organizacional ruim se instaura quando os funcionários passam a perceber o ambiente de trabalho com insatisfação, o que acaba influenciando o comportamento e o desempenho deles negativamente.

Confira a seguir alguns dos principais fatores que configuram um clima organizacional ruim:

Gestão desqualificada

A forma de gerenciar as equipes e os processos internos tem relação direta com o clima da organização. Uma gestão desqualificada, seja na condução das tarefas, na delegação de responsabilidades ou na resolução de conflitos, leva a um ambiente desfavorável para os colaboradores.

Situações de assédio

Outro fator que contribui para o clima organizacional ruim é a cultura de assédio (moral ou sexual) presente em muitas empresas. Esse tipo de comportamento deve ser identificado e combatido com seriedade.

Comunicação interna ineficaz

Sem uma sólida e eficaz comunicação interna, o clima fica prejudicado. Os colaboradores passam a ter maior dificuldade em entender o que se espera deles.

Isso gera diminuição no engajamento e ruídos capazes de impactar negativamente a entrega de resultados.

Metas inalcançáveis

Quando os colaboradores se deparam com metas praticamente impossíveis de serem alcançadas e bastante deslocadas da realidade, eles tendem a perder motivação; e isso leva a instauração de um clima organizacional ruim.

DICA – se sua equipe está com dificuldades para alcançar sua metas de vendas, este infográfico pode ajudar:

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Pouca ou nenhuma perspectiva de crescimento

O clima organizacional também tende a ficar ruim quando os colaboradores têm pouca ou nenhuma perspectiva de crescimento dentro da empresa. Sem conseguir um futuro promissor para eles na organização, a tendência é que eles fiquem desmotivados em suas funções, deixando o clima desfavorável.

Leia mais: Entenda o conceito de clima organizacional e como mudá-lo

Quais as desvantagens do clima organizacional ruim?

Um clima organizacional ruim pode trazer infinitas desvantagens para a sua empresa.

Um ambiente pesado e desfavorável impacta negativamente o bem-estar dos colaboradores, o que leva a uma queda no desempenho da organização em direção a metas e objetivos previamente definidos.

Um clima desagradável acarreta em uma diminuição da produtividade das equipes, que passam a trabalhar de maneira menos inspirada e criativa.

Também configura como uma das principais desvantagens do clima organizacional ruim o aumento da rotatividade de funcionários, o que gera uma desestabilização das dinâmicas internas e um aumento no custo com rescisões e novas contratações de talentos.

5 dicas de como ter um bom clima organizacional na sua empresa

Agora que você já sabe quais as desvantagens do clima organizacional ruim e o quão catastróficas elas podem ser para qualquer modelo de negócio, é hora de conferir algumas dicas essenciais de como ter um bom clima organizacional na sua empresa.

1. Faça uma pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima é uma ótima ferramenta para entender a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho e identificar oportunidades de melhoria.

Se você não sabe como fazer uma pesquisa desse tipo, confira estas publicações de nosso blog:

2. Promova uma comunicação transparente e eficaz

Por meio de uma comunicação interna transparente e eficaz, evita-se ruídos que podem comprometer o desempenho dos colaboradores. Utilize ferramentas que ajudem a promover melhorias na circulação de informações.

3. Conscientize os colaboradores sobre a missão, a visão e os valores da empresa

Esses são os pilares fundamentais de uma empresa. Para um clima organizacional favorável, é indispensável que a missão, a visão e os valores da empresa estejam bem disseminados internamente.

4. Implemente a meritocracia e reconheça os esforços dos colaboradores

É de extrema importância para um bom clima organizacional que os colaboradores se sintam valorizados e tenham seus esforços devidamente reconhecidos pela empresa.

5. Preze pela qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores

Procure oferecer um local de trabalho adequado, com materiais e demais recursos necessários para que os colaboradores possam ter uma boa qualidade de vida e bem-estar no desempenho de suas funções. Seja flexível e dê condições que favoreçam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Uma forma eficaz de motivar os colaboradores é alinhando suas metas pessoais com as metas da empresa, veja como fazer isso na prática neste vídeo do Júlio Paulillo:

Veja também: Quando ficar preocupado com a rotatividade nas empresas?

O clima organizacional é apenas um de muitos aspectos que um gestor de vendas precisas ficar de olho, por isso, baixe nosso e-book gratuito e conheça outras dicas de como gerenciar o time comercial: Guia: Gestão Eficaz da Equipe de Vendas