Já pensou em como uma estratégia de Inteligência em Vendas pode ajudar nas suas vendas? Separamos algumas dicas para você

Muitos vendedores e empresas costumam justificar seus resultados insatisfatórios com base no desempenho recente da economia em seu segmento de atuação.

Afinal, é mais que natural que as fases de desaquecimento econômico tragam algumas dificuldades para as organizações.

Guia: como elaborar e implementar o processo de vendas

Elaborando e tirando o processo de vendas do papel para colocá-lo em prática

No entanto, as marcas que querem se diferenciar no mercado sabem que, mesmo durante períodos de crise, é possível desenvolver algumas iniciativas para conhecer melhor o mercado e fechar mais negócios.

Uma das formas de alcançar esse objetivo é implementando a Inteligência de Vendas. Saiba mais sobre essa estratégia e como ela pode te ajudar.

Inteligência em Vendas: o que é e como fechar mais negócios com essa estratégia

Inteligência em Vendas: o que é e como fechar mais negócios com essa estratégia

Como fechar mais negócio com a inteligência de vendas

Antes de prosseguir, seria interessante entender mais sobre o que é a inteligência de vendas e seu conceito: reunir com ajuda da tecnologia as informações necessárias para fechar mais vendas etê-las a sua disposição no momento em que foram necessárias.

Ferramentas de CRM, por exemplo, são típicos instrumentos de inteligência em vendas.

Informação para vender mais

Em outras palavras: Inteligência em Vendas nada mais é do que o conjunto de práticas, sistemas e tecnologias que utilizam o poder da informação na hora certa e no lugar certo para ajudar os vendedores a fecharem mais negócios.

Todos nós sabemos que informação é poder e, por isso, as empresas de sucesso sabem que estar mais informado sobre um cliente pode fazer toda a diferença durante uma negociação.

Reunindo dados

Para conseguir ajudar os vendedores a fechar mais negócios, a Inteligência em Vendas utiliza a tecnologia para coletar, integrar, analisar e apresentar dados de uma forma mais eficaz.

Nesse sentido, o primeiro passo é a coleta de dados sobre o perfil do cliente, seus hábitos de compra, seus canais de comunicação preferidos, o histórico de interações com a empresa, entre outros.

Essas informações, quando reunidas e bem organizadas, ajudam a descobrir em que ponto do funil de vendas o cliente se encontra, subsidiando o desenvolvimento de abordagens mais acertadas e a identificação de consumidores mais propensos a fechar negócios.

Além dessas informações que ajudam a preparar a abordagem, a Inteligência em Vendas também busca munir os gestores com informações que facilitam a negociação.

Ao saber que determinado cliente possui planos de ampliar a atuação em determinada região, por exemplo, sua empresa pode preparar ofertas específicas que pareçam mais atrativas para ele nesse exato momento.

o que é inteligência de vendas

A inteligência em vendas ajuda na tomada das melhores decisões estratégicas e táticas

Mudando o papel do vendedor

Agora que você entendeu com mais detalhes o que é inteligência de vendas, percebeu que ela depende de soluções de tecnologia da informação para conseguir levantar, reunir e apresentar informações para os gestores de vendas.

Portanto, o papel de sistemas como ERPs, BI e CRMs se torna cada vez mais central nas organizações que decidem usar estratégias de inteligências em vendas.

Ao utilizar os recursos dessas ferramentas para saber mais sobre seus clientes e aprimorar não somente a forma como os abordam, mas também a própria oferta, os vendedores deixam de ser somente aquela pessoa que te liga no meio do dia para saber se você tem interesse em comprar um produto.

Nesse caso, o vendedor se torna um profissional capaz de saber o que motiva a ação dos clientes durante suas decisões, contribuindo para que uma maior produção, aumento do faturamento ou redução de despesas.

Em pleno século XXI, essa mudança de atuação pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso na comercialização de produtos e serviços.

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