Se uma empresa consegue atrair clientes, por que não atrair também talentos para o seu quadro de funcionários? A estratégia de Inbound Recruiting pode ser definida como uma derivação do Inbound Marketing, também chamado de marketing de atração.

Desse modo, é possível dizer que o Inbound Recruiting consiste em uma metodologia que tem por objetivo despertar o interesse de profissionais para fazer parte do time de colaboradores de uma companhia.

Basicamente, essa técnica usa as mesmas bases do Inbound Marketing, ou seja, passa pela criação de uma persona, pelo avanço do candidato por um caminho de touchpoints e pelo funil de aplicantes.

Neste momento, é bem provável que você esteja se perguntando por quais motivos é mais interessante usar essa abordagem e não a tradicional de contratação de pessoal. Uma das razões é que, segundo uma pesquisa do LinkedIn, 75% dos candidatos consideram a marca de um empregador antes mesmo de se candidatar a um emprego.

Somado a esse dado, o levantamento também mostrou que 52% dos candidatos procuram primeiro os sites da empresa e, em segundo, as mídias sociais para saber mais sobre um empregador.

Quanto à importância de criar uma jornada construtiva para os talentos, a Glassdoor constatou que os profissionais chegam a ter 18 pontos de contato com uma marca antes de se candidatarem efetivamente à vaga de emprego.

Por conta disso, se atentar a esse percurso e entregar boas experiências para os candidatos é uma boa forma de atraí-los para a sua empresa para, em seguida, fidelizá-los.

Achou interessante? Então siga a leitura deste artigo e confira tudo sobre esse tema!

O que é Inbound Recruiting?

Inbound Recruiting é uma estratégia de contratação de pessoal que faz com que a empresa, ao invés de buscar ativamente profissionais no mercado, crie um campo de atração ao seu redor para que eles venham até a companhia.

Como dissemos logo na abertura deste artigo, essa metodologia tem como base os fundamentos do Inbound Marketing, que é o marketing da atração, usado para atrair e fidelizar clientes a uma marca.

Por conta disso, o recrutamento baseado no poder de atração de uma marca segue o mesmo princípio do Inbound Marketing, o que inclui:

  • atração: criar e entregar para o público-alvo (no caso, candidatos às vagas de emprego) conteúdos relevantes por meio das mídias da empresa, tais como blog e redes sociais;
  • conversão: capturar dados dos profissionais que visitaram esses conteúdos e transformá-los em leads;
  • relacionamento: entregar o que o talento precisa, de acordo com o momento que está na sua jornada, a fim de contribuir para que avance nesse percurso;
  • contratação e análise: admissão do profissional e análise da estratégia, para verificar quais foram os resultados e quais pontos podem ser ajustados para melhorá-la.

Como funciona o Inbound Recruiting, na prática?

Assim como no Inbound Marketing, na qual o cliente passa por uma jornada até efetivamente comprar um produto ou contratar um serviço, no Inbound Recruiting o candidato percorre um caminho parecido.

Na prática, estamos falando de uma série de ​​touchpoints, ou pontos de contato, que devem conduzi-lo para uma tomada de decisão positiva tanto para ele quanto para a empresa.

No caso, estamos nos referindo a:

  • aprendizado e descoberta;
  • reconhecimento da marca;
  • consideração da marca;
  • aplicação;
  • contratação.

Veja também:

Aprendizado e descoberta

Momento em que o candidato conhece e tem as primeiras informações sobre a empresa. Neste primeiro passo, os touchpoints costumam ser:

  • visita ao site da companhia para verificar sua missão e valores;
  • verificação das postagens nas redes sociais;
  • consulta à página online de carreira.

Reconhecimento da marca

Este é o momento de aprofundamento nas informações sobre a empresa. Por essa razão, o potencial candidato procurará mais conhecimento sobre a companhia.

Entre os touchpoints que podem fazer parte dessa fase estão:

  • pesquisa sobre a marca em redes sociais relacionadas, a exemplo do LinkedIn;
  • busca pela opinião de profissionais, tanto daqueles que ainda estão na empresa quanto daqueles que já saíram;
  • consumo de conteúdos de blogs e email marketing que façam sentido para seu momento de carreira;

Consideração da marca

As chances de o talento se candidatar à vaga são bem maiores nesta etapa da jornada, já que o profissional já obteve todas as informações que considera relevantes para a sua tomada de decisão.

Quanto aos touchpoints dessa fase, temos, entre outros:

  • busca ativa por vagas em aberto;
  • inscrição em vagas já publicadas;
  • inscrição em alerta de vagas da companhia.

Aplicação

Aqui, a pessoa já se candidatou ao emprego, por isso, seus próximos passos a levam para a contratação. Dessa forma, os touchpoints que podem existir são:

  • primeiro contato efetivo com a empresa
  • etapas do processo de seleção, entre momentos virtuais, presenciais e ligações
  • trocas com recrutadores.

Não sabe quais perguntas fazer em um processo seletivo? Veja esse exemplo de entrevista para vendedor:

Veja também:

Contratação

A ideia desta etapa é chegar à contratação do talento. No entanto, por diversos motivos, isso pode não acontecer. 

Porém, ainda que a resposta dada ao profissional seja negativa, é fundamental prezar pelo encantamento e pela entrega de uma boa experiência, a fim de que uma oportunidade futura seja considerada por ele.

No que se os touchpoints dessa fase, os que tendem a ser comuns são:

  • contato via telefone, e-mail ou outro meio de comunicação pelo RH;
  • captação de feedback quanto ao processo seletivo adotado.

Quais são as vantagens do Inbound Recruiting?

São diversas as vantagens de utilizar essa estratégia de atração para trazer novos talentos para o seu negócio. Entre as que mais se destacam estão:

  • melhor previsibilidade da taxa de conversão (no caso, contratação);
  • conquista de um processo de recrutamento e seleção mais escalável;
  • otimização, e até mesmo redução, dos recursos gastos para contratação de pessoas;
  • melhora da imagem da marca, com ganho de valor em longo prazo.

Como implementar essa estratégia na sua empresa?

Agora, resta apenas saber como implementar essa estratégia na sua empresa, concorda? Para isso, o passo a passo indicado é:

  • construir uma persona, que é uma representação fictícia do candidato ideal para o seu negócio;
  • identificar os touchpoints da jornada do candidato;
  • estruturar um plano de comunicação com base no perfil da persona que foi construída;
  • usar os canais de comunicação digital da empresa, tais como redes sociais e conteúdos em blogs, para iniciar o processo de atração dos talentos.

E uma dica para Inbound Recruiting: de tempos em tempos, revise sua estratégia para verificar se o que foi adotado está realmente gerando os resultados esperados. Caso não esteja, procure ajustar o mais brevemente possível, a fim de evitar perdas financeiras, de tempo, e de comprometimento da imagem da marca. 

Este artigo foi escrito pela Movile, empresa que realiza investimentos de longo prazo em empresas de tecnologia na América Latina e visa ser a maior ‘thesis maker’ da região.