Quem não gosta de ganhar um presente ou um mimo de vez em quando, não é mesmo? Principalmente quando ele é útil. Essa é a lógica que segue o principal motivo de empresas surpreenderem seu público com brindes para fidelizar clientes.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Os brindes para fidelizar clientes ajudam o público a se sentir lembrado, valorizado e reconhecido. Eles podem ser dados em diversas ocasiões, com finalidades diferentes.
  • Antes de definir o brinde a ser dado, é importante conferir as políticas de compliance e as regras da CVM para entender se há alguma restrição de presentes.
  • É fundamental entender o objetivo da campanha e conhecer os gostos, os desejos e as necessidades dos clientes antes de escolher o brinde ideal.
  • Os brindes mais baratos incluem ecobag, caneta, calendário, squeeze, power bank, porta-copos, chaveiro, caneca etc.
  • Já os brindes mais caros, dados por empresas com maior ticket médio de produtos e serviços são: bolsa térmica, fone de ouvido, caixas de som, kit churrasco, vinhos, kit café gourmet, entre outros.
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O setor de brindes apresenta tendências de crescimento, movimentando anualmente cerca de R$7 bilhões. Para ter uma noção, durante a pandemia, empresas investiram em kits com máscaras e álcool em gel e luminárias para garantir uma luz adequada em videoconferências.

Achou ousado? Pois saiba que há diversas opções de brindes no mercado. E elas variam de acordo com o porte da empresa e as características do cliente. Ou seja: é possível escolher brindes baratos a caros, destacando-se da concorrência.

Descubra a importância de saber como fidelizar clientes com brindes adequados e funcionais e veja 17 dicas para surpreender em diversas épocas do ano!

Por que investir em brindes para fidelizar clientes?

O principal motivo de dar brindes para fidelizar clientes é: fazer o público ter uma lembrança positiva da marca, sentindo-se reconhecido e valorizado. Afinal, dar presentes demonstra afeto, atenção e conexão.

Ou seja: investir em brindes corporativos é uma das principais formas de construir e solidificar o relacionamento com o cliente.

Segundo uma pesquisa, 76% dos clientes que levam um brinde para casa confirmam que se lembram mais facilmente e de maneira positiva da marca que os presenteou. O relatório revelou ainda que 57% das pessoas afirmaram que ficam mais inclinadas a comprar novamente com a empresa que ofereceu o brinde.

Logo, precisamos destacar outra necessidade que o brinde deve ter: personalização. Não importa o valor do mimo oferecido, é preciso que ele carregue a identidade da marca que está presenteando. E, acredite: com o avanço da tecnologia, as empresas conseguem estampar o logo ou o nome da marca em diversos objetos, até em garrafas de vinho.

Além disso, veja mais vantagens em investir em brindes para fidelizar clientes:

  • contribui para um relacionamento mais sólido e duradouro;
  • evita que o cliente compre com a concorrência;
  • estimula o cliente a se tornar um embaixador da marca e divulgá-la de forma orgânica (marketing boca a boca);
  • aumenta a compra recorrente;
  • fortalece a relação de confiança;
  • reduz os gastos com atendimento;
  • ajuda o cliente a fornecer feedbacks mais honestos e relevantes.

Atenção às regras sobre brindes corporativos!

Há dois pontos que você precisa ter atenção na hora de definir qual será o brinde para fidelizar seus clientes B2B:

  • políticas de compliance: algumas empresas possuem regras quanto ao recebimento de presentes, por isso, o ideal é conferir com seu cliente se há algum tipo de restrição;
  • regras da CVM: a Comissão de Ética da Comissão de Valores Mobiliários estabeleceu diretrizes para recebimento de brindes por funcionários públicos.

Aprenda também: 15 dicas práticas para fidelizar clientes da sua empresa

Dicas de brindes para fidelizar clientes

Antes de iniciar a pesquisa de qual brinde é o mais indicado para encantar e fidelizar seus clientes, há alguns pontos que precisam ser ajustados antes, como os gostos do público e as melhores datas para presentear.

Geralmente, as empresas distribuem muitos brindes em feiras, eventos e congressos e nas datas comemorativas de fim de ano, como Natal e Ano Novo. Mas, há várias datas que podem ser utilizadas, principalmente levando em conta o seu tipo de cliente, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Amigo, Páscoa, Dia do Cliente etc.

A ideia é formular um objetivo da campanha. Ela pode ser para atrair clientes novos (como brindes em eventos), valorizar os clientes mais antigos ou valiosos, agradecer pela parceria durante o ano, celebrar o sucesso de um projeto, entre outros.

Outro ponto fundamental é levar em conta o valor do produto ou do serviço que sua empresa oferece. Caso ele seja caro, não faz sentido presentear o cliente com um chaveiro ou outro brinde barato demais, certo?

Estude seus clientes, seus gostos, seus hobbies e seus desejos e foque na utilidade do brinde. Confira abaixo 17 dicas de brindes para fidelizar clientes.

Brindes baratos para fidelizar clientes

1. Ecobag

Além de mostrar preocupação com o meio ambiente, as ecobags permitem a aplicação de diversas identidades visuais e é muito útil para usar em qualquer momento, até em viagens.

2. Caneta esferográfica

A caneta é um dos brindes baratos para fidelizar clientes mais utilizados no universo corporativo. Ela nunca perde a sua utilidade e pode ser personalizada com uma marca, um logo ou uma frase.

E o melhor: há diversos modelos com preços variados.

3. Botton

Outra opção barata é o botton personalizado que pode ser preso em mochilas, roupas, bonés, bolsas ou qualquer outro tecido.

O botton pode ser mais formal, carregando apenas o logo e o nome da empresa, ou mais divertido, com frases de efeito e brincadeiras. Ele é perfeito para um público mais jovem.

4. Calendário de mesa

Mais um brinde querido no mundo corporativo: os calendários de mesa personalizados. Ele atende a todos os públicos e tem utilidade na organização das atividades.

5. Marcador de página

Se o seu cliente adora livros, esse mimo é perfeito. Até porque, o marcador de página é usado com frequência e garante que seu público se lembre sempre da sua empresa

6. Squeeze

Além de ajudar o seu cliente a tomar mais água, a garrafinha chamada de squeeze é bastante popular e tem modelos variados para escolher.

Ela pode ser mais simples, como aquelas de plásticos, ou então térmicas e com design mais exclusivo. Tem também modelos dobráveis, que são fáceis e práticos de carregar. 

7. Bloco de notas ou Moleskine 

O bloco de notas ou um caderno tipo moleskine (feito com uma capa dura de papel-cartão e envolvido com material impermeável) também são sucesso nos brindes corporativos.

Afinal, eles são úteis e sempre usados para anotações do dia a dia.

8. Power Bank

O nome pode até parecer estranho para você, mas com certeza você já viu muitos deles em empresas.

Ele é um carregador portátil, ótimo para aquelas reuniões externas ou locais que não possuem tomadas acessíveis.

9. Porta-copos

O legal do porta-copos é que ele pode ser usado no escritório ou em casa para apoiar drinks, água, chás e cafés.

Ou seja, ele é perfeito para ser utilizado diariamente e fazer com que o cliente se lembre sempre da sua marca estampada no brinde.

10. Caneca ou copo

A última indicação de brindes baratos para fidelizar clientes são os copos ou as canecas personalizadas.

Além de estimular o cuidado com o meio ambiente, evitando o uso de descartáveis, eles são usados com frequência pelos clientes.

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Brindes especiais para fidelizar clientes

Por fim, listamos abaixo dez brindes mais caros para oferecer a clientes especiais e exclusivos.

11. Bolsa térmica

Bastante versátil e prática, a bolsa térmica pode ser usada para viajar, ir à praia, fazer um churrasco e até levar o almoço ou o lanche para o trabalho.

12. Fone de ouvido

Principalmente após o longo período de home office causado pela pandemia da covid-19, o fone de ouvido tornou- se um produto extremamente valorizado nas organizações.

Eles podem ser mais simples ou com bluetooth, entrada para cartão SD, rádio FM e outras funcionalidades.

13. Kit churrasco

O kit churrasco pode conter aventais, facas, garfos, espetos, tábuas, copos e o que mais fizer sentido para proporcionar momentos de descontração para os clientes e seus amigos e familiares.

Já pensou em quantas pessoas vão olhar a marca estampada no kit? Por isso ele é também uma excelente ideia de brinde!

14. Kit café gourmet

Esse brinde criativo funciona em qualquer situação. O kit de café gourmet pode incluir café moído, em grãos ou em cápsulas, xícaras, coador etc.

15. Kit para viagem

Se o seu cliente viaja muito a negócios ou a lazer, esse brinde corporativo será bastante útil. E o melhor é que há várias opções para incluir nele, como bolsas para notebook, almofada para pescoço, máscaras para os olhos, porta-documentos, mapas interativos, tags de mala, diário de bordo e muito mais.

16. Kit de vinho

Esse brinde nunca sai de moda. Afinal, ganhar um kit de vinho é sinônimo de ser um cliente importante e exclusivo, não é mesmo?

Além de personalizar a caixa do kit e a garrafa de vinho, pode-se aplicar a marca nas taças, marcadores de taças, saca-rolhas etc.

17. Caixas de som bluetooth

Presentes tecnológicos estão cada vez mais invadindo a criatividade dos brindes empresariais. Por isso, as pequenas caixas de som bluetooth são perfeitas para presentear.

Existem as mais simples e à prova d’água, por exemplo. 

Percebeu que dá para soltar a criatividade e escolher um brinde para fidelizar clientes que realmente gere impacto positivo? Você já pensou nisso?

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