Absenteísmo se refere aos dias e horas não trabalhadas dos colaboradores, devido a atrasos ou a faltas.

Turnover é um indicador que mede a relação entre as contratações e os desligamentos de colaboradores durante determinado período.

Absenteísmo e turnover são dois aspectos que podem exercer um impacto negativo nos resultados de uma empresa se suas taxas não forem mantida sob controle.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O absenteísmo ocorre quando o trabalhador não trabalha algumas horas por dia, principalmente por faltas ou atrasos. Já o turnover ocorre quando há motivos para demitir o funcionário, medindo a relação entre contratações e desligamentos.
  • Para que ocorra uma melhora no absenteísmo, inicialmente, é preciso entender quais são os motivos, que podem ir desde desmotivação até problemas de saúde, para depois aplicar um plano de ação.
  • Já o turnover pode ser resolvido pela própria empresa, realizando uma gestão de talentos assertiva e aplicando melhorias para que o funcionário não queira sair da corporação.
  • Ambos os termos fazem parte de indicadores de desempenho das equipes e precisam ser acompanhados de perto.

Basicamente, absenteísmo e turnover se referem às faltas e à rotatividade dos colaboradores, respectivamente.

Quando a quantidade de faltas e o fluxo de desligamentos e novas contratações são muito elevados, a empresa tende a ter um aumento de seus custos e, por consequência, uma queda significativa de produtividade.

Pensando nisso, elaboramos aqui um conteúdo que vai explicar melhor o que é absenteísmo e turnover e como calcular esses indicadores.

Convidamos você a continuar a leitura deste artigo para descobrir também que medidas podem ser adotadas para reduzir as taxas de absenteísmo e turnover na sua empresa.

Leia também: Tudo sobre índice de rotatividade e como gerenciá-lo

DICA: alinhar os objetivos pessoais com os profissionais motiva os colaboradores e ajuda a diminuir tanto o absenteísmo quanto o turnover.

Conheça uma ferramenta que pode ajudar:

Absenteísmo e turnover: o que são, como calcular e como diminuir

O que é absenteísmo?

No contexto corporativo, podemos definir o que é absenteísmo como a ausência de colaboradores. Essa palavra se origina do latim “absens”, que significa “estar fora, afastado ou ausente”.

Logo, o absenteísmo se refere às horas não trabalhadas de um colaborador, à quantidade de faltas que ele apresenta durante um período específico. Mede, portanto, seu grau de assiduidade ao trabalho. Ou melhor, a falta dela.

O absenteísmo engloba as faltas não justificadas, as licenças médicas, os atrasos e toda situação em que o colaborador se absteve de suas funções. Empresas com alta taxa de absenteísmo costumam ser, portanto, menos produtivas.

Como calcular absenteísmo?

Existe uma fórmula específica de como calcular absenteísmo:

  • Taxa de absenteísmo = número de horas de trabalho perdidas / número ideal de horas trabalhadas X 100

Entenda:

Suponhamos que a sua empresa tenha 50 funcionários contratados para trabalhar 8 horas por dia, exceto aos sábados e aos domingos.

Nesse caso, para saber o absenteísmo mensal da sua empresa, você primeiro deve multiplicar a quantidade de funcionários (50) pelas horas diárias de trabalho (8) e pelos dias úteis do mês em questão (22).

Logo, temos como número ideal de horas trabalhadas 8.800 horas/mês. Feito isso, você deverá somar as horas de trabalho perdidas de todos os 50 colaboradores.

À título de exemplo, vamos supor que esse total tenha sido de 150 horas.

Basta, então, aplicar a fórmula:

  • Taxa de absenteísmo = 150 / 8.800 x 100 = 1,7%.

Esse cálculo também pode ser feito individualmente ou para grupos de colaboradores e considerando o período de sua preferência (mensal, anual, semestral).

Assim, será possível comparar o absenteísmo de funcionários e de diferentes setores, assim como analisar se existe alguma sazonalidade no absenteísmo de sua empresa. Dessa forma, você poderá tomar medidas mais específicas para diminuir essa taxa.

Leia mais: Como calcular a produtividade que interessa a seus clientes!

Como diminuir o absenteísmo?

Para saber como diminuir o absenteísmo, é necessário primeiro entender suas causas.

Geralmente, os colaboradores faltam ou se atrasam ao trabalho por motivos pessoais ou de saúde. Mas o absenteísmo pode ser motivado também pela insatisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho, com os colegas, com os líderes e com a remuneração.

Tendo isso em vista, busque conversar com seus funcionários para entender o motivos das ausências. Procure oferecer condições dignas de trabalho, valorize e reconheça os esforços dos colaboradores e evite sobrecarregá-los.

Só o conhecimento aprofundado sobre a situação permitirá a você, como gestor de vendas, entender se o absenteísmo é resultado da contratação de colaboradores desalinhados à cultura da empresa ou, então, uma situação que exija sua atuação para trazer condições mais adequadas de trabalho ao time. 

Veja mais: 5 Dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar

Se você quer motivar sua equipe de vendas para, entre outras coisas, diminuir o absenteísmo, uma campanha de incentivo pode ajudar. Veja como fazer uma:

como criar uma campanha de incentivo de vendas

O que é turnover?

O que é turnover pode ser definido como o fluxo de contratações e desligamentos de uma empresa durante determinado período.

Também chamado no ambiente corporativo por seu termo em português,  a rotatividade, o turnover trata da relação entre o número de profissionais que entraram e que saíram do quadro de funcionários. Essa saída pode ser voluntária ou involuntária.

Como calcular turnover?

Não há muito segredo em como calcular turnover de uma empresa. A fórmula para isso é a seguinte:

  • [(Admissões + Desligamentos)/ 2] / Total de funcionários hoje

Primeiro você deve definir o período que deseja analisar. Depois, some o total de funcionários contratados e demitidos nesse mesmo período.

Em seguida, faça a divisão desse resultado por 2 e divida novamente pelo total de profissionais que você tem no seu quadro de funcionário hoje.

Feito isso e multiplique o resultado por 100 para chegar ao valor percentual da sua taxa de turnover.

Este post também pode interessar a você: Comissão de vendas: O que é? Como calcular? Quais os principais tipos de comissionamento

Como diminuir turnover?

As práticas de como diminuir turnover são bem semelhantes àquelas que citamos para reduzir o absenteísmo.

Assim, procure oferecer remunerações mais justas e competitivas, faça uma gestão de conflitos eficiente, busque tornar o clima organizacional mais saudável e harmonioso e valorize seus colaboradores. O objetivo é tornar sua área e sua empresa um excelente lugar para se trabalhar!

Além disso, atente-se ao processo de recrutamento e seleção. Dessa forma, você vai evitar contratar profissionais que não se enquadram no perfil da empresa ou que não possuem a qualificação necessária para exercer as funções do cargo.

Veja também: Como motivar vendedores desmotivados e reduzir o turnover do time de vendas: 5 estratégias

Pagar comissões para vendedores é uma forma tradicional de motivá-los, por isso, dê uma olhada nestas dicas:

Infográfico - como calcular comissão de vendas

Bom, ficou claro o que é turnover e absenteísmo e como calcular? Então, agora que você já sabe mais sobre esses dois importantes aspectos do negócio, fique atento e busque mantê-los o mais baixo possível para manter a máxima produtividade em vendas.

Como você viu, contar com vendedores motivados tendem a diminuir seus índices de absenteísmo e de turnover. Por isso, além de um ambiente de trabalho agradável e atrativo, é importante remunerar seus colaboradores em função de seu desempenho. Assim, que tal baixar nossa planilha gratuita?