Low code CRM é uma plataforma de gestão do relacionamento com o cliente de fácil utilização e configuração, especialmente projetada para usuários que não possuem conhecimento técnico em TI ou engenharia de software. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • Low code CRM é uma modalidade de sistema de gestão do relacionamento com o cliente construída por meio de plataformas de desenvolvimento de baixo código. 
  • Na prática, os usuários podem criar diferentes funis de vendas, definir campos personalizados e estruturar automações mesmo sem deter habilidades técnicas em programação, por exemplo.
  • A maioria dos low code CRMs são comercializados como um SaaS (software as a service). Essas ferramentas estão baseadas na nuvem, e podem ser acessadas por meio de assinaturas, da mesma forma que os streamings de vídeo. 
  • As principais vantagens do low code CRM são: agilidade na implementação, redução de custos, flexibilidade e escalabilidade e acessibilidade.
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Um dos fatores que impulsionou fortemente a transformação digital nas empresas foi, justamente, o desenvolvimento de sistemas como este, chamados também de plataformas baixo código ou sem código. 

Soluções como esta permitem que usuários sem conhecimento em ferramentas complexas, como o Illustrator, da Adobe, criem lindos designs gráficos de forma simples e descomplicada, utilizando o Canva, por exemplo. 

Da mesma maneira, é possível realizar uma gestão completa e assertiva do setor de vendas, analisando relatórios e gráficos interativos e aplicando automações de processos sem a necessidade de tabelas dinâmicas ou conhecimentos avançados em programação.

Este é o caso do low code CRM, uma solução flexível, simples de usar, intuitiva e acessível, que pode ser utilizada por qualquer pessoa que deseja obter maior controle de suas negociações, e construir laços mais fortes com seus clientes. 

Quer saber mais sobre o que é low code CRM e suas vantagens? Então, é só continuar a leitura do artigo! 

O que é low code CRM?

Low code CRM é uma modalidade de sistema de gestão do relacionamento com o cliente construída por meio de plataformas de desenvolvimento de baixo código. Isso significa que os usuários podem realizar personalizações e criações usando interfaces gráficas intuitivas e recursos como “arrastar e soltar”.

O termo “low code” destaca a redução da necessidade de programação tradicional para criar um CRM que atende às demandas específicas de uma empresa.

Na prática, os usuários podem criar diferentes funis de vendas, definir campos personalizados e estruturar automações mesmo sem deter habilidades técnicas em programação, por exemplo.

Desse modo, o low code CRM se torna uma alternativa às planilhas, que são engessadas e pouco intuitivas, e aos CRM mais robustos e complexos, que exigem um alto investimento e maior tempo de implementação.

Conheça as principais funcionalidades de um sistema de CRM low code:

Como funciona low code CRM?

Entenda como funciona low code CRM em três pontos:

  • Plataformas SaaS;
  • Design intuitivo;
  • Configurações visuais.

Plataformas SaaS

A maioria dos low code CRMs são comercializados como um SaaS (software as a service). Essas ferramentas estão baseadas na nuvem, e podem ser acessadas por meio de assinaturas, da mesma forma que os streamings de vídeo. 

Toda a arquitetura de um low code CRM é padronizada em termos de estrutura e componentes. Assim, os usuários preocupam-se apenas com configurações mais simples, que geralmente estão ligadas à camada mais superficial de configuração da ferramenta, como a criação de campos, automação de tarefas e personalização. 

Isso permite um acesso mais fácil aos sistemas de gestão e uma rápida implementação da ferramenta, que nesse contexto, pode ser acessada em qualquer tipo de dispositivo, sem a necessidade de infraestrutura local. 

Design intuitivo

Certamente você já ouviu falar em UX design. 

Trata-se de um campo de estudo que se concentra na experiência do usuário (UX) por meio do design de produtos e interfaces. 

Da mesma forma que o low code CRM simplifica todo o processo de implantação da solução, a ênfase no design intuitivo, um dos princípios do UX design, visa aprimorar a usabilidade e a satisfação do usuário.

Portanto, se você busca implementar um low code CRM na sua empresa, mas tem receio em não saber usar a plataforma adequadamente, fique tranquilo. Elas são especialmente projetadas para que você tenha uma curva de aprendizagem bastante curta, e precise de pouco esforço para realizar as mais diversas ações dentro dela.

Veja um exemplo prático do low code CRM do Agendor, onde você pode movimentar suas negociações de uma etapa para outra dentro do funil de vendas, apenas “arrastando e soltando” os cards.

Configurações visuais

Até aqui, você já sabe como adquirir e como usar um low code CRM. Agora, como configurá-lo?

É muito simples. As configurações nesse tipo de ferramenta são visuais. Isso quer dizer que elas são completamente intuitivas e flexíveis, sendo possível personalizá-la de acordo com o que você precisa, sem que um desenvolvedor especializado faça isso por você.

Para entender melhor, assista ao vídeo abaixo, onde explicamos como criar campos personalizados no Agendor:

Quais as vantagens do low code CRM?

Você já deve ter percebido que as vantagens do low code CRM são inúmeras, mas ainda assim, vale a pena destacar quatro elementos que sintetizam a importância dessa modalidade de plataforma. São eles:

Agilidade na implementação

Toda a estrutura do CRM já está definida e padronizada. Assim, você só precisa personalizar poucos elementos para que ela esteja mais alinhada aos processos da sua empresa.

Em comparação às soluções mais complexas, isso pode ser feito em menos tempo, o que agiliza a implementação da plataforma.

Acessibilidade e usabilidade 

O low code CRM é uma ferramenta determinante para que pequenas, médias e até mesmo grandes empresas possam aperfeiçoar e otimizar a gestão de vendas

O mais interessante é que elas podem fazer isso sem a necessidade de recrutar profissionais em engenharia de software para construir plataformas que atendam às suas necessidades.

Os usuários, por sua vez, aproveitam da inovação tecnológica mesmo sem dominar programação, e percebem uma melhoria significativa em seu desempenho e em seus resultados.

Redução de custos

Como já reforçamos aqui, soluções robustas exigem um alto investimento.

Por isso, com um low code CRM, é possível reduzir os custos associados ao desenvolvimento, manutenção e atualização da plataforma, visto que estes aspectos são de responsabilidade do provedor do serviço, e você só paga pela sua assinatura de acesso

Flexibilidade e escalabilidade

O fato do low code CRM ser construído a partir de um padrão não sacrifica a flexibilidade na plataforma. 

Como você viu no exemplo do Agendor, você pode construir os campos que precisar nas fichas de cadastro, ainda que exista um padrão na ferramenta ao criar uma conta. 

Além disso, uma vantagem do low code CRM muito importante é que ele cresce junto com a empresa. 

Ou seja, à medida que as operações expandem, a plataforma pode ser escalada para acomodar novos usuários, processos e dados. Isso oferece uma solução duradoura que se adapta às mudanças nas necessidades e no tamanho do negócio.

Confira mais vantagens do CRM:

Está convencido do poder do low code CRM? A solução é tão simples, que você pode começar a transformar sua operacional comercial agora mesmo!

Entenda, em apenas três minutos, como o low code CRM do Agendor pode te ajudar com isso:

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