O inbound marketing para distribuidoras representa um dos investimentos mais importantes para que os negócios do setor possam se desenvolver e, finalmente, prosperar.

Principais aprendizados deste artigo

  • Inbound marketing para distribuidoras é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo atrair e engajar clientes para empresas do setor de distribuição, de forma orgânica.
  • O marketing para distribuidoras é crucial para expandir o mercado, ampliar o reconhecimento da marca, melhorar o relacionamento com clientes e fornecedores, fidelizar a base, construir uma presença digital sólida e ser uma referência no setor.
  • As estratégias de inbound mais importantes para o marketing digital nas indústrias são: marketing de conteúdo, SEO, e-mail marketing, formulários de leads e redes sociais.
  • Caso todas as estratégias sejam implementadas com êxito, você terá novos leads “fresquinhos” para entrar em contato. Por isso, é importante cadastrá-los em seu CRM e dar seguimento ao processo de vendas. Saiba como construir um processo assertivo no: Audiobook “Como elaborar e implementar o processo de vendas”!

Por meio dessa estratégia, é possível fortalecer o relacionamento com o cliente de ponta a ponta, desde a atração, momento em que ocorre o primeiro contato com a marca, até a retenção, em que os clientes se fidelizam e se tornam defensores da empresa.

Mais do que isso, o inbound marketing oferece à sua distribuidora a chance de expandir o alcance da mensagem, fortalecer a marca e conquistar mais autoridade no ambiente digital.

Aliás, dentro de um cenário intensamente digitalizado, ter presença online e criar conteúdo de valor são pontos fundamentais para qualquer organização que deseja permanecer relevante no mercado. 

Portanto, se você ainda não adotou técnicas de inbound marketing, é hora de prestar atenção, pois sua distribuidora pode estar perdendo clientes para a concorrência. 

Neste artigo, apresentaremos 5 estratégias inbound de marketing digital para distribuidoras que vão ajudar a manter seu negócio competitivo. 

Continue lendo para descobrir como dar o próximo passo em direção ao crescimento da distribuidora!

O que é inbound marketing para distribuidoras?

Inbound marketing para distribuidoras é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo atrair e engajar clientes para empresas do setor de distribuição, de forma orgânica. Ao contrário das táticas tradicionais mais invasivas, a proposta se concentra na criação de conteúdo relevante para conquistar a atenção do público.

Embora o foco principal seja atrair mais clientes, o inbound marketing tem como um dos principais pilares a educação do público-alvo. 

Por meio da produção de conteúdo, é possível criar materiais que informam, ajudam e resolvem problemas de potenciais clientes, que, depois de aprender mais sobre determinado tema, sentem-se mais preparados para iniciar uma tratativa com a distribuidora. 

Estes materiais podem ter diversos formatos. Os mais utilizados em uma estratégia de marketing digital para distribuidoras são:

  • blogposts;
  • vídeos;
  • e-books;
  • webinars;
  • eventos virtuais;
  • publicações nas redes sociais;
  • whitepapers;
  • estudos de caso.

Qual é a importância do marketing para distribuidoras?

A importância do marketing para distribuidoras reside na oportunidade de destacar a empresa em um ambiente tão competitivo como é o digital.

Além disso, o marketing é crucial para: 

  • expandir o mercado;
  • ampliar o reconhecimento da marca;
  • melhorar o relacionamento com clientes e fornecedores;
  • fidelizar clientes;
  • construir uma presença digital sólida;
  • ser uma referência no segmento;
  • acompanhar as tendências do setor;
  • alcançar um público mais amplo;
  • diferenciar-se da concorrência. 

Veja como o marketing digital pode ajudar sua empresa a vender mais: 

Bem, agora que você já entendeu o que é inbound marketing para distribuidoras e qual sua importância, está na hora de colocar a mão na massa e conhecer as 5 estratégias de inbound indispensáveis para as empresas do setor. 

Fique conosco!

5 estratégias inbound de marketing digital para distribuidoras

As estratégias de inbound mais importantes no marketing digital para indústrias são:

  • marketing de conteúdo;
  • SEO;
  • e-mail marketing;
  • formulários de leads;
  • redes sociais.

Confira mais detalhes logo adiante!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste na produção de materiais relevantes e informativos, como artigos, cases de sucesso, e-books, vídeos e outros. 

São muitos os formatos que podem ser desenvolvidos por uma distribuidora para compartilhar conhecimento com seu público. O mais importante e indispensável é que estes conteúdos sejam verdadeiramente úteis e valiosos para clientes e potenciais clientes.

Por exemplo, uma distribuidora de produtos agrícolas pode criar artigos sobre técnicas de cultivo, fertilizantes, pragas e soluções agrícolas.

Já para as distribuidoras de produtos de beleza, uma boa ideia é publicar vídeos com reviews de produtos. 

O formato do conteúdo e o material, em si, dependem, é claro, do segmento da distribuidora e do perfil dos compradores.

Aqui, vale destacar que é essencial mesclar o marketing de conteúdo com as técnicas de SEO. 

Entenda do que se trata, no próximo tópico.

Aproveite e conheça mais 8 estratégias para captar clientes:

SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa Otimização para Mecanismos de Busca.

Em síntese, trata-se de um conjunto de técnicas aplicadas em um site com o objetivo de melhorar o ranqueamento em resultados de pesquisas no Google e em outros buscadores.

Isso é feito para que o site em questão tenha maior visibilidade e atraia mais tráfego orgânico, o que, por sua vez, pode resultar em mais vendas e conversões.

As técnicas de SEO incluem:

  • pesquisas de palavras-chave;
  • otimização de título e meta descrição;
  • link building;
  • SEO on-page;
  • SEO off-page;
  • SEO local;
  • entre outras.

Tais técnicas podem ser aplicadas em conteúdos de blogs, landing pages, páginas de produtos e praticamente qualquer elemento de um site que possa ser otimizado para os mecanismos de busca. 

Caso você não esteja familiarizado com o conceito, sugerimos que confira nosso conteúdo: “Como aparecer no Google? Saiba o que é SEO!”.

E-mail marketing 

Já pensou em enviar e-mails promocionais divulgando ofertas especiais, descontos ou novos produtos em estoque para seus clientes ativos?

Ou, então, criar boletins informativos regulares que forneçam informações úteis, dicas do setor e atualizações sobre produtos?

Estes são exemplos clássicos de e-mail marketing, uma técnica de marketing digital para distribuidoras que ajuda a manter um relacionamento constante, envolvente e personalizado com seus clientes.

Uma das grandes vantagens do e-mail marketing é que ele envolve um custo menor em comparação às outras técnicas que citamos. 

No entanto, é importante que a estratégia de e-mail marketing apresente: 

  • segmentação personalizada e estratégica;
  • CTA;
  • frequência adequada;
  • conteúdos úteis;
  • design responsivo;
  • entre outros pontos.

Saiba mais em: O e-mail marketing morreu ou ainda vale a pena insistir nessa comunicação?

Formulários de leads

Os formulários de leads não são exatamente uma estratégia de marketing digital para distribuidoras. 

Eles são, na verdade, uma ferramenta crucial para que as distribuidoras coletem informações de contato e dados relevantes dos visitantes de sites ou landing pages e, por essa razão, não poderiam estar fora da nossa lista. 

Estes formulários são páginas em que seus visitantes e potenciais clientes podem inserir dados em troca de um material relevante ou, como acontece com frequência no setor de distribuição, para solicitar um orçamento.

Mas não se engane. Não é porque seu visitante está disposto a fornecer os dados, que assim o fará. 

É imprescindível que os formulários tenham um design atraente, claro e intuitivo para incentivar os visitantes a preencher suas informações. 

Confira mais em: Formulário de leads – quais os pontos de atenção ao criar um formulário?

Redes sociais 

Seria impossível listar as principais estratégias de inbound marketing para distribuidoras sem mencionar a presença nas redes sociais, concorda?

Atualmente, as mídias sociais são um dos canais de comunicação mais usados pelos clientes para que se relacionem com as marcas, pois proporcionam uma interação direta, mais pessoal e compartilhável.

Isso acontece tanto no B2B quanto no B2C, seja no Instagram, TikTok ou LinkedIn.

É primordial estar presente e criar conteúdo relevante onde seu público-alvo está. 

Por isso, não deixe de estudar o comportamento do cliente para entender como sua distribuidora pode melhorar a presença nas redes sociais e cativar potenciais clientes.

Um passo adiante na geração de leads

Caso todas as estratégias de inbound marketing para distribuidoras sejam implementadas com êxito, você terá novos leads “fresquinhos” para entrar em contato. 

Isso significa que, a partir deste momento, estarão prontos para dar o próximo passo em direção a uma parceria bem-sucedida com sua distribuidora. 

E, para tornar esse processo ainda mais fácil e eficaz, é vital contar com um sistema de CRM completo, eficiente e personalizável para gerenciar todas as oportunidades de negócio.

Com o CRM do Agendor, você pode gerenciar os leads, acompanhar suas conversas com os clientes e garantir que nenhum detalhe seja perdido. 

Veja como funciona nossa solução na prática:

Basta criar uma conta gratuita no Agendor para começar!