Entender quais são os tipos de avaliação de treinamento é crucial para compreender a assertividade desse processo.

Os programas de capacitação e desenvolvimento são determinantes para manter os colaboradores atualizados e, sobretudo, motivados e engajados. Com isso, a equipe reconhece que a empresa está investindo em seu potencial e se torna mais produtiva. Como consequência, resultados incríveis são alcançados.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Mas para isso, é preciso saber se essas capacitações estão realmente sendo proveitosas. 

Trata-se de um investimento no capital humano da organização. E como todo bom investimento, ele precisa trazer um retorno positivo.

Mas então, quais são os tipos de avaliação de treinamento? Como medir a aprendizagem da equipe para entender se estão no caminho certo? Responderemos a essas perguntas ao longo do artigo. Continue a leitura!

O que é uma avaliação de treinamento?

Uma maneira prática de se familiarizar com o conceito e a importância de uma avaliação de treinamento é voltando aos tempos de escola.

Depois de uma série de aulas e lições de casa, o temido momento chega: o período de provas! Aquele papel com inúmeras questões vai mensurar a aprendizagem do aluno durante todo o processo de ensino. 

A partir de uma métrica utilizada para saber se a quantidade de acertos é suficiente ou não, ao final do ano, o corpo docente julgará se o aluno está apto para passar de ano.

Uma avaliação de treinamento funciona da mesma forma!

É uma ferramenta de análise que evidencia se uma capacitação aplicada foi assertiva o bastante para que as mudanças e os aprimoramentos propostos se façam presentes.

E se sua empresa está investindo em programas de capacitação e treinamento, parabéns! São muitos os benefícios que esta prática pode trazer, já que:

  • motiva e engaja os colaboradores;
  • reduz o índice de turnover e absenteísmo;
  • aprimora processos e métodos já existentes;
  • eleva a qualidade do trabalho do time;
  • previne erros e retrabalhos;
  • promove um bom clima organizacional;
  • melhora o relacionamento entre a equipe.

No entanto, é importante que os gestores e líderes de departamento não abandonem seus colaboradores e façam uma avaliação de treinamento depois desses processos.

Portanto, confira agora quais são os tipos de avaliação de treinamento que podem ser aplicados.

Leia também: Treinamentos para liderança: 5 tipos de capacitação para desenvolver líderes e equipes

Quais são os tipos de avaliação de treinamento?

Se você é um líder que reportou para a sua gerência a necessidade de aplicar um treinamento para o seu time, será necessário expor aos seus superiores se houve, de fato, um retorno positivo sobre o investimento feito pela empresa.

Isso será determinante para que você promova sua imagem como líder e receba o devido reconhecimento pelo seu trabalho.

Contudo, para que esta análise do treinamento seja feita da maneira correta, deve ser realizada por diferentes perspectivas.

Segundo Donald Kirkpatrick (1924-2014), professor da Universidade de Wisconsin e ex-presidente da Sociedade Americana de Treinamento e Desenvolvimento (ASTD), os tipos de avaliação de treinamento passam por 4 níveis:

  1. avaliação de reação;
  2. avaliação de aprendizagem;
  3. avaliação de comportamento;
  4. avaliação de resultados.

A sequência para avaliar a eficácia de uma capacitação aplicada foi criada para que as empresas não perdessem mais tempo e dinheiro com treinamentos que não valessem a pena.

Na época em que criou esta metodologia com os tipos de avaliação de treinamento, seu sucesso foi tão estrondoso que tem se perpetuado cada vez mais no mundo corporativo.

A seguir, conheça cada um dos tipos de avaliação de treinamento:

Avaliação de reação

Este primeiro nível dos tipos de avaliação de treinamento mede quão favoravelmente os colaboradores estão reagindo à capacitação aplicada. 

Para isso, os funcionários devem declarar sua percepção sobre os profissionais que ministraram o curso, o conteúdo, a jornada de aprendizagem e a relevância do treinamento.

Basicamente, esta etapa avalia toda a experiência dos colaboradores em relação à capacitação. 

Para obter esses depoimentos, você pode elaborar um questionário com algumas perguntas sobre o curso, e permitir que sua equipe avalie anonimamente as questões. Dessa forma se sentirão mais confortáveis em expor suas verdadeiras considerações, tornando o questionário ainda mais preciso.

Ao colher essas informações, o que deixou a desejar poderá ser melhorado, e o que foi bom poderá ser aperfeiçoado.

Relembre quais são os tipos de trabalho em equipe: 

Avaliação de aprendizagem

Depois de executar a avaliação de reação, o próximo nível dos tipos de avaliação de treinamento a ser seguido é o de aprendizagem.

Nesta etapa, o que será mensurado é o que os colaboradores aprenderam durante o treinamento.

Antes mesmo de um programa de capacitação ser aplicado, é definido um objetivo para ele. Muitas vezes podem ser variados, mas devem ser utilizados como indicador para mensurar se o conhecimento passado foi absorvido.

Um exemplo, é efetuar um curso sobre uma nova metodologia de vendas com o objetivo de aumentar a receita da empresa. 

Portanto, para saber se o que foi passado no treinamento foi acatado corretamente pelos vendedores, é preciso fazer uma prova ou teste e qualificar o aprendizado do time.

A fim de ter uma avaliação ainda mais precisa, é recomendável que se faça um teste antes do treinamento considerando os conhecimentos atuais da equipe para fazer um comparativo com a avaliação de aprendizagem que será aplicada.

Avaliação de comportamento

Será que depois do treinamento, os colaboradores estão agindo de uma maneira diferente?

Para investigar isso, faça uma avaliação de comportamento.

Retomando o exemplo anterior: se seus vendedores participaram de um curso sobre uma nova metodologia de vendas, você precisará entender como isso está sendo aplicado na rotina da sua equipe.

Afinal, se o time deve uma boa e efetiva experiência de aprendizagem, mas não está colocando em prática os ensinamentos, de nada valerá o tempo e o dinheiro dispensados para o curso, e os objetivos não serão atingidos.

Além disso, somente será possível enxergar uma mudança nas atitudes dos colaboradores se as etapas anteriores forem bem-sucedidas. Percebe a relação entre os tipos de avaliação de treinamento de Donald Kirkpatrick?

Uma análise refinada dependerá das considerações do profissional que aplicou o curso, logo, é essencial que ele faça parte desta avaliação. 

Confira também: Estudo revela os pontos fundamentais sobre o comportamento dos vendedores de sucesso

Avaliação de resultados

Este é o tipo de avaliação de treinamento que analisará, de fato, os números.

Após o curso sobre a nova metodologia, suas vendas aumentaram? Seu time tem batido a meta mais facilmente? 

Novamente, faça um resgate dos objetivos do treinamento para entender quais indicadores você irá mensurar nesta etapa. 

Assim, o retorno do investimento em treinamentos e capacitações será realmente evidente.

Conheça o Funil dos Sonhos, uma ferramenta gratuita para engajar seu time de vendas:

Nós temos dois conteúdos gratuitos que poderão te dar suporte para mensurar e analisar resultados. Confira: