Muitas empresas querem vender mais. Mas, será que estão preparadas para isso? Veja o que você precisa levar em consideração

O crescimento pode ser um problema não apenas para empresas iniciantes. Afinal, todo tipo de empresa precisa de vendar mais para crescer.

Muitas empresas consolidadas têm se deparado com uma realidade totalmente diferente do que imaginaram: a dificuldade de conseguir novos leads de vendas, e a dificuldade de conseguirem atingir metas mais ambiciosas.

Independente de sua maturidade, muitas empresas experimentam os mesmos problemas na obtenção de leads, conseguir novos clientes, e fazer mais vendas.

Na maioria dos casos, a identificação do problema é simples: falta de diferenciação, mercado mal explorado e pouco ou nenhum processo de vendas.

Mas a saída pode não ser tão difícil como se imagina. Depois de alguns exercícios simples, e a criação de um script de vendas bem pensado, as empresas podem começar a praticar novos hábitos de vendas, e vender mais.

Como Peter Thiel afirma em seu livro De Zero a Um, o aumento das vendas, e a maneira com que você distribui o seu produto, podem criar um monopólio, mesmo que o seu produto não tenha uma grande diferenciação. No entanto, o inverso não é verdadeiro.

Não importa o quão forte é o seu produto, mesmo que ele se encaixe facilmente nos hábitos de seu público, e qualquer um que o experimente goste imediatamente, você ainda precisa apoiá-lo com um plano de distribuição forte. Caso contrário, você não faz volume de vendas.

O melhor momento para aumentar as vendas é quando as coisas estão indo bem, não quando as coisas estão em crise.

A sua empresa precisa estar pronta para crescer e aumentar as vendas.

A sua empresa precisa estar pronta para crescer e aumentar as vendas.

Você está preparado para crescer?

O comportamento dos envolvidos nas vendas pode minar o sucesso dos esforços para vender mais, e é justamente nesse momento que as organizações entram em apuros, enfiam os pés pelas mãos, e simplesmente acabam sendo engolidas pelo mercado.

Esse problema acontece repetidamente em muitas empresas, que sem a ajuda de um líder forte, ou um mentor, acabam sendo condenadas a seguir o mesmo caminho para o desastre organizacional.

Essa curva descendente acaba acontecendo em  etapas, e pegam de surpresas empreendedores, gestores e funcionários, que quando se dão conta, as coisas simplesmente escorre pelos dedos.

Fase 1: o empreendedor, mesmo trabalhando longas horas não consegue gerenciar a sua carga de trabalho.

Fase 2: o empreendedor começa a negligenciar as tarefas importantes, resultando na diminuição da qualidade do trabalho.

Fase 3: a reputação do negócio acaba se tornando manchada, a confiança é perdida, e os clientes procuram outro lugar para comprar.

Fase 4: a empresa cai em uma curva acentuada em um território totalmente indesejado.

Em muitas empresas, é o rendimento dos empreendedores, diretores ou executivos que determina que ela precisa vender mais para ter mais lucro.

Enquanto isso é o que acontece com muitas empresas, antes de sair desesperadamente à procura de mais vendas, é preciso que você se pergunte se realmente está pronto para mais vendas.

As empresas precisam ter seus sistemas sob controle, entender que as restrições de crescimento poderiam ter implicações negativas para seus negócios, e corrigi-los antes que eles estejam prontos para aumentar as vendas.

Afinal, ter que corrigir apenas 1 problema em 10 vendas, ou perder apenas 1 de cada 10 clientes não é um problema quando você tem 10 vendas chegando todos os meses.

Mas, o que acontece quando esse número é de 50, 70 ou até mesmo 100 clientes, como você vai se sair? Lembre-se, nesse momento, do conselho de Henry Ford: antes de qualquer coisa, a preparação é o segredo do sucesso.

Lembre-se de Ford: se você não estiver preparado, não vai conseguir crescer.

Lembre-se de Ford: se você não estiver preparado, não vai conseguir crescer.

Preparando a casa para vender mais

Vender mais não significa apenas colocar as pessoas para vender, se você não está preparado para isso.

Muitas empresas e gestores têm uma mentalidade imatura, e pensam que para vender mais é preciso apenas uma equipe de vendas, trabalhando para atrair leads e converter prospects.

Mas isso não é tudo. Na verdade, essa é apenas a ponta do iceberg, já que uma equipe de vendas é apenas o início do problema.

É preciso criar processos comerciais, implementar práticas e sistemas que auxiliem e ajudem as pessoas que estão a trabalho da sua empresa a vender mais.

Isso acontece porque empresas profissionais não soltam simplesmente o vendedor na rua com metas de vendas e querem que eles se virem para vender.

Vendedores profissionais precisam de metas, métricas, suporte, produto para vender, prazo de entrega, material de vendas, marketing e infraestrutura para que possam realizar o seu trabalho da melhor forma possível.

Não basta dar a eles uma mesa, um cadeira, um cartão de visitas e uma meta, se eles não sabem o que fazer com isso.

Ainda existe uma outra necessidade: a necessidade de que a sua empresa pode entregar aquilo que está vendendo, para que não manche a sua reputação e desestimule a sua equipe.

Os problemas de vendas começam quando os vendedores começam a bater cabeça, sem saber o que fazer para encontrar mais prospects e convertê-los ao longo do processo comercial.

Você precisa preparar a sua empresa para suportar vender mais.

Você precisa preparar a sua empresa para suportar vender mais.

Faça o dever de casa e esteja pronto para vender mais

O melhor momento de planejar o crescimento é enquanto o cenário está favorável à sua empresa.

Você precisa planejar o seu terreno para crescer: antes de formar uma equipe de vendas, precisa formar um líder de vendas, e depois que esse líder estiver pronto, aí sim preparar uma equipe.

Enquanto esse líder de vendas é preparado, é preciso pensar se a sua empresa está pronta para suprir as demandas, e depois, pensar no processo comercial para que os vendedores saibam o que fazer para chegarem ao sim.

Quando você começar a buscar sua equipe de vendas, seu líder – o seu gerente – precisa estar pronto para capacitá-los dentro do seu processo, e deixar claro o caminho a ser percorrido até o sim.

Quando isso acontece, cada agente envolvido no processo (do vendedor, passando pelo gerente comercial, até mesmo outros setores que irão garantir a entrega do produto, como atendimento, finanças e etc.), precisam estar em sintonia, para que funcionem corretamente.

Assim, quando você começar a pensar em vender mais, pense no que precisa fazer para garantir que a sua equipe de vendas – ou os novos vendedores – consiga entregar os resultados esperados a você.

Pense na missão de vender mais, a mesma missão de plantar sementes. Se você não preparar o terreno, não escolher as sementes, não tratar as sementes, acompanhar o seu desempenho  até que as mudas apareçam, não vai conseguir os frutos esperados.

Pense nessa pequena analogia da próxima vez que pensar em como aumentar as vendas em sua empresa.