Prospecção de candidatos trata-se da busca por profissionais ideais que preenchem as vagas disponíveis de uma empresa.

Este processo serve para melhorar e acelerar o processo de recrutamento e seleção, tornando as contratações mais certeiras.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Realizar a prospecção de candidatos ajuda a encurtar o processo de seleção de candidatos, diminuir os custos com divulgação de vagas e a reduzir as taxas de turnover.
  • Uma das ferramentas de prospecção de candidatos que o time de RH pode utilizar, é o LinkedIn Recruiter, onde é possível captar, contatar e gerenciar candidatos baseados nos usuários do LinkedIn.
  • Para prospectar candidatos, é preciso criar um perfil de candidato ideal, escolher as ferramentas de captação, personalizar sua abordagem, convidar o candidato para uma breve ligação e mensurar os resultados.
  • O desligamento de um funcionário pode apontar falhas no processo de recrutamento e seleção, e os efeitos prejudicam diretamente a produtividade do time, seus resultados, e os índices de turnover da empresa. Saiba mais sobre turnover em: Entrevista | Turnover em tempos de trabalho remoto
  • Construa uma vaga atrativa para o seu time comercial com nossa planilha gratuita: Modelo de descrição de cargo.

A triagem de currículos pode demandar muito tempo para as equipes de RH. Por isso, o conceito de prospecção de candidatos surge para que os recrutadores tomem a dianteira e procurem os candidatos a uma vaga de forma ativa.

Desse modo, pode-se eliminar as diversas etapas do recrutamento, reduzir custos, realizar contratações mais assertivas e diminuir as taxas de rotatividade da empresa.

Se você quer saber mais sobre prospecção de candidatos e como iniciar este processo na sua empresa para alcançar os melhores talentos, é só continuar a leitura deste artigo!

O que é prospecção de candidatos?

A definição de prospecção de candidatos se assemelha à prospecção de clientes, um conceito muito difundido e utilizado em vendas.

A prospecção de clientes nada mais é do que uma série de atividades que visam encontrar potenciais clientes, qualificá-los, e identificar as melhores oportunidades de negócio que contribuam para o crescimento da empresa.

Em um processo de recrutamento e seleção, a prospecção de candidatos, portanto, é um processo onde a equipe de RH busca, ativamente, por profissionais que preenchem os requisitos e expectativas de uma vaga.

Para isso, os recrutadores podem utilizar canais de captação de candidatos diferentes, como um banco de talentos, redes sociais profissionais, plataformas de recrutamento e seleção, ou a aba de “Trabalhe conosco” no site da empresa.

Os profissionais prospectados nem sempre precisam estar completamente disponíveis para o mercado de trabalho. Eles podem estar buscando recolocação, ou então, podem estar empregados, porém abertos para novas oportunidades.

Apesar disso, o mais comum é utilizar a prospecção de candidatos para profissionais com qualificação, com habilidades e competências muito específicas. Nestes casos, é muito mais fácil e ágil ir atrás destes profissionais, ao invés de receber currículos, analisá-los e correr o risco de não reter nenhum candidato depois dessa triagem.

Ainda assim, a prospecção de candidatos se faz importante para quaisquer tipos de vagas disponíveis na empresa. O mais essencial é que se tenha um processo bem definido para realizar esta busca. 

Detalharemos as etapas da prospecção de candidatos mais adiante no artigo. Mas, antes, saiba mais sobre os benefícios dessa estratégia.

Qual é a importância deste processo?

Os ganhos obtidos por uma estratégia de prospecção de candidatos são muito claros e reverberam-se nos custos da empresa e na produtividade de uma empresa. Entenda quais são os principais benefícios:

Contratações assertivas

A prospecção de candidatos ajuda a reduzir o risco de realizar contratações erradas porque a triagem dos perfis é muito mais direcionada para aquilo que a empresa precisa. 

O time de RH sabe quais perfis buscar e apontam seus esforços para os profissionais que já possuem as características mais essenciais para determinada vaga. Nesta etapa, um instrumento muito importante para facilitar o trabalho da equipe é a construção de um perfil de candidato ideal.

Imagine que você está buscando perfis de candidatos para contratar vendedores com alta habilidade para prospecção. 

No seu banco de talentos, por exemplo, você pode filtrar essas especificações, ou outras habilidades como:

  • escuta ativa;
  • perfil investigativo;
  • facilidade com cold calls.

Assim, você aborda candidatos mais alinhados com o que sua empresa precisa, tornando a contratação certeira.

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Otimização do processo de recrutamento e seleção

Sabendo exatamente quais profissionais buscar, os recrutadores podem eliminar algumas etapas do processo de recrutamento E da mesma forma, há menos chances da equipe de RH ter a sensação de tempo perdido com os candidatos não qualificados.

Para isso, utiliza-se filtros para identificar os profissionais mais alinhados com as vagas, como por exemplo, quando a prospecção de candidatos é feita por banco de talentos.

Diminuição dos índices de turnover

São diversas as razões que motivam o desligamento de um profissional. Uma das mais frequentes, principalmente quando o desligamento é feito ainda no período de experiência, é a falta de sinergia entre o cargo e o profissional. 

Quando isso acontece, fica claro que houve falhas no processo de recrutamento e seleção, e os efeitos prejudicam diretamente a produtividade do time, seus resultados, e os índices de turnover da empresa.

Com um processo que envolve, desde o início, profissionais com as características alinhadas ao objetivo da vaga, a contratação torna-se mais eficiente e, com isso, as taxas de rotatividade da organização diminuem.

Redução de custos

Por ser um processo ativo da equipe de RH, na prospecção de candidatos não é preciso investir recursos financeiros com anúncios, divulgação ou as triagem mais básicas do recrutamento.

Como efeito, os custos para a contratação são reduzidos e podem ser redirecionados para  treinamento e onboarding de funcionários, por exemplo.

Quais são as etapas da prospecção de candidatos?

Compreender as etapas da prospecção de candidatos é fundamental para maximizar seus resultados. 

Para te ajudar com isso, listamos um passo a passo:

1. Crie um perfil de candidato ideal

Criar um perfil de candidato ideal vai ajudá-lo a entender por quais habilidades e competências a equipe deverá buscar. 

Isso te ajudará no processo de triagem e em toda a prospecção de candidatos, fazendo com que os resultados sejam ainda mais assertivos.

2. Escolha as ferramentas para captação

Como falamos anteriormente, você pode fazer a prospecção por banco de talentos, redes sociais profissionais, ou pelos currículos enviados para o seu próprio site.

O LinkedIn, por exemplo, possui uma plataforma de contratação onde é possível encontrar, contatar e gerenciar os candidatos para uma vaga, o LinkedIn Recruiter.

Os recrutadores podem criar listas de candidatos e contatá-los utilizando InMails personalizados. E para alcançar os perfis alinhados com a vaga, a plataforma oferece recursos de pesquisas candidatos utilizando palavras-chave e filtros avançados que ajudam a mapear experiências profissionais e até habilidades e competências.

Este é apenas um exemplo de como as ferramentas de captação podem ajudar, mas é claro que você pode escolher a mais adequada para o seu caso. O importante é saber filtrar sua base de acordo com o que a vaga disponível demanda.

Leia também: Inbound Recruiting: como atrair talentos para a sua empresa?

3. Personalize suas abordagens

Para atrair candidatos, personalizar suas abordagens é uma etapa primordial da prospecção, ainda mais se você estiver entrando em contato com profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho, que tenham uma alta qualificação ou que estejam sendo recrutados para cargos de nível estratégico. 

Sua empresa precisa se destacar, então, procure utilizar a sua criatividade para escrever mensagens envolventes e para evitar que sejam interpretadas como spam.

4. Convide o candidato para uma ligação

As ligações permitem que os recrutadores encontrem mais facilidade para apresentar uma vaga e a empresa, e para saber mais sobre o momento atual do candidato. Além disso, as ligações são ótimas ferramentas para criar um relacionamento e aumentar as chances de inserir o candidato no processo seletivo definitivamente.

5. Acompanhe os seus resultados

Criar uma espécie de funil para acompanhar os profissionais ao longo do processo de recrutamento e seleção é importante para obter taxas de conversão, e assim, identificar gargalos que possam ser aprimorados para melhorar sua estratégia. 

Considere métricas como custo por contratação, tempo de contratação, qualidade da contratação e rotatividade de funcionários. 

Estes indicadores são essenciais para validar a prospecção de candidatos e, sobretudo, para mapear a eficiência das práticas de gestão de equipe na empresa. 

Agora que você entende a importância da prospecção de candidatos para formar um time comercial de sucesso, está na hora de dar um passo à frente e aprimorar suas estratégias.

Para te auxiliar nessa jornada, disponibilizamos uma planilha gratuita para você construir uma vaga atrativa para o seu time comercial: Modelo de descrição de cargo.