O Inside Sales é uma modalidade de vendas em crescimento, principalmente nas negociações B2B. Afinal, apresenta diversas vantagens, como a otimização de tempo, de esforços e de custos.

Principais aprendizados

Para aproveitar ao máximo o alto potencial de retorno do Inside Sales, existem ferramentas capazes de auxiliar os vendedores internos e torná-los mais produtivos.

Neste artigo, você conhece as melhores ferramentas de Inside Sales para promover uma eficiente gestão de equipes de vendas internas e impulsionar as conversões.

O que é Inside Sales?

Em tradução livre, Inside Sales significa Vendas Internas. Trata-se de uma modalidade comercial na qual o vendedor entra em contato com o potencial cliente de maneira remota e promove a sua “evangelização”. Por meio do telefone, de e-mails e de videochamadas, convence o potencial cliente a fechar negócio, o que deixa as visitas presenciais em segundo plano.

Dessa forma, a etapa de fechamento — quando o prospect já está bastante inclinado a adquirir a solução que lhe foi oferecida — acontece por meio de videoconferência ou ligação.

Como o vendedor permanece na empresa e utiliza recursos tecnológicos para se comunicar com o futuro cliente e explicar os benefícios do produto ou serviço, não perde tempo e dinheiro com deslocamentos desnecessários.

Dica de leitura: “Inside Sales ou Field Sales: conheça as diferenças entre vendas internas e externas

5 ferramentas de Inside Sales que você precisa conhecer

1. Software CRM

O Inside Sales depende de dados estruturados para gerar resultados. Por meio dessas informações, os vendedores personalizam o discurso de vendas e oferecem a solução certa, para o cliente certo, na hora certa.

Nesse sentido, um software de CRM é muito útil. Por meio da plataforma, que funciona como um banco de dados dos clientes e dos prospects, os times desenvolvem um relacionamento sólido com os clientes, otimizam tarefas repetitivas e, além disso, integram melhor as equipes de vendas, de marketing e de atendimento.

Confira, neste vídeo, tudo o que um CRM de qualidade pode fazer por suas vendas internas:

2. Videoconferência

Como o Inside Sales acontece à distância, uma maneira eficaz de se reunir com os clientes é por meio de videochamadas.

O Skype é uma ótima ferramenta para atender a essa necessidade. Além das chamadas de vídeo (com até 250 convidados na versão Business), oferece outros recursos, como:

  • compartilhamento de tela;
  • bate-papo para troca de mensagens instantâneas;
  • edição colaborativa de documentos;
  • agendamento de reuniões direto no Outlook.

Aliás, nas videochamadas do Skype, os convidados não precisam de cadastro na plataforma; basta acessar um link da chamada pelo navegador.

Dica de leitura: “Como fazer videoconferência sem perda de tempo (nem de contato)

3. Gestão de equipes

A correta gestão de equipes também é essencial para o sucesso do Inside Sales. Nesse sentido, uma ferramenta muito utilizada para gerenciar equipes de vendas é o Trello.

Simples de operar e com visual bastante intuitivo, o Trello se inspira na metodologia Kanban.

Na ferramenta, os quadros se dividem em listas de tarefas. Cada lista contém cartões que descrevem em detalhes uma tarefa específica. À medida que as tarefas presentes nos cartões são concluídas, os cards são movidos de uma lista para outra.

O Trello é uma ferramenta que parte do princípio de que grandes tarefas, divididas em pequenos blocos são mais fáceis de concluir, além de manter a equipe motivada.

Veja mais sobre o Trello neste vídeo:

Leia também: “Como organizar suas tarefas com o Agendor e o Trello

4. Comunicação interna

No Inside Sales, gestores e vendedores precisam se comunicar com clareza e agilidade. Para isso, deve-se adotar boas ferramentas de comunicação interna.

O Slack, por exemplo, é uma alternativa aos infinitos e-mails. Por meio dele, os colaboradores trocam mensagens instantâneas, criam grupos de conversa e compartilham arquivos.

Seu uso aumenta a integração entre as equipes e evita ruídos comunicacionais que comprometem os resultados das vendas.

Este vídeo da Pluga traz mais algumas dicas legais sobre o Slack:

5. Mídias sociais

As mídias sociais também funcionam como ferramentas de Inside Sales. Por meio de dados coletados sobre clientes (e até mesmo concorrentes!) no Facebook, no LinkedIn e no Instagram, por exemplo, o time ajusta as estratégias de venda e as torna mais assertivas.

Após coletar os dados nas mídias sociais, vale compilar as informações em um relatório com vários insights sobre como conduzir as vendas.

Leia também: Saiba como usar LinkedIn para vender e descubra um ótimo caminho para chegar a seus clientes

Essas foram as nossas cinco dicas de ferramentas de Inside Sales para implementar na sua empresa. Coloque-as em prática para impulsionar os resultados das suas vendas internas!

Independentemente de usar Inside sales ou vendas externas, ou ainda as duas juntas, você precisa medir seu desempenho. Por isso, baixe nosso e-book gratuito: Indicadores de Vendas e Marketing – O guia para acompanhar e evoluir seus resultados

Perguntas frequentes sobre ferramentas de inside sales

Quais são as principais formas de realizar Inside Sales?

As principais formas de realizar Inside Sales são por meio de profissionais Inside Sales Representatives (ISR), que realizam vendas internas a partir de contato remoto com possíveis clientes; e os Sales Development Representatives (SDR), vendedores focados na etapa de pré-venda. Ambos podem ser parte do time fixo da empresa ou terceirizados.

Quais são as principais ferramentas de vendas?

As principais ferramentas de vendas são: software de CRM, recursos de videoconferência, sistemas voltados para gestão de equipes, aplicativos para comunicação interna e mídias sociais, como LinkedIn e Facebook.

O que faz um Inside Sales?

Os profissionais de Inside Sales realizam atividades como prospecção e qualificação de leads, contato inicial, apresentação dos produtos/serviços, negociação, fechamento e pós-venda, variando as responsabilidades conforme o porte e o modelo de negócio.

Como montar um Inside Sales?

Para montar uma operação de Inside Sales, é preciso definir o objetivo da implementação da estratégia, estruturar e capacitar a equipe, alinhar o processo de venda com todos, escolher as ferramentas e os indicadores para mensurar os resultados.