Venda casada, corporativa, direta, consignada e consultiva: aprenda o melhor de cada uma

Você se considera um vendedor que conhece tudo sobre vendas?

Já aconteceu de participar de uma reunião e alguém mencionar um tipo de venda que você ficou meio em dúvida do que se tratava?

Isso pode acontecer com qualquer um, principalmente se você se especializou em alguma forma de venda específica, devido ao ramo de negócio em que atua.

Guia: como elaborar e implementar o processo de vendas

Elaborando e tirando o processo de vendas do papel para colocá-lo em prática

Mas, para evitar que você fique “por fora” em uma hora dessas, selecionamos os 5 tipos de vendas que existem e criamos posts sobre a maioria deles, bastante detalhados.

Confira aqui cada uma dessas modalidades e nunca mais se sinto deslocado quando citarem um desses tipos de vendas.

Os 5 tipos de vendas que existem e como aproveitar o melhor de cada um

É claro que nem sempre você poderá usar todos eles em seu negócio, mas entenda como funcionam, capacite-se cada vez mais e aprenda como ser um bom vendedor em diversas situações.

1- Venda casada: por que não usar este método?

Venda casada é uma técnica antiquada e reprovável. Consiste em atrelar uma venda a aquisição de outro produto ou serviço de sua empresa, que o comprador, na realidade, não tem interesse, mas que terá que levar para fechar o negócio.

É diferente de uma promoção ou “combo”, em que se oferecem vantagens para uma compra de vários produtos ou serviços de uma só vez, mas não se proíbe o comprador de adquirir apenas o que ele quiser, se preferir.

Não ínsita neste tipo de venda, mesmo porque, é ilegal.

Prefira mostrar o valor de seus produtos e serviços para o cliente e como ele poderá se beneficiar deles e atingir os resultados que deseja.

Confira mais detalhes em nosso blog: Porque não fazer a venda casada e como ampliar receitas corretamente

2- Venda corporativa

Vender para empresas, esse é o significado das vendas corporativas.

Portanto, a tomada de decisão é muito mais racional, pode envolver diversos níveis de aprovação e até passar por comitês de análise, assim como pelo departamento jurídico, em muitos casos.

É uma venda complexa que exige grande preparação do vendedor, conhecimento do mercado e um follow-up constante (mas não invasivo) para conduzir o cliente ao longo do funil de vendas até a conversão.

O ideal, nesse tipo de venda, é manter um relacionamento de longo prazo, baseado na confiança e mostrando todo conhecimento que o vendedor e sua empresa têm sobre o mercado de atuação de seus clientes.

Veja dicas preciosas sobre um dos mais importantes tipos de vendas que existe: 30 segredos sobre a venda corporativa que você precisa ter na ponta da língua

tipos de vendas

Existem diversos tipos de vendas, uma delas é a ideal para o seu negócio

3- Venda direta

Um dos mais usados tipos de vendas que existem para empresas que querem ganhar capilaridade, uma distribuição ampla e de baixo custo.

Você conhece várias empresas que empregam esse método de vendas, como a Natura, a Mary Kay, a Herbalife, a Tupperware e muitas outras.

O segredo desta modalidade de vendas está em arregimentar um verdadeiro exército de pequenos empreendedores e empreendedoras que fazem a venda porta à porta ou com auxílio de sites na internet.

Essa força de vendas é treinada, participa de convenções, costuma ser bastante motivada e se espelha em um líder carismático, como foi o caso de Mary Kay Ash, criadora da marca que leva seu nome.

Confira esta reportagem que fala um pouco mais sobre esta estratégia de vendas:

4- Consiga tudo com a venda consignada

A venda consignada pode não te fazer atingir todos os seus objetivos, mas se bem trabalhada, é um dos tipos de vendas mais úteis para quem trabalha com distribuidores e varejistas.

A grande vantagem da venda consignada está em oferecer a seu cliente distribuidor ou varejista a certeza de que se ele não vender os produtos que coloca em exposição no ponto de venda, sua empresa os recolherá, sem custo.

Esse é um grande incentivo para o comerciante, além de gerar uma outra vantagem para o negócio de sua empresa: o custo de estocagem diminui, pois boa parte das mercadorias está sob os cuidados de seus clientes.

Por outro lado, há um custo logístico alto de distribuição e recolhimento dos produtos não vendidos, por isso, a importância de fazer as vendas na mediada certa.

Conheça um pouco mais sobre este tipo de venda: Como a estratégia de venda consignada pode ajudar o seu negócio

tipos de vendas

O vendedor consultivo está sempre atrás da melhor estratégia para seus clientes

5- Venda consultiva: a grande estratégia de vendas B2B

Ajudar seu cliente a solucionar os desafios de fazer uma empresa funcionar bem e gerar lucros é o segredo deste que é um dos mais nobres tipos de vendas que existem.

O vendedor atua como um consultor, dá sugestões, traça planos, apresenta projetos e táticas que, com ajuda dos produtos ou serviços que comercializa, farão a empresa de seu cliente prosperar cada vez mais.

Não se trata, por exemplo, de simplesmente vender um software de CRM ou ERP, mas ensinar a melhor forma de usá-los para extrair todo valor dessas soluções.

Confira nesta postagem tudo que precisa saber sobre O diferencial de uma venda consultiva

E aí? Já sabe tudo sobre todos os tipos de vendas que existem? Então, aprenda agora como ser mais eficaz ao empregar todos eles, baixe nosso e-book gratuito: Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas