A pesquisa de mercado é uma das principais ferramentas de marketing que uma empresa pode ter. Sempre que você estiver precisando conhecer melhor o seu mercado de atuação ou mesmo o seus clientes, você precisará realizar uma pesquisa de mercado. Principalmente ao lançar um produto novo, ou mesmo iniciar um novo negócio, a pesquisa de mercado tem papel fundamental nas suas decisões.

Mas, afinal, o que é pesquisa de mercado?

Continue com a gente e aprenda tudo sobre pesquisa de mercado!

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O que é pesquisa de mercado

O que é pesquisa de mercado se não a busca por informações relevantes para realização de um determinado objetivo. Portanto, o conceito de pesquisa de mercado nada mais é que a busca por informações pertinentes, e é conduzida por meio de um conjunto de estratégias que auxiliam na obtenção destas informações. Estratégias estas que buscam minimizar os ruídos, ou falhas na captação da informação, que possam ocorrer.

Para realizar a pesquisa de mercado, as empresas têm dois caminhos:

  • Realizar ela mesmo suas pesquisas;
  • terceirizar a pesquisa para alguma agência especializada e com experiência nos processos.

Lembrando que em projetos maiores e de maiores investimento, é sempre preferível que você escolha uma agência especializada para este trabalho. Isso garantirá a sua empresa um estudo de mercado completo e mais confiável. O estudo de mercado é primordial para qualquer empresa.

Para que serve uma pesquisa de mercado?

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Vamos nos aprofundar mais e ver para que serve pesquisa de mercado em todos os seus detalhes.

O propósito principal de conduzir uma pesquisa mercadológica é entender o mercado, e desta forma compreender compreender como o público irá reagir ao seu novo produto ou serviço.

É a partir de pesquisas mercadológicas que você pode adequar suas atividades de marketing ou mesmo identificar novas necessidades e oportunidades entre os seus consumidores.

A pesquisa de mercado é a melhor forma de olhar com antecedência o mercado que deseja explorar. Quanto mais informações você conseguir deste mercado, melhor preparado você vai estar.

Portanto, vamos aprender passo a passo como fazer pesquisa de mercado.

 

Como fazer pesquisa de mercado

Como você já viu, pesquisa de mercado serve para vários objetivos. Além disso existem diferentes formas e tipos de pesquisa de mercado a se fazer, abrangendo as áreas mais variadas de estudo.

Por exemplo, quando uma empresa deseja conhecer o comportamento de compra dos consumidores ou mesmo a probabilidade de pagarem um determinado valor por um produto, a pesquisa de mercado vai ser essencial para você.

Podemos classificar as pesquisas de mercado de duas formas: Pesquisa primária e pesquisa secundária. Portanto vamos falar mais sobre cada uma delas.

Pesquisa primária

As pesquisas primárias são aquelas que você capta diretamente de seus clientes. Normalmente são pesquisas que você faz com clientes que compraram com você a fim de conhecer um pouco mais sobre ele seus perfis de compra.

A pesquisa primária é muito útil para estabelecer suas buyer personas (ou personas de comprador) e também ao segmentar seu mercado.

Para realizar estas pesquisas você pode:

  • fazer pesquisa por telefone;
  • e-mail com questionário;
  • grupos focais;

É toda forma de pesquisa que você capta diretamente as informações que você precisa.

Pesquisa secundária

A pesquisa secundária é uma forma indireta de analisar e obter as informações que você necessita. Esta pesquisa é feita a partir da análise de todos os dados e registros que você tenha ou possa vir a ter e seja útil para que você tire conclusões sobre o seu mercado, público ou concorrentes.

As pesquisas secundárias podem ser feitas usando informações de fontes externas como agências governamentais, mídia, institutos de pesquisas e afins.

Ou seja, na pesquisa secundária você se utilizará de dados que já estão publicados. São dados que já estão disponíveis no mercado e você apenas precisa captar o que é de seu interesse no momento.

Mas, afinal, o que é melhor? Pesquisa de mercado primária ou secundária?

Não existe uma resposta certa. Você deve ir conforme os seus objetivos. Muitas vezes você poderá mesclar as duas e obter um volume de informações muito mais rico.

Como fazer a pesquisa de mercado em 4 passos

Organizar e planejar é vital para que todo o processo de como fazer a pesquisa de mercado seja realizado com sucesso. Para que você tome os caminhos certos nós separamos estes 4 passos que irão ajudar você a começar.

Neste nosso passo a passo nós vamos te ajudar a:

  1. Definir os seus objetivos com a pesquisa;
  2. definir sua amostragem;
  3. aplicação e coleta de dados;
  4. análise dos resultados.

Você verá como é fácil criar e aplicar uma pesquisa de mercado que poderá responder as suas principais questões sobre seu novo produto, serviço ou sua empresa no mercado. Além de trazer insights importantes que nem você, nem sua equipe estavam considerando.

Então, vamos lá! Tome nota!

Etapa 1: defina o que deseja aprender com a pesquisa

Qualquer que seja a pesquisa, existe um objetivo por trás. E isso é o primeiro ponto de qualquer pesquisa, independente do formato. Portanto sua primeira pergunta antes de preparar o seu estudo de mercado deve ser: “por que estamos fazendo essa pesquisa?”

Os objetivos de um pesquisa são os mais diversos e atendem a necessidade de sua empresa. Necessidades como:

  • Conhecer melhor seus clientes;
  • descobrir novos nichos de mercado;
  • monitorar a qualidade de seu atendimento;
  • avaliar a imagem que as pessoas têm de sua empresa ou produto;
  • percepção de valor agregado que sua marca ou seu produto tem com seus consumidores;
  • percepção de preços;
  • descobertas de novos caminhos a seguir com sua marca, entre vários outros.

O questionário da pesquisa de mercado deve ser bem direcionado para que você consiga resolver dúvidas como estas.

Outras questões também podem ser atendidas por sua pesquisa mercadológica, tais como:

  • Insights para aumentar o alcance da sua marca;
  • descobrir lacunas de como sua equipe pode aumentar suas vendas.

Definir os seus objetivos de pesquisa logo no início te dará o foco necessário para que você seja o mais objetivo possível na criação de suas perguntas.

É a partir desta definição que você irá adequar todo o restante de sua pesquisa e até mesmo seus futuros materiais de marketing.

Ter um objetivo para sua pesquisa te ajudará a detalhar os tipo de dados que você precisa coletar.

Uma boa forma de preparar sua pesquisa é se certificar de que as perguntas estão escritas claramente de forma que os “entrevistados” as entenderão. Para isso você pode até mesmo realizar um pequeno teste com um grupo de pessoas a fim de receber um feedback sobre a compreensão das perguntas. Tudo isso para que você consiga resultados ainda mais relevantes.

Etapa 2: definir sua amostragem

Após definir seus objetivos com a pesquisa de mercado, é preciso definir uma amostra representativa que vai resultar em dados relevantes para o seu negócio e as ações que você deverá tomar.

Uma amostra representativa nada mais é que: um pequeno número de pessoas que reflete, com a maior precisão possível, um grupo maior.

E para que você consiga aprofundar melhor ainda suas pesquisas em sua amostra representativa, é importante que sua empresa já tenha feito estudos de mercado que mostram os perfis de clientes que ela atende.

Sua empresa empresa atende a um tipo específico de cliente e é importante que você já tenha este conhecimento. Quanto mais específico você for, melhor você irá definir sua amostragem.

Definir esse consumidor específico tem muitas vantagens. Entre elas:

  • estabelecer os melhores canais de relacionamento com seu cliente;
  • permitir que você entenda que tipo de linguagem usar na elaboração de suas campanhas de marketing;
  • conhecer padrões de comportamento deles.

Quando você dedica tempo para definir seu cliente-alvo, você acabará por encontrar novas oportunidades como melhores produtos e serviços para oferecer a ele.

Não conhecer bem o básico de seus clientes, é desperdiçar recursos, coletando informações de consumidores que não fazem parte do perfil de seus clientes. Por isso a importância de um estudo de mercado prévio básico para que você acerte em cheio o seu cliente e ouça o que ele tem a dizer para sua empresa.

Com informações completas de seus clientes, você terá suas personas compradoras. Seus hábitos de compras e características que formam a base de seus clientes. A partir daí você irá encontrar as informações que você tanto precisa.

Os canais que você poderá usar para encontrar seus clientes podem ser os mais variados como:

  • buscando eles online;
  • convites pessoalmente;
  • por telefone.

Agências especializadas em pesquisa de mercado têm cadastros de pessoas que podem participar de estudos diversos. Tudo bem definido e segmentado conforme a sua necessidade. Mas claro que tudo isso tem um preço e nem sempre os profissionais da área do marketing tem este budget todo.

É claro que o tempo que você irá gastar para organizar toda a sua amostragem pode ser significativo, mas com certeza é algo que vale a pena, inclusive pelo controle que você tem sobre as informações.

Formas de obter uma boa amostra representativa para suas pesquisas

  1. Gerar lista de clientes que compraram recentemente: muito usado por lojistas e facilmente feito se você estiver usando um sistema de CRM. Com um sistema você poderá gerar um relatório de venda determinando um período específico e filtrando as características que estiverem disponíveis
  2. Gerar uma lista de clientes que só fizeram orçamento: mais uma vez isso pode ser facilmente feito com o uso de um sistema de CRM. Busque por clientes que não finalizaram suas compras.
  3. Obter amostras de seguidores de suas redes sociais: Uma boa forma de captar sua amostra pode ser com seus seguidores. Muitos ali podem estar dispostos a participar de sua pesquisa.

Incentivando as pessoas a participarem

Para que a pessoa disponha de seu próprio tempo para ajudar você é importante que você dê um incentivo. Mesmo que ela goste muito de sua empresa, tempo é algo cada vez mais escasso na vida das pessoas.

É claro que algumas recompensas podem sair caro, mas você não precisa de muito para incentivá-los. Dê pequenos bônus, frete grátis, acesso a algum conteúdo especial. Vale tudo na hora de incentivar suas amostras a responderem o seu questionário.

Portanto, como nós vimos aqui, é muito importante que a amostra represente características que importam aos pesquisadores.

O tamanho da amostra é muito importante, mas não é o que garante a sua precisão. Mais do que tamanho, a representatividade é o principal fator de atenção desta etapa.

Etapa 3: Aplicação e coleta de dados

É nesta etapa onde você irá definir o instrumento que será utilizado para aplicar e coletar os dados.

Você pode utilizar de várias ferramentas disponíveis como exemplo do próprio Google que oferece uma ferramenta gratuita, o Google Forms.

Com ele você você terá diversos recursos na construção de questionários, inclusive colocando obrigatoriedade em questões específicas para que não sejam deixadas de lado.

As pesquisas têm diversas formas de aplicação e coleta de dados. Além de questionários como este do Google, você também pode utilizar:

  • entrevistas;
  • grupos;
  • observação;
  • enquetes;

Independente da forma que você escolher, tenha em mente que suas perguntas devem ser claras, de fácil compreensão. Algumas outras boas dicas são:

  • ser claro quanto ao tempo de pesquisa
  • iniciar com 2 ou 3 perguntas básicas que vão comprovar que ele faz parte da amostragem que você selecionou. Por exemplo: se você selecionou apenas clientes que compraram recentemente, já faça esta pergunta logo no início. E se a resposta for negativa, você saberá que ele não faz parte da amostragem que você selecionou e não precisa responder às próximas perguntas;
  • não fazer pesquisas longas;
  • em formulários com respostas pré-definidas, cercar todas as opções de respostas. Nem que você precisa adicionar a opção: “outros” e deixá-lo responder livremente.
  • foco no que é relevante para sua empresa.

Leia também: o que é funil de vendas?

Quando você entende melhor seu público e quais são as questões que fazem parte de cada etapa da jornada do cliente, você é capaz de entender o que eles desejam, como uma nova solução de mercado ou como uma melhoria das atividades que você já oferece ou que ele consome.

Com as perguntas criadas e aplicadas, é hora de analisar seus resultados.

Etapa 4: análise dos resultados

A análise dos resultados da pesquisa é onde você irá reunir todas as informações e fazer uma profunda avaliação de seus resultados.

Se todos os itens forem bem executados, mas não houver uma análise precisa dos resultados, você terá desperdiçado tempo e recurso. As análise aprofundada dos dados garante que você não deixará passar nada.

Ser eficaz nessa etapa irá garantir a você a obtenção das respostas aos seus objetivos com a pesquisa. Além de muitas vezes ir muito além e trazer até mesmo outras informações relevantes para sua organização.

Faça um relatório de todas as resposta e faça o máximo que puder para detalhá-lo da melhor forma possível. Todas as fases anteriores foram desenvolvidas para chegar a este momento.

Quando a pesquisa é cuidadosamente planejada, tudo foi feito adequadamente e o método de coleta indicado foi utilizado, a análise é geralmente realizada com facilidade e sucesso.

Por que a pesquisa de mercado é importante?

A cada dia que passa, além de aparecerem mais empresas, o cenário entre elas é cada vez mais competitivo. E a importância da pesquisa de mercado pode ser o diferencial que sua empresa precisa para se destacar.

Como pudemos ver aqui, ao entender o conceito de pesquisa de mercado e como aplicá-lo, você será capaz de melhorar diversas áreas de sua empresa e alcançar benefícios como:

  • elaboração de novos produtos;
  • clientes satisfeitos;
  • maior fidelidade de seus clientes;
  • ampliação de mercado;
  • redução de custos e riscos para empresas;
  • aproximação e melhor relacionamento com cliente.

Leia também: Fidelização de clientes é legal: clientes sempre com você!

Calma, não acabou por aí!

Além de todas estas vantagens mercadologicamente importantes, uma pesquisa de mercado bem construída, aplicada e analisada, por resultar ainda em:

Tomada de decisões

Um gestor está sempre tomando decisões que constantemente decidem o futuro de sua empresa. Desta forma o crescimento de uma organização depende da maneira como as decisões são tomadas pela gerência.

A partir de pesquisas de mercado os gestores conseguem determinar suas decisões com base em dados que darão respaldo à suas decisões.

A pesquisa de mercado ajuda a conhecer as tendências do mercado e, portanto, você pode realizá-la com frequência para conhecer bem seus clientes.

Determinar o tamanho do mercado

Conhecer um mercado novo, determinando o tamanho deste mercado, é uma maneira importante de levantar a viabilização de investimentos e prever os lucros.

Investimento empresarial

Como você pode ver, a pesquisa de mercado também tem sua importância no investimento de recursos por parte das empresas.

Por meio das respostas dos consumidores , a empresa capta ​​informações valiosas. Informações estas que podem mostrar as oportunidades e ameaças que ela vai encontrar ao seguir o caminho que havia traçado com o novo produto ou serviço.

Informações precisas

A pesquisa de mercado fornece informações reais e precisas que podem ser usadas para preparar a empresa para quaisquer mudanças que o mercado esteja passando, como por exemplo as mudanças de comportamento dos consumidores.

Obter as informações diretamente de seus clientes, é uma forma precisa de conseguir as respostas que sua empresa precisa.

Pesquisa de mercado e marketing

Marketing e pesquisa de mercado estão diretamente ligados e esta ligação é responsável por diversas melhorias nos métodos de comunicação com o cliente.

Não deixe de utilizar os resultados de suas pequisas no marketing pois ele será o porta voz de sua empresa.

Pronto para aplicar suas pesquisas?

Se você ainda tinha dúvidas se sua empresa deveria fazer uma pesquisa de mercado, imagino que agora você não tem mais!

Como você pôde ver, a partir das perguntas para pesquisa de mercado, você terá uma ampla gama de informações sobre todo o tipo de questões de consumo de seus clientes.

A pesquisa mercadológica pode descobrir informações importantes que te ajudarão de diversas formas e momentos. Portanto antes de investir um volume considerável de recursos, diminuindo seus riscos com perguntas para pesquisa de mercado certeiras!

Você já realizou alguma pesquisa de mercado na sua empresa? Quão efetivo foi o resultado? Compartilhe com a gente nos comentários!

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