A tecnologia VoIP é uma maneira mais econômica de obter uma linha telefônica comercial em comparação com as linhas tradicionais. Mas, antes de decidir se você deve implementá-la ou não, é preciso entender exatamente o que é VoIP.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A tecnologia VoIP foi criada na década de 90, mas ganhou popularidade apenas nos últimos anos devido ao acelerado avanço da internet, que viabilizou a transformação digital e o aumento da velocidade das conexões.
  • VoIP é uma solução econômica e flexível para comunicação com o cliente, oferecendo recursos avançados, como gravações e integração com outras ferramentas, o que o torna uma escolha amplamente adotada por empresas.
  • Existem diversos formatos de VoIP: ferramentas e aplicativos como Skype e WhatsApp, provedores de serviços, PABX virtual, telefone IP e ATA, entre outros.
  •  O VoIP é altamente escalável, tornando a comunicação eficiente e sem interrupções para atender clientes, além de lidar com picos de demanda sazonal, o que é especialmente relevante para melhorar o atendimento ao cliente.
  • Integrar o VoIP ao CRM eleva a satisfação do cliente e aprimora os resultados das vendas e do atendimento, tornando as equipes mais produtivas. TESTE GRATUITAMENTE o Agendor e conheça nosso VoIP GPT!

Em síntese, VoIP é a sigla para “Voice over Internet Protocol”, que, em português, significa Voz sobre Protocolo de Internet. Trata-se de uma tecnologia que permite receber e realizar chamadas de voz via internet.

Em vez de utilizar as linhas tradicionais das redes telefônicas, o VoIP converte o sinal de áudio em dados digitais transmitidos pela infraestrutura de rede IP e, depois, são reconstruídos no destino final.

Por essa razão, o VoIP requer menos investimentos e menores custos operacionais, sendo uma alternativa flexível, integrável e escalável para equipes em constante comunicação com clientes.

E aí, curioso para saber mais sobre o que é VoIP e como funciona?

Então, continue a leitura do artigo para entender se esta é uma alternativa viável para seu negócio!

O que é VoIP e como funciona?

VoIP é uma tecnologia que possibilita a transmissão de chamadas de voz pela internet em vez das redes telefônicas tradicionais, funcionando por meio de um áudio convertido em pacotes de dados. Essa solução econômica e flexível traz recursos avançados, como gravações e integração com outras ferramentas de comunicação.

Parece bastante inovadora, não é mesmo?

Na verdade, a tecnologia VoIP foi criada na década de 90, mas somente nos últimos anos ela ganhou popularidade e se tornou uma escolha amplamente adotada por empresas e usuários em todo o mundo. 

Afinal, com o acelerado avanço da internet e o aumento da velocidade das conexões, foi preciso encontrar uma forma mais eficiente para estabelecer a comunicação de voz e, para isso, o VoIP se apresentou como a opção mais viável e assertiva.

Leia também: Controle de ligações: entenda como melhorar as abordagens de vendas por telefone

Como utilizar o VoIP?

Agora que você já sabe o que é VoIP e como funciona, vale conhecer os diferentes formatos para aplicar essa tecnologia. São os seguintes:

  • ferramentas e aplicativos de VoIP: ferramentas de VoIP como Skype e WhatsApp permitem chamadas de voz e vídeo pela internet, ideais para comunicações pessoais ou equipes menores;
  • provedores de serviço VoIP: são soluções mais abrangentes, com planos que envolvem suporte técnico e recursos mais avançados, perfeitos para empresas;
  • PABX virtual: soluções que disponibilizam recursos de gerenciamento de uma rede interna de telefonia com ramais e funcionalidades avançadas, sendo uma escolha mais robusta para empresas ou equipes maiores;
  • telefone IP: dispositivos dedicados especialmente projetados para o uso com VoIP que possuem conectores RJ-45 para conexão direta à rede de internet e são equipados com o software apropriado para realizar chamadas VoIP;
  • adaptadores VoIP (ATA – Analog Telephone Adapters): aplicações de conversão de telefones analógicos tradicionais em dispositivos VoIP.

Aproveite e conheça também 6 técnicas de atendimento ao cliente por telefone: 

Quais as vantagens das ferramentas VoIP?

As ferramentas VoIP propiciam uma série de benefícios que desburocratizam processos internos, melhoram a satisfação do cliente e elevam os resultados globais de uma empresa. 

Entenda, com mais detalhes, quais são as principais vantagens do VoIP:

Economia de recursos

Como falamos no início, o VoIP utiliza a tecnologia IP para transmitir chamadas de voz pela internet, o que elimina a necessidade de linhas telefônicas analógicas. 

A conversão do áudio em pacotes de dados otimiza a utilização da largura de banda, resultando em chamadas mais econômicas. Além disso, o VoIP permite o uso de codecs de compressão eficientes, o que reduz o consumo de dados em tempo real.

Escalabilidade

O VoIP possui arquitetura baseada em protocolos IP, tornando-o altamente escalável. No caso, a adição de novas linhas telefônicas é simples, dispensando instalações físicas adicionais. 

Assim, as centrais telefônicas IP ajustam a capacidade do sistema conforme a demanda, permitindo atender novos clientes e lidar com picos de demanda sazonal. A comunicação permanece eficiente e sem interrupções, tanto para equipes de vendas quanto para o atendimento ao cliente.

Flexibilidade

Sabendo o que é VoIP, fica claro que as chamadas de voz podem ser realizadas por intermédio de diversos dispositivos, o que é possível devido à compatibilidade com softwares e aplicativos VoIP, que têm funcionalidades completas de telefonia.

Com isso, o VoIP proporciona alta flexibilidade, uma vez que as equipes de vendas e atendimento ao cliente podem utilizá-lo aonde quer que estejam, podendo realizar chamadas para clientes e oferecer suporte a qualquer momento.

Facilidade de instalação

A implantação é mais simples do que a instalação de sistemas telefônicos tradicionais, possibilitando que as equipes se concentrem em suas atividades principais, como a comunicação com o cliente, sem atrasos ou barreiras.

Segurança

A segurança dos dados dos clientes é primordial. Para garantir a privacidade das interações, o VoIP conta com criptografia de chamadas, o que ajuda a proteger as informações confidenciais durante as ligações.

Melhoria no atendimento ao cliente 

O VoIP dispõe de recursos avançados que facilitam a gravação de chamadas em históricos acessíveis e viabilizam a transferência de conversas para outros membros da equipe, dois aspectos extremamente úteis para melhorar o atendimento ao cliente.

A propósito, a transferência de chamadas ajuda a:

  • acelerar o atendimento ao cliente;
  • oferecer contatos mais personalizados;
  • reduzir o tempo de espera;
  • facilitar a colaboração interna.

Os aplicativos VoIP são muito importantes para tornar a comunicação com o cliente mais eficiente e os processos internos otimizados.

Integração com outras ferramentas

Os provedores de serviços VoIP geralmente oferecem APIs que permitem a integração com outras ferramentas e aplicativos, sendo possível incorporá-los a sistemas de CRM, plataformas de atendimento ao cliente, softwares de colaboração e muito mais.

Nesse sentido, a integração entre VoIP e CRM é especialmente relevante para equipes de vendas e atendimento, visto que podem acessar os dados dos clientes durante as chamadas e interagir de modo mais personalizado.

Como efeito, a satisfação do cliente é elevada, os resultados das vendas e atendimento são aprimorados e a equipe se torna mais produtiva.

Confira, na prática, o que é VoIP e como sua integração com um CRM eficiente, como o Agendor, pode transformar as ligações com clientes em insights valiosos para suas estratégias. Veja o vídeo abaixo!

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