Em fevereiro de 2022, o Brasil registrou um número recorde de pedidos de demissão. De acordo com um levantamento da LCA Consultores, foram 29.488 pedidos por dia útil no segundo mês do ano.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A retenção de talentos visa reduzir custos com demissões e novas contratações, diminuir os índices de turnover, melhorar o engajamento dos colaboradores e atrair novos talentos. 
  • A baixa remuneração é um dos principais motivos porque bons funcionários pedem demissão. Por isso, uma das práticas de retenção de talentos que devem ser feitas é investir em salários atrativos e coerentes com o contexto socioeconômico do país.
  • Uma liderança ruim gera perda de talentos nas empresas e prejudica diretamente os resultados da organização.
  • Para evitar a fuga de talentos, é preciso focar em capacitação da liderança, remunerações atrativas, gestão de equipes e construir um plano de carreira consistente para cada colaborador.
  • Uma nova geração de trabalho apresenta diferentes comportamentos no ambiente profissional. A atualização das habilidades de gestores é mais do que crucial, dentro deste contexto. Saiba mais em Ebook: Como liderar uma equipe comercial formada por Millennials

Nunca havíamos registrado tantos brasileiros migrando para outras oportunidades de trabalho, quando a atual não lhe satisfaz mais.

São muitos os fatores que colaboraram para isso, como a pressão por resultados, sobrecarga de trabalho, ansiedade e remuneração abaixo do mercado. 

Estes são alguns exemplos de aspectos que tornam o pedido de demissão uma saída para a preservação do bem-estar dos profissionais.

A questão é que, com isso, uma empresa pode perder funcionários muito competentes, o que chamamos de fuga de talentos.

Para uma organização, a perda de talentos nas empresas pode ser muito prejudicial não apenas para os resultados e harmonia do time, mas também para a sua reputação. 

Sem contar que a fuga de talentos está diretamente ligada aos custos da empresa, já que um pedido de demissão gera pagamentos de rescisão, novos recrutamentos e treinamentos para colaboradores, atrasos de projetos, e comprometimento do fluxo de trabalho.

Neste artigo, listamos os 5 principais motivos porque bons funcionários pedem demissão e 9 práticas que sua empresa pode adotar para evitar isso. 

Assim, sua cultura organizacional pode ser fortalecida e seus talentos retidos para manter o bom desempenho da organização, de maneira saudável.

Continue a leitura para conferir!

Por que bons funcionários pedem demissão? 5 motivos

Os talentos são o principal ativo de uma empresa. 

Um colaborador que é pontual, trabalha com qualidade, produtividade e que tem bom relacionamento com a equipe é o agente mais importante para o crescimento do negócio.

Logo, entender porque bons funcionários pedem demissão o ajuda a construir as ações certas para retenção de talentos.

No entanto, muitos gestores ainda não se conscientizaram sobre os benefícios significativos dessa estratégia de Recursos Humanos. 

A retenção de talentos pode:

  • reduzir custos com contratações e demissões;
  • aumentar a produtividade e engajamento da equipe;
  • melhorar o clima organizacional;
  • atrair novos talentos;
  • diminuir os índices de turnover;
  • elevar a reputação da empresa.

Então, para direcionar os esforços de retenção de talentos e proporcionar aos bons colaboradores da sua empresa uma jornada de trabalho tranquila, produtiva e que preserve sua saúde mental, é necessário saber porque bons funcionários pedem demissão.

Confira, a seguir, os 5 principais motivos:

1. Baixa remuneração

Não há como negar: o cenário econômico no Brasil é instável. Em junho de 2022, a taxa básica de juros do país foi elevada para 13,25%, a maior desde 2016. 

Não à toa, para 73% dos brasileiros, o custo de vida aumentou em seis meses, segundo um levantamento da Ipsos.

Como consequência, para manter a qualidade de vida e as contas em dia, um colaborador não pensará duas vezes em deixar um cargo com salário abaixo do mercado e migrar para uma oportunidade financeiramente melhor.

2. Falta de flexibilidade no trabalho

Flexibilizar a jornada de trabalho tem sido uma estratégia muito adotada pelas organizações nos últimos dois anos. 

Essa estratégia foi aplicada para preservar o bem-estar e a saúde dos funcionários diante da pandemia do novo coronavírus. 

Para muitas empresas, a flexibilização do trabalho mostrou que é possível manter a produtividade nas atividades estando em qualquer lugar, viabilizando maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, já que o colaborador tem mais tempo para se dedicar a tarefas particulares ao invés de passar horas nos transportes públicos apenas para ir e voltar do trabalho.

Aliás, de acordo com um estudo da consultoria Mercer, um a cada três funcionários estaria disposto a renunciar a um aumento salarial em troca de mais controle sobre seu horário de trabalho. Para os profissionais de tecnologia, este indicador é ainda mais alto, chegando a 43%.

Saiba mais sobre flexibilidade no trabalho por este vídeo da Siteware:

3. Liderança ruim

Uma má liderança pode ser fatal para uma empresa. 

Se você tem vários funcionários de uma mesma área pedindo demissão, esta é uma bandeira vermelha sobre a liderança. 

É dever da liderança recrutar, construir um plano de carreira consistente, um ambiente desafiador, dar (e receber) feedbacks, se comunicar adequadamente com a sua equipe e dar suporte quando necessário. 

Quando isso não acontece, o engajamento deste colaborador cai e este se torna um dos motivos pelos quais bons funcionários pedem demissão.

Além disso, uma liderança ruim pode causar:

  • falta de motivação;
  • microgerenciamento;
  • falta de perspectiva de carreira,
  • sobrecarga de trabalho;
  • ansiedade e estresse.

4. Saúde mental

Alguns aspectos no ambiente profissional são determinantes para a fragilização da saúde mental dos colaboradores, como:

  • alta competitividade no trabalho;
  • metas inalcançáveis;
  • cobrança excessiva por alta performance;
  • liderança abusiva;
  • pouca abertura para diálogo e exposição de sentimentos;
  • rotina conturbada.

Quando os profissionais estão inseridos em um lugar que negligencia sua saúde mental, a primeira opção é procurar por um ambiente mais confortável e que apresente real preocupação com a estabilidade emocional dos funcionários.

Leia também: Segurança psicológica: como construir essa cultura e por que ela leva a melhores resultados?

5. Clima organizacional ruim

Os fatores que listamos sobre porque bons funcionários pedem demissão também podem ser considerados como causas para um clima organizacional ruim

Um clima organizacional desagradável é o reflexo de uma equipe insatisfeita, desengajada e desmotivada. Então, se quiser ter uma visão inicial sobre a percepção dos seus colaboradores sobre sua empresa, observe como eles se comportam. Simples assim!

Como evitar a fuga de talentos?

Agora que você já conhece os principais motivos porque bons funcionários pedem demissão, veja algumas dicas práticas para evitar a fuga de talentos da sua empresa:

  1. Priorize a comunicação interna;
  2. Tenha transparência na relação com cada colaborador;
  3. Pratique gestão de conflitos;
  4. Aplique treinamentos para liderança;
  5. Reconheça os bons resultados da equipe;
  6. Capacite seus funcionários constantemente;
  7. Dê e recebe feedbacks;
  8. Invista em uma boa remuneração e benefícios;
  9. Construa um plano de carreira personalizado para cada funcionário.

Veja 5 dicas para resolver conflitos no trabalho em equipe:

como resolver conflitos na equipe de trabalho

O que fazer quando um bom funcionário pedir demissão? 

A primeira coisa a se fazer é buscar entender o motivo do pedido de demissão.

Caso esteja vinculado a remuneração, para reter este talento, faça uma contraproposta, se estiver de acordo com a saúde financeira da sua organização.

Por outro lado, se o motivo estiver relacionado com a saúde mental do funcionário, respeite a decisão dê espaço para que ele se cuide.

Dependendo da razão, infelizmente, nada poderá ser feito para reverter a decisão do colaborador. Por isso é importante trabalhar para evitar ao máximo os motivos porque bons funcionários pedem demissão.

Então, procure mensurar os pedidos de demissão e suas justificativas. Assim, você saberá exatamente para onde direcionar suas estratégias de retenção de talentos.

Gestão de equipe: um instrumento crucial para evitar a fuga de talentos

Como mencionamos anteriormente, a liderança tem um papel fundamental na jornada de cada colaborador dentro de uma empresa.

Por essa razão, é necessário capacitar e treinar gestores para que estejam qualificados o suficiente para desempenhar uma gestão de equipes que retenha os melhores talentos.

Principalmente para os times de vendas, cujos resultados estão diretamente ligados com a lucratividade da empresa, gestores bem preparados são essenciais para um faturamento impressionante.

Comece compartilhando nosso eBook gratuito com os líderes da sua organização. Baixe agora mesmo Gestão de Equipe de Vendas: Guia Completo para Líderes!