A transformação digital mudou a maneira como executamos diversas tarefas do dia a dia. E, no mundo das vendas, não seria diferente em termos de acesso às tecnologias. Uma das mais úteis para as equipes comerciais é o fluxo de cadência automático. Já ouviu falar?

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • O fluxo de cadência automatizado é uma maneira de estruturar as abordagens ao lead, para que todos os contatos possam ser programados para acontecer automaticamente. 
  • Essa ferramenta contribui para melhorar o desempenho da equipe de vendas, economizar tempo e ter mais controle sobre os procedimentos de contato com os consumidores. 
  • Ter um fluxo de cadência automatizado facilita o desenvolvimento do processo comercial e, aliás, você pode aprender como elaborar um do zero neste guia gratuito
  • Um bom CRM ajuda a criar fluxos de cadência mais personalizados. Por isso, aproveite para testar gratuitamente o Agendor e confira o que um software 100% brasileiro pode fazer pelo seu negócio. 

Resumidamente, o fluxo de cadência automatizado é um processo que visa programar as tentativas de abordagens com os prospects, de modo que todas sejam feitas  automaticamente. Em outras palavras, a equipe de vendas não interfere neste processo. 

E aí, ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Então, continue lendo para entender como essa estratégia funciona, quais as vantagens e, ainda, receber dicas de ferramentas para criar um fluxo de cadência automatizado!

O que é e como funciona o fluxo de cadência automatizado?

Fluxo de cadência é uma maneira de estruturar as abordagens aos leads. Ele é formado por uma série de contatos visando aumentar a taxa de conversão. Nesse sentido, um fluxo de cadência automatizado usa ferramentas para programar todas as abordagens, enviando mensagens configuradas previamente, sem intervenção da equipe de vendas. 

A diferença desse modelo para o fluxo de cadência semiautomatizado é que ele acontece de forma 100% automática. Todas as interações são iniciadas pelo sistema escolhido e não pelo time comercial. 

O funcionamento do fluxo de cadência automatizado é bem simples de compreender. Em suma, a equipe comercial cria um roteiro de abordagens dentro de um sistema de automação e insere os dados de contatos de todos os prospects e clientes. 

Feito isso, basta definir os intervalos entre as tentativas e o conteúdo das respectivas mensagens. Pronto, assim é criado um fluxo 100% automatizado, que também funciona para novos contatos inseridos no sistema. Interessante, não é mesmo?

>>>> Veja mais: taxa de conversão — o que é, qual a importância e como calcular?

Por que automatizar seu fluxo de cadência? 

Automatizar o fluxo de cadência é uma prática que pode trazer muitos benefícios para as empresas. Entre os principais pontos positivos, destacam-se: melhorar a performance do time comercial, economizar tempo dos agentes e ter mais controle sobre o processo como um todo.

A seguir, trouxemos mais detalhes sobre cada benefício!

1. Melhora a performance 

A melhora do desempenho da equipe comercial acontece porque, ao programar as abordagens para serem feitas automaticamente, há uma redução dos erros e, ao mesmo tempo, um aumento da eficácia.  

Imagine que cada vendedor do seu time precisa acompanhar 20 clientes diariamente. Manter contato com todos eles é um trabalho complicado, concorda? Nesse cenário, investir em automação garante que as mensagens sejam enviadas na data prevista. 

Logo, o fluxo de cadência não é “quebrado” e ninguém é esquecido, aumentando as chances de conversão. 

2. Economiza tempo 

A possibilidade de agendar o envio das mensagens economiza bastante tempo, que pode ser direcionado para ações estratégicas. Por exemplo, seus vendedores não ficam presos escrevendo e enviando e-mails. 

Em vez disso, eles têm mais tempo livre para investir em atendimento dos clientes que estão mais avançados na jornada de compra. Em paralelo, esse fluxo de cadência automatizado é uma estratégia escalonável, que pode ser repetida centenas de vezes.

3. Mais controle sobre os processos

Por fim, nesse modelo, você sabe exatamente o que acontece em cada passo do processo, pois tudo é programado previamente. 

Sendo assim, ninguém fica perdido sobre qual etapa um prospect está ou qual mensagem foi enviada, pois todas as informações ficam gravadas no sistema. 

Como fazer um fluxo de cadência automatizado? 4 dicas para não errar

Quer aprender como usar essa estratégia no seu negócio? Então, confira a seguir 4 dicas de ouro, inclusive a ferramenta para fluxo de cadência automatizado!

1. Saiba quem são seus clientes 

O primeiro passo é entender quem são seus clientes e coletar os contatos. Esse processo serve não apenas para organizar a base de leads, mas também para definir o número de tentativas de contato, intervalo de tempo entre as abordagens e os melhores canais para usar. 

Fora isso, compreender sua base de contatos permite personalizar melhor as interações. Assim, você não fica preso a mensagens engessadas e sem nenhum atrativo. 

2. Defina os canais de contato 

Em seguida, defina quais canais serão usados para contato. Em um fluxo de cadência automatizado, o ideal é que eles possam ser feitos de maneira programada, como e-mail e mensagens no WhatsApp

Ao contrário do que acontece nos fluxos de cadência semi-automatizados, aqui, as ligações nem sempre estão presentes. Isso porque é necessário ter uma ação dos vendedores.

Lembre-se: descubra quais pontos de contato seus clientes mais usam. Afinal, ninguém quer ficar falando para as paredes, certo?

3. Crie mensagens instigantes 

A terceira dica é caprichar nas mensagens que serão enviadas no seu fluxo de cadência. Nessa etapa, seja criativo e fuja dos modelos padrões, usando os dados que coletou sobre os clientes para criar abordagens personalizadas. 

Desse modo, há mais chances dos prospects se interessarem pelas suas soluções e avançarem na jornada do cliente. E nem é preciso criar uma mensagem diferente para cada um. Até porque se você tiver uma base grande, isso é praticamente impossível.

É vital analisar os perfis e criar grupos com características em comum. Por exemplo, de pessoas interessadas em um tipo de serviço ou que sejam de determinada área — para o caso de clientes B2B. 

4. Use as ferramentas certas 

É primordial escolher bem as ferramentas para fluxo de cadência automatizado, pois a boa execução da estratégia depende delas. Nessa linha, invista em um sistema de automação de marketing, já que ele será usado para programar o envio das mensagens. 

Um bom software de CRM — Customer Relationship Management ou gestão de relacionamento com o cliente — também é bastante útil. Isso porque essa ferramenta coleta e armazena dados sobre os prospects e clientes, facilitando a personalização.

Uma dica extra é escolher um CRM integrado com o VoIP, como o Agendor. Além de facilitar o acesso às informações sobre os leads, essa ferramenta possibilita fazer ligações usando o próprio sistema e, ainda, registra todos os dados. 

Leia também: como funciona a integração do CRM com o VoIP?

E aí, gostou de aprender como criar um fluxo de cadência automatizado? Não se esqueça de colocar em prática todas as dicas que trouxemos neste artigo e alavanque suas vendas!