Não dá para negar o valor do CRM quando falamos em ganhos estratégicos para o setor comercial das empresas. Afinal, essa ferramenta ajuda não apenas a centralizar a gestão de vendas, mas também a identificar oportunidades e priorizar os esforços nas negociações mais rentáveis. 

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • O valor da estratégia e do uso do software de CRM se dá porque a ferramenta facilita a gestão do relacionamento com os clientes, permitindo que as empresas criem laços mais sólidos com seu público, aumentando os lucros. 
  • A ferramenta possibilita que os negócios identifiquem novas oportunidades e as necessidades dos clientes, bem como otimiza o controle das vendas, desde a prospecção até o pós-venda.
  • A solução também facilita o follow-up, garantindo que agentes comerciais não esqueçam de enviar nenhuma mensagem para os contatos. 
  • Um bom CRM de vendas agrega mais valor para qualquer empresa e, ainda, agiliza a execução das estratégias de prospecção, vendas e gestão de clientes. Aproveite para fazer seu cadastro e testar o Agendor GRATUITAMENTE!

Ainda falando sobre o valor estratégico, dados divulgados pelo Web FX mostram que 60% dos negócios acreditam que o CRM aumenta a produtividade, 74% que permite ver dados sobre os clientes com mais facilidade e 45% vê um aumento do lucro com as vendas.

Porém, é claro que também precisamos falar de quanto custa um sistema de CRM. Afinal, o investimento financeiro é importante para as empresas. E é sobre estes dois valores que falaremos neste artigo. 

Continue com a leitura para conferir!

Apenas para relembrar, o que é CRM? 

CRM é uma sigla para Customer Relationship Management. Em português, o termo é traduzido como gestão do relacionamento com o cliente. A solução diz respeito a um conjunto de práticas que visam conhecer os clientes para, em seguida, suprir suas necessidades e desejos, criando uma relação duradoura entre o consumidor e a empresa.

Porém, o termo também é usado para descrever softwares que ajudam os negócios a aplicar todas as estratégias de gestão do relacionamento com o cliente em um só lugar, com o auxílio da tecnologia. 

E é sobre o valor deste sistema de CRM que falaremos mais adiante, tanto estratégico — com os benefícios que entrega para as organizações — quanto monetário, para você saber qual é o investimento para ter acesso a esse tipo de solução. Está preparado?

Qual o valor do CRM para as empresas?

O valor estratégico do CRM para as empresas está no fato da ferramenta possibilitar:

  • melhor identificação de oportunidades de negócios
  • maior entendimento sobre os clientes; 
  • maior controle para o processo comercial; 
  • facilidade de follow-up;
  • centralização da gestão. 

Destacamos que, neste tópico, vamos comentar sobre o valor estratégico do CRM para a estratégia comercial das empresas que adotam a solução. Posto isto, continue lendo para ver os benefícios dessa ferramenta!

1. Melhor identificação de oportunidades de negócios

É praticamente impossível dar a mesma atenção a todas as oportunidades de negócio que aparecem. Afinal, são muitos clientes e diversas ações necessárias para conquistá-los. 

Nesse sentido, o valor do CRM na estratégia de vendas vem do fato da solução permitir identificar as oportunidades mais promissoras, que são aquelas que devem ser priorizadas. 

Com o uso do funil de vendas, que é uma ferramenta usada para monitorar o caminho que os clientes seguem ao ingressar na jornada de compra, por exemplo, é possível identificar quais oportunidades estão mais próximas de serem finalizadas.

Isso porque cada nível mostra o amadurecimento do consumidor, sendo que os inferiores estão mais próximos de comprar, portanto, merecem um esforço maior do time comercial. 

Veja como se parece um funil de vendas com um CRM:

valor do crm

Além disso, o CRM analisa os dados para identificar as oportunidades com maiores valores ou mais complexos. Desse modo, sua equipe pode focar nos contatos que realmente importam e trazer melhores resultados.

2. Maior entendimento sobre os clientes

Outro valor do CRM para a estratégia de vendas é que a ferramenta permite entender melhor as preferências dos clientes. Isso porque o software armazena todos os dados essenciais sobre os contatos, como compras anteriores e preferências. 

Como resultado, os vendedores podem fazer sugestões mais precisas no futuro, aumentando as chances de vender, especialmente porque essas informações ficam acessíveis para todos da equipe. 

valor do crm

3. Maior controle sobre o processo comercial

O funil de vendas também permite que a empresa tenha mais controle sobre o processo comercial. Isso porque é possível acompanhar todas as oportunidades, em tempo real, e, assim, traçar estratégias para fazer com que as negociações avancem de maneira mais fluida. 

Outro ponto é que o CRM possibilita fazer uma análise precisa do desempenho da equipe de vendas, inclusive, apresentando relatórios completos. Desse modo, você vê a eficácia das suas ações e consegue identificar o que vale ou não a pena manter. 

4. Facilidade de follow-up

Quem nunca passou pela situação de ter que entrar em contato com um cliente — seja para passar mais informações ou enviar uma proposta — e acabou esquecendo da data? Isso é mais comum do que se imagina em empresas que não entendem o valor do CRM. 

O que acontece é que o software conta com calendário e ainda agendamento de tarefas. Com isso, a equipe tem uma visualização completa do que precisa ser feito, os prazos, e até mesmo receber notificações. 

Como resultado, sua estratégia de follow-up — acompanhamento dos clientes — não sofre com o esquecimento de datas e tem mais sucesso. 

valor do crm

5. Centralização da gestão

Para finalizar, o sistema de CRM não apenas centraliza o cadastro dos clientes, mas também o atendimento e o suporte no pós-venda. Graças a isso, os vendedores conseguem fazer tudo o que precisam para entregar uma experiência incrível em um só lugar. 

Inclusive, o software também ajuda no planejamento das ações, com personalizações de produtos, motivos de perda e origens e setores, bem como entrega uma previsão do faturamento com base nos dados atuais e até um sumário das vendas dos períodos. 

Ou seja, tudo o que você precisa saber para gerenciar sua equipe rumo ao sucesso. 

Entendeu qual é o valor do CRM para sua gestão comercial? Então, chegou a hora de descobrir quanto custa um CRM. Está preparado para se surpreender ao ver que existem opções mais baratas do que você imagina?

Quanto custa um CRM?

Agora, vamos ao que todo mundo quer saber, que é: quanto custa um sistema de CRM? Bem, os valores são bem variados. É possível encontrar planos que ultrapassam a faixa dos R$ 2 mil por mês. 

Porém, também há soluções mais baratas que são igualmente benéficas para os negócios. 

O CRM do Agendor, por exemplo, custa menos de R$ 50 por mês na assinatura anual, sendo a solução com o melhor custo-benefício do mercado, especialmente porque, ao ser 100% brasileiro, o pagamento é feito em real. 

Logo, você não fica à mercê das flutuações de valor das moedas internacionais e economiza. Para melhorar ainda mais, pode-se usar algumas funcionalidades essenciais do Agendor gratuitamente. 

Assim, você verifica se essa é realmente a melhor solução para o seu negócio, antes de assinar o plano premium. 

E aí, agora que aprendeu qual é o valor do CRM, que tal adotar a solução no seu negócio? Então, aproveite para fazer seu cadastro agora mesmo e comece a usar o CRM com melhor custo-benefício do Brasil!