Entender o que é teste A/B e como aplicá-lo é essencial para o sucesso das suas estratégias de prospecção e inbound marketing.

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • O teste A/B, também conhecido como teste de divisão, é uma ferramenta de marketing utilizada para testar duas versões variadas de uma mesma página, anúncio ou e-mail.
  • As aplicações de teste A/B mais comuns em marketing são feitas em e-mails de prospecção, formulários de leads, páginas de site e anúncios digitais.
  • É preciso ter um elemento variante entre as duas versões analisadas, como título, copy, CTA, descrição de produto e elementos gráficos. 
  • Para identificar qual é a versão que traz melhores resultados, é preciso definir uma métrica de interesse para acompanhar, como taxas de conversão, custo por aquisição, taxa de abertura, taxa de clique, entre outros. Conheça mais indicadores importantes para sua estratégia em: Indicadores de Vendas e Marketing: KPIs que você deve usar

Se você ainda não utiliza essa ferramenta para analisar seus e-mails de prospecção ou formulários de leads, saiba que está perdendo uma grande oportunidade de identificar pontos de melhoria que podem levar suas conversões para o próximo nível.

E o melhor: todas as ações de melhoria são baseadas no comportamento do seu cliente. 

Na prática, você poderá compreender como o seus leads reagem com seus conteúdos e suas páginas, e assim, ajustá-las de acordo com as preferências do seu público-alvo, e elevar seus resultados de conversão. 

Ficou curioso para saber mais sobre o que é teste A/B?

Então, continue lendo o artigo para descobrir tudo sobre esta ferramenta, inclusive como utilizá-la para mensurar suas campanhas!

O que é teste A/B?

O teste A/B, também conhecido como teste de divisão, é uma ferramenta de análise de marketing utilizada para testar duas versões variadas de uma mesma página, anúncio ou e-mail. O objetivo final é identificar aquela que apresenta melhor desempenho de conversão. Com isso, é possível entender, de maneira estatisticamente significativa, qual das versões você deve utilizar para obter melhores resultados. 

É preciso dividir seu público em dois grupos. As duas versões são disparadas para os grupos aleatoriamente, e assim, podem ser detectadas e avaliadas de maneira objetiva.

Como o teste A/B pode ser usado em vendas?

O teste A/B pode ser utilizado em vendas de diversas formas. Confira alguns exemplos práticos:

  • Teste de título: Ao criar um e-mail de prospecção, por exemplo, é possível testar diferentes títulos para identificar qual deles apresenta melhores taxas de abertura. Um título mais chamativo pode ser o diferencial entre uma mensagem lida ou ignorada, e o teste A/B é capaz de identificar isso.
  • Teste de imagem: Em um anúncio de produto, o teste A/B pode ser utilizado para avaliar diferentes imagens que compõem um anúncio, e com isso, identificar qual delas gera mais cliques e faz diferença na decisão de compra do cliente.
  • Teste de preço: Um preço mais alto pode afastar os clientes, ao mesmo tempo que um preço muito baixo gera desconfiança. Nesse sentido, o teste A/B pode ser aplicado para entender qual precificação é mais atrativa e favorece as conversões.
  • Teste de copy: O teste A/B também pode ser usado para testar diferentes versões de copy para descobrir qual delas é mais eficaz em persuadir as pessoas a comprar. Por exemplo, você pode criar duas versões da mesma página de produto, uma com uma descrição mais longa e outra com uma descrição mais curta. Em seguida, você apresentaria essas duas versões para segmentos diferentes do seu público e verificaria qual versão gera mais segurança.

Como o teste A/B é validado?

Os resultados das versões A e B são comparados usando testes estatísticos.

Em síntese, os testes estatísticos podem ser usados ​​para determinar se as diferenças observadas entre os grupos são estatisticamente significativas ou podem ter ocorrido apenas por acaso. 

O nível de significância usado em um teste A/B típico é de 95%, o que significa que, se a diferença entre os grupos for maior do que a esperada em pelo menos 95% das vezes, consideramos que a mudança é válida.

No entanto, é importante notar que os testes A/B só são válidos estatisticamente se forem realizados corretamente, o que inclui ter amostras aleatórias e representativas, evitar viés e garantir que a diferença demonstrada seja a única variável que está sendo alterada. 

Além disso, é necessário que haja uma quantidade suficiente de dados para que os testes estatísticos possam ser aplicados com precisão. 

Então, no caso de testes A/B aplicados em landing pages, onde não há como definir uma amostra exata para o teste, é preciso determinar um período de tempo para o teste que seja suficiente para coletar uma boa quantidade de dados.

Exemplo práticos de teste A/B

Ainda confuso sobre o que é teste A/B? Veja os exemplos a seguir:

Teste A/B em e-mail

Com este exemplo será simples entender o que é teste a/b e e-mail marketing.

No caso de um teste A/B de e-mail marketing, por exemplo, podemos usar testes estatísticos para avaliar se a taxa de abertura de e-mails é significativamente diferente entre as duas versões do e-mail. 

Estas versões de e-mail são muito semelhantes, mas a linha de assunto da versão B foi adaptada para ser mais atrativa. 

Para saber qual performa melhor, realizamos um teste A/B.

Se a versão B do e-mail tiver uma taxa de abertura significativamente maior do que a versão A, podemos concluir que a mudança na variável em estudo, que foi implementada na versão B, foi eficaz em melhorar a taxa de abertura e aumentará os resultados do processo de prospecção.

Conheça algumas palavras poderosas para utilizar em seus e-mails:

Teste A/B em anúncios de mídia paga

O teste A/B também pode ser utilizado para eficácia de anúncios de mídia paga. Ao comparar diferentes versões de um anúncio, é possível identificar qual delas gera os melhores resultados em termos de conversão e retorno sobre investimento (ROI).

Se você possui uma estratégia de mídia paga, saiba que a maioria das plataformas de anúncios, como o Google Ads e o Facebook Ads, oferecem recursos para realizar testes A/B, o que facilitará a sua análise.

Ok, mas como fazer teste A/B em mídia paga?

Vamos supor que estamos trabalhando com duas versões de anúncio, e o elemento que alteramos entre eles é o CTA. O objetivo deste teste é encontrar a versão que gera menos custos por conversão.

Na versão A, no CTA está escrito “Saiba mais”, e alteramos a versão B para “Garanta já a sua vaga”.

Dividimos o tráfego da campanha igualmente entre as duas versões. Cada versão tem um número suficiente de impressões para que os resultados sejam válidos. Nesses casos, recomenda-se um mínimo de 1000 impressões por versão.

Ao final do teste, analisamos a nossa métrica de interesse, que nesse contexto é o custo por aquisição. No entanto, tenha em mente que outras métricas podem ser analisadas, como taxas de cliques (CTR) e taxas de conversão.

E aí, ficou claro o que é teste A/B e como ele pode ser utilizado para elevar os resultados das suas estratégias de prospecção e inbound marketing?

Se sim, aproveite para conferir mais dicas, ferramentas e técnicas de prospecção que te ajudarão a gerar negócios valiosos para a sua empresa. Baixe agora nosso eBook gratuito: Guia: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados