Não é só na ficção que você encontra as melhores dicas e inspirações para a sua carreira em vendas. Você também pode tirar excelentes lições dos documentários e “das histórias da vida real” que eles contam!

Provavelmente, você já recebeu várias dicas de filmes para ajudar a superar os desafios e inspirar a sua carreira como vendedor, acertei? Não é por acaso, podemos tirar lições muito importantes destas obras e aplicá-las facilmente em situações de nosso cotidiano.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Geralmente, entretanto, essas indicações são de filmes de ficção, que contam histórias bem próximas da realidade, mas ainda limitadas ao universo criado por excelentes diretores e roteiristas.

Que tal, então, diversificar um pouco a sessão de filmes na sua casa e conhecer documentários motivacionais para vendedores que podem ajudá-lo a impulsionar a sua carreira ao mostrar histórias reais de empreendedores, de profissionais de sucesso e de grandes marcas?

Neste artigo, listamos 12 documentários interessantes deste gênero para colocar na sua lista! A maioria deles está disponível na Netflix ou pode ser facilmente encontrada na internet, com dublagem ou legendas em português.

Prepare a pipoca e o bloco de anotações para aproveitar esses documentários para vendedores!

Chegou a hora de ver um bom filme e ainda gerar muita motivação no trabalho!

Veja também: Vídeos sobre liderança e motivação que você precisa assistir

12 documentários motivacionais para fazer sua equipe se mexer!

Motivação no trabalho nem sempre é fácil de conseguir. Por isso, selecionamos alguns documentários interessantes que vão te ajudar a gerar motivação em vendas.

1. Tony Robbins: Eu não sou seu guru

documentários motivacionais

Assista no Netflix

Tony Robbins é coach e um dos maiores gurus atuais sobre vida pessoal e profissional.

Apesar de um tanto polêmico em relação ao seu conteúdo, ele tem uma oratória capaz de mover grandes plateias. Como vendedor, você tem bastante o que aprender com ele.

Engajamento do seu público, maneiras de conduzir seu discurso e melhor forma de colocar a emoção na pauta da conversa.

Neste documentário motivacional, você pode vê-lo em ação na conferência anual que lidera nos Estados Unidos, o “Date with Destiny” (Encontro com o Destino), evento que reúne mais de 2 mil pessoas.

2. Betting on Zero

documentários motivacionais

Assista no Netflix

A Herbalife é uma das maiores empresas do mundo, com presença em mais de 95 países e, é claro, muitas e muitas vendas realizadas a cada ano!

A proposta do documentário, cujo título pode ser traduzido para português como “apostando no zero”, é denunciar o suposto esquema de pirâmide da companhia, sustentado por meio de milhares de revendedores.

Além de toda a polêmica, entretanto, você pode aprender muito sobre como vendas podem ser feitas (ou não).

Não por acaso, a Herbalife se tornou um empreendimento de proporção mundial e, mesmo que possa ser um modelo de negócios bastante diferente daquele em que você atua, há ensinamentos importantes sobre motivação em vendas e crescimento acelerado nesta história.

Confira em nosso blog: 5 vídeos de empreendedorismo que todo empresário precisa ver

3. Freakonomics: O Filme

documentários motivacionais

Confira mais informações no IMDb

O que leva as pessoas a fazerem o que fazem? Esta é a pergunta principal deste relevante documentário para vendedores. Exemplificando as respostas para esta questão com uma série de situações do nosso dia a dia, ele aborda de forma divertida temas como incentivos e recompensas.

Conteúdo muito útil, esse é um daqueles documentários motivacionais para você pensar em como pode engajar seus clientes e prospects ao descobrir fatores que realmente os motivam a tomar uma decisão ou iniciar uma ação!

4. TED Talks: Life Hacks

documentários motivacionais

Confira a playlist do Youtube com cada TED Talk

Este documentário interessante reúne 10 TED Talks que inspiram a mudança na sua vida quando o assunto é produzir mais, encontrar seu propósito e alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional.

Entre os palestrantes desta série, estão nomes como Amy Cuddy, Shawn Achor e Joshua Foer. Boa opção para assistir aos poucos, como se fossem pílulas de conhecimento!

5. Silicon Cowboys

documentários motivacionais

Assista no Netflix

Quando o mundo dos computadores pessoais parecia ter um único dono, três amigos do Texas fizeram o que parecia improvável.

Esse é o enredo principal deste documentário, que conta como a Compaq fez frente à gigante IBM na década de 1980, ajudando a transformar o mundo da computação da época no que conhecemos hoje.

Quer inspiração maior que essa para aqueles cenários nos quais parece impossível converter as suas vendas? Então assista a um dos documentários motivacionais mais incríveis que você poderá ver!

6. Brinquedos que marcam época

documentários motivacionais

Assista no Netflix

Star Wars, Barbie, He-Man… o que esses temas podem ter em comum além de terem sido brinquedos que marcaram a infância de quem viveu nas décadas de 1970, 1980 e 1990? Acertou quem respondeu que eles são uma verdadeira aula de negócios!

Nesta série documental produzida pela Netflix, a cada episódio você conhece a história por trás de brinquedos famosos, desde a sua relação com o imaginário infantil daquela época até as estratégias de marketing e vendas que os levaram a um estrondoso sucesso comercial.

Realmente são documentários interessantes para quem se interessa por lançamento de novos produtos.

7. Print the Legend

documentários motivacionais

Assista no Netflix

Inexistente até poucos anos atrás, o mercado de impressão 3D é um dos mais acirrados nos dias de hoje, com centenas de marcas já consolidadas e novos empreendedores apostando no seu potencial.

Este documentário, disponível na Netflix, mostra a você a corrida dessas empresas para conquistar clientes e para tornar as suas soluções as preferidas para uma demanda em crescimento exponencial.

Boa pedida para os vendedores que, além de gostarem de se conectar com o mundo dos negócios, adoram estar por dentro das novidades tecnológicas e das tendências de consumo para os próximos anos!

8. Jiro Dreams of Sushi

documentários motivacionais

Confira mais informações no IMDb

Já pensou ainda estar trabalhando depois de ultrapassar seus 90 anos de vida?

Agora, já pensou em continuar trabalhando por décadas no mesmo lugar, com a mesma determinação de 60 anos atrás? E, ainda por cima, ser reverenciado pelo seu público, que chega a pagar 300 dólares por um prato feito por você?

Este é um dos documentários motivacionais de nossa lista que ilustra a vida do japonês Jiro Ono, que comanda um restaurante de sushi em Tóquio, exatamente desta maneira e prepara seu filho para a sucessão do negócio. Uma aula de vida, de força de vontade e de muito trabalho duro para inspirar seu dia a dia como vendedor!

9. O Segredo

documentários motivacionais

Assista no Netflix

Para aqueles que acreditam no poder da atração e da força do pensamento para atingir o sucesso, o documentário O Segredo é um clássico.

Com depoimentos de filósofos, pesquisadores, escritores e profissionais bem-sucedidos, ele demonstra como o pensamento positivo em torno do que se quer alcançar é capaz de ajudar a chegar mesmo nos objetivos mais difíceis.

E como você pode aplicar a Lei da Atração na sua rotina como vendedor?

Basta pensar em como tudo parece fluir mais facilmente quando está de bom humor ou com a energia elevada: negociações, reuniões com clientes e mesmo resolução de problemas podem se tornar mais simples!

10. Steve Jobs: The Billion Dollar Hippy

documentários motivacionais

Assista no Netflix

Este não poderia faltar em nossa seleção de documentários motivacionais. Afinal, qualquer filme de ficção ou documentário que ilustre a vida de Steve Jobs é uma verdadeira aula de inovação, marketing e vendas.

Neste, recém-chegado à Netflix, você pode conhecer melhor os altos e baixos da Apple a partir de depoimentos de funcionários e de executivos da empresa, que conviveram de perto com o seu fundador.

Inspire-se com as já lendárias apresentações de novos produtos feitas por Steve Jobs e com as estratégias ousadas de lançamento para o mercado desenvolvidas por ele e sua equipe!

11. The Director – Uma criadora na Gucci

documentários motivacionais

Confira mais informações no IMDb

Mesmo uma marca consagrada em seu mercado, como a Gucci, pode passar por momentos turbulentos.

Este interessante documentário mostra como uma grande empresa de moda recuperou seu poder e influência com a entrada de uma nova executiva no time, a italiana Frida Giannini.

A primeira mulher a liderar uma gigante de moda teve um papel muito além do criativo, conforme mostra este filme. Aproveite para aprender como produto e discurso de marca ajudam a vender mais, mesmo em cenários extremamente competitivos!

12. From Business to Being

documentários motivacionais

Assista no Netflix

Para terminar, um documentário que o ajuda a se reencontrar como indivíduo e como profissional naqueles momentos em que o estresse e a pressão por bater metas parecem ficar mais pesados.

Em From Business to Being, você irá conhecer a história de profissionais de diferentes áreas e saber como eles encontraram novos caminhos para lidar com desafios como a ansiedade e a depressão.

Este documentário motivacional pode ajudá-lo a enfrentar a pressão e o estresse do dia a dia e a conectar melhor a sua carreira, a sua saúde, a sua família e os seus gostos pessoais! Isso vai melhorar sua produtividade!

Confira: 7 filmes motivacionais para se manter o pique no trabalho

Documentários motivacionais para vendedores podem ajudar a sua carreira?

Será que realmente dá para tirar lições valiosas a partir de filmes e documentários para a sua carreira como vendedor?

Nossa opinião é que sim, com toda a certeza! Isso porque aqueles desafios que no dia a dia parecem difíceis de serem solucionados, muitas vezes encontram soluções criativas naquelas horas em que você não está de fato trabalhando, mas sim se divertindo.

Os momentos de lazer ajudam a arejar a sua mente para agir de forma mais inovadora e até mais assertiva em sua vida profissional, esteja você passeando com a família, caminhando na beira da praia, se divertindo com os amigos ou assistindo a um bom filme.

Os documentários –  assim como dinâmicas de grupo para motivação no trabalho – embora não tenham a mesma popularidade que os filmes de ficção, são uma boa oportunidade para você buscar conhecimento, inspiração e até mesmo diversão para se aperfeiçoar como profissional e encontrar caminhos diferentes para lidar com os diferentes desafios da sua rotina em vendas.

Você conhece mais documentários para vendedores que pode ajudar a carreira de profissionais que também atuam nesta área? Deixe a sua dica aqui nos comentários deste artigo!

Veja mais 7 filmes para vendedores no Netflix para suas vendas terem um final feliz

E se você quer mais dicas de vendas, baixe nosso e-book gratuito: Desafios do profissional de vendas