Não é novidade que a internet se tornou a maior ferramenta de comunicação no mundo e faz parte da rotina de bilhões de pessoas. Segundo pesquisas do IBGE, cerca de 116 milhões de brasileiros se conectam com frequência na rede, seja através de tablets, computadores ou celulares

Se tornou hábito recorrer a internet para a maior parte da população, seja para realizar pesquisas, compras ou acessar as redes sociais. E isso corresponde às características do atual consumidor.

Devido a rotina, as pessoas tendem a querer mais facilidade e agilidade no ato da compra ou consumo de conteúdo, e a internet pode viabilizar esse processo, já que tudo é feito em apenas um clique.

Guia: como elaborar e implementar o processo de vendas

Elaborando e tirando o processo de vendas do papel para colocá-lo em prática

Mas você já parou para pensar sobre como o comércio digital pode afetar o relacionamento com seu cliente? É justamente isso que vamos tentar entender neste artigo. Confira!

Marketing e o consumidor moderno

O marketing digital proporciona inúmeras oportunidades para que investidores destaquem suas empresas no nicho em que atuam, e tenham as plataformas onlines como fortes aliadas para divulgar seus produtos e serviços.

Mas assim como toda estratégia de marketing, é preciso conhecer muito bem a empresa que será divulgada e seu público alvo, para identificar qual abordagem deve ser feita e quais são os recursos ideais a serem aplicados neste mundo paralelo, o digital.

A finalidade é simples: melhorar o alcance da marca, o relacionamento com clientes e produzir resultados mais satisfatórios financeiramente.

Relacionamento com o cliente

Considerando o cenário de quem investe no mercado online, as empresas que conseguem se destacar na forma como se relacionam com seus clientes virtuais, tendem a superar seus concorrentes e a ameaça de ficar na sombra de grandes marcas.

Seja através das mídias sociais e sites de vendas que buscam por leads qualificados, o fato é que a comunicação entre cliente e empresa nunca esteve tão ativa.

É necessário saber abraçar a oportunidade de “conectar-se” a sua persona, porque caso o cliente em potencial não tenha uma boa experiência no primeiro contato, dificilmente haverá uma segunda chance, afinal, a primeira impressão é a que fica, certo?

Ter um relacionamento ativo com seu público demonstra proatividade em tentar entender suas necessidades, e mostra que está disposto a atendê-lo quando precisarem de você.

Separamos algumas ferramentas que vão abrir sua mente e te ajudar no momento de elaborar estratégias de relacionamento com os clientes da sua organização. Confira!

Redes Sociais

No coração das mídias sociais estão as redes sociais, plataformas de relacionamentos, como: Facebook, Instagram, entre outros. Como não possuem barreiras geográficas, possibilitam que pessoas ao redor do mundo consigam se conectar, criar debates, interagir com outras pessoas, empresas e marcas de seu interesse.

O cenário permite que as organizações busquem maneiras para usar essas ferramentas como marketing de relacionamento com o seu público-alvo.

As estratégias aplicadas nesses ambientes online podem influenciar e converter leitores que se identifiquem com a sua empresa, mas que talvez não sejam consumidores da sua marca.

A comunicação nas redes sociais devem ser personalizadas e rápidas, sempre visando prender e atender seu público. O foco é sempre propagar a marca para outras pessoas por meio da internet.

Críticas e comentários maldosos sobre sua marca ou produto, podem acontecer, por isso, é necessário ter cautela em utilizar as redes.

CRM

A gestão de relacionamento com o cliente, também conhecida como CRM (Customer Relationships Management) é uma estratégia de negócio voltada a compreensão e antecipação das necessidades do consumidor.

A finalidade é gerar integração entre cliente vs organização através de recursos tecnológicos, como softwares, busca otimizar e organizar os planos de negócio do cliente, facilitando a atração de novos consumidores, retendo e fidelizando os que já existem.

Essa ação é capaz de coletar e armazenar informações valiosas para empresa, como preferências do cliente, hábitos, tendências de consumo e expectativas. Esses dados podem se tornar o diferencial na hora de montar um planejamento voltado ao perfil e necessidade do consumidor.

Customer Success

Sucesso do cliente, ou Customer Success, é o profissional responsável em garantir que as expectativas e objetivos dos clientes serão alcançados. Como o nome já diz, visando o sucesso do cliente.

Entre os conceitos que abrangem a importância dos profissionais desta área, pode-se dizer que a finalidade é colocar os objetivos do cliente sempre em primeiro lugar. Eles são responsáveis por manter o relacionamento direto entre consumidor e empresa, garantindo o resultado esperado.

Pensar em maneiras de atender as necessidades do cliente começa desde a elaboração de um planejamento, e se estende até o pós-venda. Os profissionais de CS tem a obrigação de traçar estratégias que proporcionem a melhor experiência para o consumidor, trazendo a garantia de que o investimento feito levará aos objetivos traçados.

O sucesso do cliente engloba processos, colaboradores, tecnologias e investimentos de uma empresa que acredita no poder de tornar o cliente indispensável para o mercado que atual.

Destaque seu negócio nos canais de busca

Como criar relacionamento com o cliente

Para ser visto por futuros compradores é necessário estar visivelmente posicionado  nos buscadores online, para assim poder iniciar o primeiro contato e perdurar o relacionamento. Não estar em destaque é o mesmo que perder leads qualificados, estar na sombra de empresas que investem em marketing digital e conteúdo.

A necessidade de estar em alguma “vitrine” no mercado faz com que muitas empresas invistam em portais online especializados em auxiliar o setor de vendas. Essa estratégia funciona como uma porta de entrada na casa e escritório do potencial consumidor.

Se nas lojas físicas a crise econômica é um fator preocupante para os investidores, as vendas online correm contra esse fluxo e estão em ascensão com um crescimento notável.

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Comércio (ABComm) revelou que 52% dos pedidos de compra online de 2017 vieram do Google, que é considerado o maior site de busca do mundo.

Empresas que tem um posicionamento em destaque em sites de busca conseguem ser localizadas pelo seu cliente em potencial com mais facilidade. Plataformas e-commerce e marketplace são mundialmente reconhecidas pela eficiência em realizar vendas online.

O e-commerce traz o conceito de uma plataforma voltada a produtos de uma única empresa, sendo ela fabricante ou revendedora. O cliente escolhe a mercadoria, efetua o pagamento e recebe o produto onde desejar.

As plataformas marketplace funcionam de forma diferente, disponibilizando produtos de diversas marcas como um shopping virtual, facilitando a comparação de modelos do produto e preços. Essa plataforma pode ser aplicada em vários nichos.

No Brasil, essa estratégia vem proporcionando bons frutos para empreendedores do setor industrial, por exemplo. A plataforma é uma solução que além de estabelecer o relacionamento com o cliente, ajuda a expor o catálogo de produtos de forma objetiva e direcionada ao público alvo, o comprador.

Com um planejamento bem criterioso voltado às necessidades da empresa, estratégias de marketing digital influenciam diretamente no desenvolvimento do esquema de vendas, além de facilitar o relacionamento que deve ser estabelecido com o consumidor final.

Este artigo foi escrito pelo time conteúdo do portal Soluções Industriais.