O mapeamento de mercado é uma ferramenta que permite identificar as particularidades do segmento em que a empresa opera para, assim, encontrar novas oportunidades, como a criação de um diferencial competitivo, as tendências de alta nas vendas etc. Você já conhecia essa tática?

Principais aprendizados deste artigo:

  • O mapeamento de mercado é uma ferramenta que visa identificar as particularidades e oportunidades de investimento no segmento em que a empresa atua. 
  • Tal procedimento embasa a tomada de decisões, a definição de metas alinhadas com o negócio e, ainda, o aumento da produtividade da companhia. 
  • Para dar início a um mapeamento de mercado, é necessário conhecer o nicho, ter objetivos claros, estudar o público-alvo, coletar dados relevantes e usar os resultados para otimizar a estratégia de vendas.
  • Quer aprender como aproveitar 100% do mapeamento de mercado na sua estratégia comercial? Então, baixe nosso guia que mostra os usos do Agendor na gestão da sua equipe de vendas.

Caso ainda não conheça a estratégia de mapeamento de mercado, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de obter insights poderosos para fazer sua empresa decolar. 

Para te ajudar com isso, preparamos um artigo no qual ensinamos do que se trata essa ferramenta e, ainda, apresentamos o passo a passo para utilizá-la no seu negócio. Não perca tempo e confira!

O que é mapeamento de mercado?

O mapeamento de mercado é uma ferramenta poderosa para qualquer negócio. Em suma, trata-se de um conjunto de ações que visam coletar e analisar os dados sobre o nicho que a empresa está inserida a fim de obter insights que possibilitam entender as particularidades e oportunidades existentes no setor. 

Esse processo é útil em ações como:

  • segmentação das campanhas de marketing; 
  • criação de novos serviços/produtos baseados nos desejos do público da empresa;
  • definição de um diferencial competitivo em relação à concorrência;
  • precificação correta, conforme os valores praticados pelo mercado;
  • identificação de altas ou quedas nas vendas do setor.  

Vale a pena destacar que essa ferramenta não é útil apenas para as empresas de grande porte. Na verdade, micro e pequenos negócios também podem ser beneficiados com seu uso. 

Falando em benefícios do mapeamento de mercado para organizações de todos os portes, podemos citar:

  • mais assertividade na tomada de decisões, pois você tem acesso a dados que orientam o planejamento estratégico;
  • definição de objetivos e metas mais realistas e condizentes com sua visão de negócios; 
  • aumento da produtividade, uma vez que a ferramenta otimiza todo o funcionamento da empresa. 

E, para te ajudar a aplicar essa ferramenta corretamente, trouxemos um passo a passo completo de como fazer um mapeamento de mercado partindo do zero. Não deixe de conferir!

>>>> Aproveite e leia: o que é pesquisa de mercado? Importância + dicas de como fazer

Como se faz um mapeamento de mercado? Passo a passo completo

O passo a passo de como fazer um mapeamento de mercado é: estude seu nicho de mercado; defina os objetivos; conheça o público-alvo; colete e analise os dados; aplique os resultados na sua estratégia comercial. Seguindo essas etapas, você terá em mãos insights valiosos para alavancar os resultados.

Logo adiante, confira a explicação para cada um dos passos apresentados acima e prepare-se para colocar a “mão na massa”!

1. Estude seu nicho de mercado

O primeiro passo é identificar e analisar o nicho de mercado do seu negócio. Para tal, encontre empresas que oferecem as mesmas soluções, atraem esse tipo de público e têm o mesmo tamanho. 

A boa notícia é que você pode usar o próprio Google e as redes sociais, como o LinkedIn, para encontrar esses negócios. Feito isso, estude as estratégias praticadas por eles e os erros e acertos. 

>>>> Veja também: como encontrar seu nicho de mercado e por que isso é importante?

2. Defina os objetivos  

Em seguida, determine objetivos para a empresa. Ou seja, o que deseja descobrir ou alcançar com o mapeamento de mercado. 

Os objetivos podem ser desde prever a aceitação do público a uma nova solução ou encontrar uma oportunidade de negócio ainda não explorada pela concorrência. 

3. Conheça o público-alvo 

O terceiro passo é estudar o público-alvo do seu negócio, isto é, para quem as soluções são direcionadas. 

Esse processo possibilita conhecer quem compra diretamente da empresa e, assim, compreender com mais clareza seu comportamento e quais dados devem ser coletados para obter uma análise assertiva. 

>>>> Aprenda mais: perfil do consumidor — o que é, importância e como definir

4. Colete e analise os dados

O quarto passo envolve coletar as informações para o mapeamento de mercado. Comece definindo quais os meios, que podem ser sites de pesquisas, redes sociais ou formulários online. 

Determine quais perguntas fazer durante as entrevistas e o tamanho da amostra — quantas pessoas serão abordadas. Ao terminar a coleta, é a hora de analisar as informações para obter os insights necessários.

A boa notícia é que ferramentas como formulários já entregam um relatório com o resultado da pesquisa.

5. Aplique os resultados na sua estratégia comercial

Por último, não se esqueça de usar os conhecimentos adquiridos com o mapeamento de mercado na sua estratégia de vendas. Para ficar mais claro, veja o seguinte exemplo. 

Digamos que, na pesquisa, você descobriu que seus concorrentes não possuem um atendimento ao cliente efetivo e, como todos sabemos, isso é de extrema importância para a fidelização

Partindo disso, você pode implementar táticas para melhorar a experiência do consumidor, como adotar chatbots para atendimento rápido e integrar os pontos de contato, propiciando uma abordagem multicanal. 

Outros exemplos podem abranger o ajuste dos preços para que eles não se destoem muito da média praticada pela concorrência ou, quem sabe, o oferecimento de produtos/serviços adicionais que os oponentes não têm, mas você identificou que são úteis para os clientes. Ficou claro? 

E, para ajudar a colocar tudo isso em prática, indicamos o uso de um bom CRM de vendas, como o Agendor. Com ele, você é capaz de criar e gerenciar seu funil de vendas, programar lembretes e acompanhar o fluxo comercial de um só lugar.

Adicionalmente, o Agendor conta com:

  • integração com WhatsApp e VoIP; 
  • aplicativos para Android e iOS; 
  • gravação automática de e-mails; 
  • armazenamento ilimitado; 
  • e muito mais!

Está esperando o que para aproveitar? Faça sua inscrição hoje mesmo e comece a usar o Agendor gratuitamente!