Nada mais decepcionante do que passar dias, semanas e até meses tentado fechar uma venda e, de repente, descobrir que o negócio não será realizado. O cliente simplesmente mudou de ideia e disse um categórico não.

O motivo? Um completo mistério!

Principais aprendizados deste artigo:

  • Win loss são duas palavras em inglês. O significado de cada uma é o oposto da outra. Assim, win pode ser traduzido como ganhar. Já loss quer dizer perda, derrota. Portanto, fica claro porque essa metodologia é uma ferramenta de vendas baseada em perdas e ganhos.
  • O uso da técnica win loss está ligado ao processo de decisão de compra dos clientes. É uma forma de usar a inteligência de negócios para descobrir, com base em dados estatísticos, insights valiosos de como o pipeline de vendas está sendo conduzido.
  • Para iniciar um processo de análise win loss em sua empresa, deve-se ter em mente 4 fases: análise dos dados já existentes, entrevista com clientes, análise dos dados em vendas para descobrir os motivos de perda e de ganho de negócios e divulgação dos resultados para vendedores e outros participantes. 
  • Também é importante entender o funil de vendas, ou seja, o processo que seus clientes percorrem desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. 
  • Quer melhorar a gestão do seu funil de vendas? CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor.

Quem trabalha na área de vendas já passou por isso muitas vezes. É algo normal e inevitável.

Mas, independente disso, ninguém gosta de perder uma venda. Principalmente quem trabalha com negociações complexas e vendas de ciclo longo, que podem demorar meses.

No entanto, você já pensou em perguntar ao cliente o que o levou a desistir da venda que parecia promissora?

A verdade é que a maioria dos vendedores se esquece de fazer essa pesquisa tão simples com os clientes. Pode parecer constrangedor e desagradável, mas as consequências são tão positivas que vale a pena tentar.

Esse processo é chamado de win loss, ou ferramenta perdas e ganhos.

Além do motivo da perda de vendas, ela revela também o que leva os compradores a fechar negócio.

Neste post, você vai descobrir como usar a metodologia win loss para ganhar mais vendas e perder menos negócios.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

O Agendor tem uma funcionalidade que pode ajudar você a usar a ferramentas perdas e ganhos, confira: Motivos de Perda de Negócio: confira a nova funcionalidade do Agendor

Um  momento! O que significa win loss, afinal?

Boa pergunta!

Win loss são duas palavras em inglês.

O significado de cada uma é o posto da outra. Assim, win pode ser traduzido como ganhar. Já loss quer dizer perda, derrota.

Portanto, fica claro porque essa metodologia também é chamada de ferramenta perdas e ganhos.

Agora que você entendeu o significado das expressão win loss, vamos descobrir como aplicá-la? Então, siga a leitura!

Veja mais: 4 motivos porque se perde um cliente

Como funciona a metodologia win loss (ferramenta perdas e ganhos)?

O uso da técnica win loss está ligado ao processo de tomada de decisão dos clientes.

É uma forma de usar a inteligência de negócios para descobrir, com base em dados estatísticos, insights valiosos de como o pipeline de vendas está sendo conduzido.

Assim será possível desenvolver a melhoria contínua do processo de vendas, descobrindo o que realmente dá certo e o que precisa ser melhorado.

Dessa forma, sua empresa logo contará com uma equipe comercial de alta performance.

Por quê?

Porque ela saberá, de verdade, o que motiva os clientes a comprar e o que os leva a desistir da compra.

Para que isso funcione, um sistema automatizado que mantenha um histórico do relacionamento com o cliente é bastante desejável.

Sem ele, os dados colhidos serão escassos, de difícil acesso e pouco confiáveis.

win loss ferramenta perdas e ganhos

Dê uma olhada neste infográfico divulgado pela B2B International que mostra um passo a passo de como usar o win loss em sua empresa com ajuda da tecnologia:

Perceba que todas as oportunidades abertas na empresa são selecionadas em termos de fechamento de venda (win) e perda da venda (loss) e devidamente registradas em um banco de dados, como um CRM.

Depois, é sugerido que se façam pesquisas online, por exemplo, para aprofundar os motivos da perda ou ganho dos negócios.

Em seguida, a análise desses dados trará insights importante para definir os melhores procedimentos de vendas, como contornar objeções e outras ações.

Mas que tipo de perguntas fazer? Que pontos analisar para alcançar um processo de vendas de alta performance? É isso que veremos a seguir.

Veja também: Como melhorar o desempenho da equipe em vendas com 12 dicas

Como definir o que perguntar aos clientes?

Para iniciar um processo de análise win loss em sua empresa, deve-se ter em mente 4 fases:

  1. Análise dos dados já existentes
  2. Entrevista com clientes
  3. Análise dos novos dados para descobrir os motivos de perda e de ganho de negócios
  4. Divulgação dos resultados para vendedores e outros participantes

Assim, a análise dos dados já existentes pode ajudar a ter uma ideia de que perguntas fazer. Veja uma sugestão de possíveis temas para essas perguntas, segundo o blog Live Universit, da Ibramerc:

win loss ferramenta perdas e ganhos

Portanto, o processo é bem abrangente. Envolve muito mais que questões simples, como preços, atributos e benefícios do produto ou serviço. Engloba desde o atendimento ao cliente até questões mais estratégicas, como a própria identidade da marca.

Vamos analisar em mais detalhes cada uma das etapas do processo win loss?

1- Análise dos dados já existentes

É preciso começar com alguma informação confiável. Assim, com ajuda de quem faz atendimento ao cliente, vendedores e outros envolvidos, é possível reunir um grupo de discussão.

Ele deve definir o que se perguntar aos clientes em busca das causas de perdas e ganhos de vendas.

2- Entrevista com clientes

Entrevistas pessoais sempre são as que melhores resultados trazem. Mas são caras e demoradas.

Uma sugestão é escolher alguns clientes-chave para fazer entrevistas pessoais e usar ferramentas online para fazer entrevistas digitais com os demais clientes.

Importante notar que conforme as entrevistas forem acontecendo, pode-se perceber que algumas perguntas podem ser acrescentadas e outras retiradas do processo.

É importante fazer isso em levas, para refinar os questionários em busca dos melhores insights.

3- Análise dos novos dados para descobrir os motivos de perda e ganho de negócios

Com os novos dados em mãos, é preciso analisá-los em busca dos motivos recorrentes de fechamento ou desistência de vendas.

4- Divulgação dos resultados para vendedores e outros participantes

Com as melhores práticas de vendas definidas, é preciso criar materiais e usar ferramentas de comunicação interna para divulgá-las de forma didática para todos os envolvidos.

Lembre-se que não são apenas os vendedores os responsáveis pela perda ou fechamento de uma venda. Um atendimento mal-feito ou um produto com defeito também podem ser o motivo de perda de vendas.

Até uma propaganda polêmica e “politicamente incorreta” na TV pode levar clientes a desistirem de comprar de sua marca. Por isso, envolva todos na empresa no processo win loss.

Conheça também: O que o princípio de Pareto pode nos ensinar sobre vendas

Que achou da pesquisa win loss? Você a usaria em sua empresa? Já havia ouvido falar nela? Conte para a gente nos comentários e compartilhe seu conhecimento!

Quer saber mais maneiras de vender mais? Então, baixe nosso e-book gratuito: Como usar o marketing para escalar suas vendas