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Qual o melhor CRM do mercado para sua equipe?

Escrito por
Gustavo Paulillo

Por melhor que seja o CRM, a famosa luta dos vendedores contra ele acontece por falta de comprometimento da equipe, ou o problema está nas soluções?

É lugar comum demais dizer que o melhor do CRM é o fato de ajudar nas vendas, além de aumentar o controle sobre o processo de vendas e ajudar a equipe de vendas se organizar melhor.

Mais vendas, mais controle, mais resultados…

CRM: Atraia, fidelize e satisfaça mais clientes

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relacionamento estratégico com todos os seus públicos é vital

Essa é a proposta de todo software CRM que existe. Todos prometem mais retorno financeiro, mas deixam de lado a parte fundamental do processo: a equipe de vendas que utilizará o software!

É justamente aí que alguns serviços de CRM pecam. Porque ao oferecer cada vez mais funcionalidades e resultados, eles focam apenas no resultado da empresa, ao invés do resultado de toda a equipe de vendas.

A famosa luta da equipe de vendas contra o CRM começa nesse ponto!

Pensando diferente, achamos que o melhor CRM online deve ir além e, por isso, elaboramos um pequeno guia com 3 dicas com os motivos para a sua equipe de vendas usar o CRM para o benefício próprio.

O que deve oferecer PARA SUA EQUIPE o melhor CRM de vendas?

São 3 fatores principais?

1. Mais tempo disponível.

O CRM ajuda a equipe de vendas na hora de planejar as suas tarefas diárias. Com isso, ter um ganho de produtividade e mais tempo disponível para se concentrar no que realmente gosta de fazer: vender.

A equipe de vendas não gosta de burocracia porque querem mais tempo livre para vender. A verdade é que o pessoal da equipe acredita que o sistema toma o tempo deles, para preencher aquela sequência de formulários intermináveis.

Porém, esse tempo em que o vendedor passa alimentando o CRM, é na verdade um investimento, uma vez que, depois que as tarefas estiverem agendadas, o vendedor terá um aproveitamento muito maior do tempo.

Por quê? Porque quando as tarefas estão organizadas, ganha-se produtividade. Uma equipe de vendas que produz mais, vende mais.

O que precisa ser feito?

O CRM online precisa ser utilizado como uma ferramenta de relacionamento com os clientes e como um gerenciador de tarefas para organização do tempo. Assim, os vendedores não perderão nenhuma tarefa – que pode ser até o envio de uma proposta no prazo – por esquecimento, ou por estar atarefado com outros compromissos.

Quando a equipe de vendas ganha uma ferramenta de aumento de produtividade, que permite usar o tempo da melhor forma possível, certamente teremos um aumento no resultado.

A sacada aqui é buscar os sistemas simples, objetivos e fáceis de usar. Quanto menos cliques você precisar fazer, melhor o sistema.

O CRM é uma ferramenta importante na organização do tempo da equipe de vendas

O CRM é uma ferramenta importante na organização do tempo da equipe de vendas

2. Maiores informações sobre o desempenho.

Todo vendedor que se preze está preocupado com o desempenho. A melhor maneira de acompanhar o desempenho de um vendedor (por ele mesmo), é através do CRM.

É importante saber se o seu desempenho está melhorando, se a taxa de fechamento está aumentando, se o número de ligações aumentou, se as propostas diminuíram e se o número de clientes perdidos está reduzindo.

Quando o vendedor consegue comparar o seu desempenho e visualizar o que fez para gerar mais resultados, ele consegue aumentar o seu potencial e consequentemente, toda a equipe de vendas sai ganhando.

Todo vendedor adora competir consigo mesmo e o CRM ajuda na hora de traçar um comparativo do desempenho do vendedor para que ele sempre possa se superar e aumentar a sua capacidade de venda.

3. Controle sobre todos os seus clientes.

Todo vendedor odeia quando roubam seus clientes, não é mesmo?

Usar o sistema de CRM é a melhor maneira de proporcionar a cada integrante da equipe de vendas, um maior controle sobre os seus clientes.

Com o CRM o vendedor sempre vai saber o que aconteceu com um cliente que ele atende. Se, por exemplo, um dia o seu cliente ligou e ele estava em uma visita, tudo que foi dito ficará armazenado dentro do sistema.

Ele saberá o que ficou combinado, o que o cliente queria e mesmo que ninguém mencione o contato, ele terá acesso ao histórico do cliente ao acessar o CRM.

Além disso, terá informações importantes sobre o cliente, que estão armazenadas no CRM, para continuar fomentando o relacionamento, como data de aniversário, aniversário dos filhos, esposa, casamento, produtos comprados anteriormente e todas as informações que podem estreitar ainda mais o relacionamento entre as partes.

melhores CRM online

Os melhores CRM possibilitam maior controle dos clientes pela equipe de vendas

O melhor CRM é aquele que se torna uma ferramenta de benefícios para a equipe de vendas.

Sendo assim, é importante mostrar o valor da ferramenta para quem vai fazer uso dela diariamente, não apenas para quem está implantando.

Até porque, mesmo que a ferramenta seja importante para a empresa, a equipe de vendas só vai utilizá-la se enxergar utilidade e valor nisso tudo. Caso contrário, por melhor que seja o CRM, sempre será um grande renegado pelas equipes de vendas.

Agora que sua equipe já conhece as vantagens e porque usar CRM, como escolher o melhor?

Como escolher o melhor CRM para a sua empresa

A sua empresa precisa escolher o melhor sistema de CRM? As nossas dicas vão ajudar você

O conceito de CRM de vendas remonta à década de 1990 com o surgimento de softwares especializados diante de escritórios e pacotes de gestão de clientes.

Antes disso, muitas organizações desenvolveram seus próprios sistemas de gerenciamento de contatos, muitas vezes baseados em torno de bases de dados, e-mails e planilhas.

No entanto, o pacote de soluções de mercados de CRM cresceu rapidamente desde então. Grande parte da atividade em torno de CRM tem sido focada para grandes corporações, mas isso está mudando.

As pequenas e médias empresas (PME) estão investindo mais em tecnologia de CRM e as opções abertas para elas estão se expandindo.

O CRM vem da sigla “customer relationship management”, e significa gerenciamento do relacionamento do cliente.

O relacionamento com clientes é um relacionamento como qualquer outro e, por esse motivo, precisa ser gerido, alimentado e cuidado, como qualquer outro tipo de relacionamento. Assim como já defendia Antoine de Saint-Exupéry, nos tornamos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos.

E, para que nossos clientes confiem em nós como vendedores, acreditem na proposta de nossa empresa e em nossos produtos, precisamos mostrar a eles que estamos realmente interessados em resolver seus problemas de maneira sincera.

Porque usar CRM

O CRM nasceu da necessidade de empresas e vendedores controlarem não apenas o relacionamento com seus clientes, mas também de seus contatos.

Ao passo que os vendedores – e as equipes de vendas – vão crescendo, o número de contatos a serem gerenciados aumenta e, eles precisam de apoio e tecnologia para gerenciar seus contatos.

Daí nasceu a necessidade da disciplina do CRM, que antes de ser um sistema de gestão e controle de relacionamento com clientes, é uma estratégia de gestão de contratos e também de controle da equipe de vendas.

Os melhores CRM ajudam empresas e vendedores não apenas a conseguir dar conta da carteira de clientes, mas também a lembrarem de seus clientes e mostrarem a elas o quanto eles são importantes.

Existem fornecedores de CRM estabelecidos que se especializaram em software de empresa de pequeno porte; há grandes players corporativos que adaptam seus produtos para as PME; e há novas formas gerenciar CRM através de softwares on-line hospedados como um serviço (SaaS).

Aliás, no caso de SaaS, muitas vezes são oferecidos planos Freemium, com menos funcionalidades, mas em que você ainda pode usufruir dos melhores CRM grátis, atravé desses planos.

Ou seja, opções para contratação de serviços de CRM não faltam e, como empreendedor, ou gestor comercial cabe a você fazer a opção de qual a melhor opção para o seu tipo de negócio.

É fundamental escolher a tecnologia de CRM mais adequada para apoiar o seu serviço ao cliente. Por isso, levantamos aqui algumas dicas para fazer com que você torne mais fácil a seleção dos melhores CRM online para o seu negócio.

melhores CRM online

Como escolher o melhor CRM online para sua empresa?

Leia também: CRM online, de plataforma, open source ou planilhas?

1. Mantenha-o simples

O melhor CRM para uma pequena empresa precisa ser fácil, simples e eficaz. Algumas opções exigem servidores de grande porte e mudanças nos processos das empresas para funcionarem de maneira eficaz.

Essas exigências, muitas vezes, para as pequenas empresas se tornam um peso muito grande e, inviabilizam que o projeto seja implementado.

É preciso ter em mente que micro e pequenas empresas possuem recursos limitados, e por isso, o sistema precisa ser fácil o suficiente para que os vendedores consigam ver vantagem na utilização do CRM no dia-a-dia de vendas.

A implementação e o suporte também devem ser simples – não há tempo para gastar meses ou mesmo anos instalando.

2. Não complique as coisas

Você deve elaborar uma lista de requisitos funcionais – se certificar de manter o realismo. Você está procurando um sistema de gerenciamento de contatos ou um sistema de automação de força de vendas?

Você deseja gerenciar informações de clientes, atividades de vendas e checar informação, executando relatórios sobre essas atividades. Você precisa saber o que está buscando e, principalmente qual a sua capacidade de investimento para isso.

Muitas empresas não querem começar pequeno e, optam por um plano mais completo de CRM, sendo que poderiam começar com uma conta gratuita e ir escalando aos poucos, conforme vai se adaptando às rotinas do CRM e seus recursos.

Outro fator é a equipe de vendas. Se a implementação e manuseio do CRM for complicada demais, a equipe de vendas pode acabar boicotando tudo.

Manter a simplicidade no uso e ir escalando o CRM até atingir todas as funcionalidades é a melhor alternativa.

melhores CRM online

Quais os requisitos você precisa em um CRM?

3. Mantenha as suas ambições em mente

Você pode ter um pequeno negócio hoje, mas onde você vai estar daqui a 1 ou 2 anos? Em 10 anos, você ainda vai ser uma empresa de pequeno ou médio porte? Esperamos que não.

À medida que cresce, o seu sistema de CRM precisa ser capaz de manter o ritmo com você. Ele deve ser capaz de se estender para atender às suas projeções de crescimento e a evolução das necessidades de negócio.

Precisar jogar fora e substituir seus sistemas de atendimento ao cliente seria um desastre. Certifique-se que sua solução de CRM pode lidar com uma força de trabalho em expansão e a base de clientes.

É importante ter a tranquilidade, e certeza de que seu sistema é um dos melhores CRM e vai acompanha-lo onde você for.

4. In-house ou on-line? Qual o melhor CRM?

Há algum tempo os sistemas de CRM são executados e gerenciados em computadores ou redes no escritório.

Mas atualmente as empresas possuem opções de CRM na nuvem. Nessa modalidade o sistema está instalado em um servidor cloud e você acessa de qualquer lugar, apenas com uma conexão à internet.

Outro fator importante dessa modalidade de CRM é que você pode atualizar informações sobre vendas de qualquer lugar – seja seu laptop, smartphone ou tabelt, com versões mobile de seu CRM em aplicativos e outros recursos.

Outra vantagem de ter um sistema de CRM na nuvem é que você paga uma mensalidade para usá-lo e, não precisa ter grandes despesas e custos com implantação, além de poder cancelar a sua mensalidade sem fidelidade ou sem ficar amarrado.

Você pensa em hospedar o CRM em seus servidores, ou prefere um em nuvem?

Você pensa em hospedar o CRM em seus servidores, ou prefere um em nuvem?

Confira: Mostre para sua diretoria para que serve o CRM

Qual o melhor CRM para a sua empresa, afinal?

Você já parou para pensar quais são as suas necessidades de CRM? Pense no tamanho da sua equipe de vendas, de onde o sistema será atualizado e manuseado, de quem vai ser o responsável pela implementação e, principalmente como você vai medir o progresso.

Se a sua equipe é mais externa, um CRM com versões mobile e aplicativos irão ajudar no desempenho de sua equipe.

Por outro lado, se você ainda não pensou no líder da implementação da cultura de CRM na sua empresa, precisa pensar. Você precisa saber quem vai liderar o uso do CRM na equipe de vendas.

Se você precisar de ajuda pra isso, não se preocupe. Nós criamos um kit para o sucesso com CRM que vai ajudá-lo a implementar o CRM da maneira certa.

Como fazer a implantação do CRM online em seu negócio

Agora que você já viu as características dos melhores CRM do mercado, saiba quais são os métodos de implantação do sistema de informação CRM para Gestão do Relacionamento com Clientes

No artigo anterior, detalhei os custos para implantar os sistemas de CRM e seus diferentes tipos. Nesse artigo irei apresentar como os fornecedores CRM, sistema de informação sobre clientes e sua gestão, trabalham quando o assunto é colocar o sistema para rodar.

melhores CRM online

Implantando a tecnologia de CRM na empresa.

Os 3 principais métodos de implantação de CRM, sistema de informação fundamental em qualquer empresa:

Os sistemas CRM, Customer Relationship Management, em inglês, são responsáveis pela gestão do relacionamento dos clientes.

Com estes aplicativos, além de conseguir promover um relacionamento mais próximo com seus clientes, conhecendo suas preferências e segmentado-os, é possível também gerenciar a força de vendas e ter acesso a dados e estatísticas que auxilam na tomada d decisões estratégicas.

Veja, a seguir, as 3 maneiras mais comuns de implantar sistemas de informação CRM nas empresas.

1.Implantação por empresas parceiras:

Existem empresas parceiras de grandes fornecedores de sistemas de CRM, que contam com uma equipe de consultores e técnicos capacitados.

Essas empresas geralmente instalam toda a infra-estrutura necessária (servidores, cabeamento, redes e hardware no geral).

Porém, o custo desse tipo de implantação é bem salgado, pois a empresa terá que arcar com o gerenciamento dos serviços de TI, com as horas de consultoria dos analistas, gerentes, homologadores e arquitetos de sistemas.

Acesse este post e saiba mais sobre diversas alternativas de uso de CRM e sistemas de informação na empresas: CRM online, de plataforma, open source ou planilhas?

2. Auto-implantação:

A própria empresa que deseja utilizar o sistema de CRM, conta com uma equipe capacitada de analistas e técnicos com conhecimentos da tecnologia que será adotada.

Existem algumas empresas de consultoria e treinamento que capacitam o pessoal, com conhecimentos para a instalação de uma solução específica como por exemplo, um Microsoft Dynamics CRM.

Deseja contar com um sistema de informação CRM em seu negópcio? Acesse esta postagem e saiba como: Mostre para sua diretoria para que serve o CRM

3. Sistema de informação CRM hospedado no fornecedor:

Este é o conceito mais conhecido como Computação em Nuvem. Quando o software é fornecido como um serviço, o cliente não precisa se preocupar com equipamentos, desenvolvimento de software, segurança, nem equipes com conhecimentos técnicos.

Nesse caso, o fornecedor do sistema fica responsável por manter o sistema rodando e por toda manutenção necessária.

Essa é uma tendência crescente, pois facilita a vida do empreendedor que está contratando o sistema.

A maioria dessas soluções estão sendo disponibilizadas em plataforma web, onde o cliente pode ter acesso à todas informações através do navegador, como por exemplo o Chrome, ou o Mozilla Firefox.

Veja mais detalhes importantes neste artigo de nosso blog: 5 documentos para a implantação do CRM em uma empresa

Como você viu, CRM é um sistema de informação que deve fazer parte do repertório de ferramentas de seu negócio.

E se você optar por alguns dos melhores CRM do mercado, o relacionamento com os clientes é facilitado e é possível conhecer a fundo seus desejos e necessidades, com o objetivo de atendê-los da melhor forma possível.

Com isso, sua força de vendas pode compreender melhor suas dores e descobrir as melhores maneiras de solucionar estes problemas, oferecendo soluções em que eles enxergam grande valor, o que é fundamental para sua conquista e fidelização.

Quer saber tudo sobre CRM, o sistema de informação que não pode falar em sua empresa? Então baixe nosso e-book gratuito: CRM: Atraia, Fidelize e Satisfaça mais Clientes

Créditos pela foto: http://www.flickr.com/photos/dellphotos/

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