Você sabe quais são os desafios da gestão de pessoas atualmente?

Recentemente, a GPTW lançou um relatório com as tendências de gestão de pessoas em 2022. O levantamento apontou diversos desafios enfrentados pelas empresas no ano anterior, no entanto, neste artigo, separamos os cinco mais recorrentes para discutirmos e sabermos como superá-los.

E por que isso é importante?

Porque as pessoas continuam sendo o ativo mais importante para as empresas! Sem os colaboradores, um negócio simplesmente não sai do lugar.

Em contrapartida, este também é um fator delicado de se gerir, visto que são necessárias várias estratégias para manter os times produtivos e satisfeitos.

Então, quanto mais cedo tomarmos consciência sobre os desafios da gestão de pessoas, mais rapidamente poderemos evitar suas manifestações e garantir o engajamento e saúde mental dos colaboradores e o crescimento sustentável dos negócios.

Para tanto, acompanhe o artigo para conferir os 5 principais desafios da gestão de pessoas e como superá-los. Boa leitura!

O que é gestão de pessoas?

De nada adianta ter a mais inovadora tecnologia na sua empresa ou investir maior valor se você não tem colaboradores motivados e preparados para alcançar os resultados. São eles que impulsionam os movimentos necessários para o sucesso da empresa.

Por isso que agora, mais do que nunca, o departamento de RH deve se tornar mais estratégico e proporcionar as melhores condições para os funcionários de uma organização consigam trabalhar com segurança física, mental e financeira, de maneira produtiva e entusiasmada.

Assim, uma nova estratégia de recursos humanos surge: a gestão de pessoas, responsável por:

  • fazer a manutenção da cultura organizacional da empresa;
  • promover ações de comunicação interna;
  • tornar a organização mais horizontal;
  • identificar e formar líderes;
  • capacitar colaboradores;
  • elaborar estratégias para diminuir os índices de turnover;
  • realizar pesquisas de clima organizacional;
  • viabilizar a satisfação dos colaboradores;
  • facilitar o processo de recrutamento e seleção.

Para tornar tudo isso possível, a gestão de pessoas deve se concentrar nos seguintes pilares:

  1. Liderança;
  2. Comunicação;
  3. Treinamento e capacitação;
  4. Trabalho em equipe;
  5. Processos.

Por ser uma área dedicada ao capital humano, a gestão de pessoas pode encontrar várias barreiras que atravancam suas estratégias, já que os colaboradores estão expostos a diversos fatores internos e externos que podem interferir na sua produtividade.

Em razão disso, este departamento precisa estar atento aos desafios enfrentados pelo mercado para saber como evitá-los. No fim, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Veja também: Quais são os pilares da gestão de pessoas e porque sua empresa deve segui-los

Os 5 desafios da gestão de pessoas e como superá-los

Os desafios da gestão de pessoas que listamos a seguir foram retirados do relatório da GPTW. A Great Place To Work é uma organização global que oferece consultoria para empresas que buscam tornar as pessoas o centro da sua estratégia. Além disso, oferecem uma certificação para reconhecer os melhores ambientes de trabalho do mundo.

Em seu levantamento anual foram apontadas 5 principais barreiras:

  1. Adoção de novas políticas/novos formatos de trabalho;
  2. Comunicação interna;
  3. Desenvolvimento/capacitação da liderança;
  4. Manutenção e/ou disseminação da cultura organizacional;
  5. Contratação de profissionais com qualificação.

Saiba como superar ou prevenir os desafios da gestão de pessoas a seguir:

1. Adoção de novas políticas/novos formatos de trabalho

A pandemia do novo coronavírus abalou profundamente as empresas e, consequentemente, seus colaboradores. No início, algumas pessoas sentiram dificuldade com o novo formato. Depois, com o avanço da vacinação, a volta para o escritório se tornou algo que poderia causar estranheza dentro da rotina.

Ambos os formatos possuem seus benefícios, mas é importante entender o contexto da empresa e de cada cargo para compreender qual formato é o ideal. 

Aqui, uma estratégia para superar esse desafio é flexibilizar a estrutura de trabalho. Quanto mais flexibilidade sua empresa oferecer aos funcionários, maior a retenção de talentos e, inclusive, redução de gastos.

Entenda mais sobre a flexibilidade no trabalho por este vídeo da Siteware:

2. Comunicação interna

Uma comunicação interna bem alinhada previne erros, retrabalhos, conflitos e promove um clima organizacional mais confortável para todos.

Contudo, pode ser que a comunicação interna venha com ruídos, distrações e até com a falta de comprometimento em mantê-la coesa. Essa não é uma tarefa e por isso ainda é um dos maiores desafios da gestão de pessoas. 

Para melhorar a comunicação interna da sua empresa, invista na centralização das informações para que não haja dificuldade em alcançá-las e atrapalhar processos. É fundamental que isso não seja burocrático, caso contrário, pode desmotivar os colaboradores a buscar as informações corretas para executarem seu trabalho.

Isso acaba tornando a organização mais horizontal e transparente, despertando um sentimento de confiança nos seus funcionários.

Confira também: Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho? 9 dicas simples!

3. Desenvolvimento e capacitação da liderança

Um grande desafio da gestão de pessoas é garantir que seus líderes estão realmente preparados para o cargo.

A liderança é uma peça-chave para o desempenho e produtividade de um time, mas se for abusiva ou autoritária demais, pode prejudicar a saúde mental das pessoas e os resultados da empresa.

Para evitar isso, é preciso sempre buscar oferecer treinamentos para os líderes para que possam inspirar sua equipe, mantê-la motivada e produtiva.

Este artigo também pode ser interessante para você: Treinamentos para liderança: 5 tipos de capacitação para desenvolver líderes e equipes

4. Manutenção e/ou disseminação da cultura organizacional

Peter Drucker já dizia: “a cultura come a estratégia no café da manhã”!

Isso significa que, não importa o quão maravilhosa seja sua estratégia. Se você não tiver uma cultura organizacional clara e que gere valor para o seu negócio, nenhuma tática será bem-sucedida.

A dificuldade de entender qual é o propósito real da empresa pode desnortear os colaboradores e desengajá-los. Se sua empresa não demonstra comprometimento com os funcionários, como esperar que eles demonstrem comprometimento pela organização?

Vá além da sua missão, visão e valores. Crie um propósito central que cative as pessoas e que as faça querer trabalhar com você para um objetivo maior! Como você acha que Steve Jobs criou um império?

É muito importante ler também: Golden Circle: o poder do propósito

5. Contratação de profissionais com qualificação 

Uma contratação errada pode custar caro, literalmente!

A escolha das pessoas certas para complementar um time e elevar sua performance é um dos desafios da gestão de pessoas mais delicados, já que envolve todo um longo processo de criação das atribuições necessárias para a vaga, até a integração de novos membros.

Em primeiro lugar, é crucial fazer uma análise das vagas disponíveis e entender quais são as competências necessárias para ela, sem exceder ou diminuir as exigências.

Em seguida, no momento da entrevista com os candidatos, é necessária atenção redobrada para o que eles desejam aprender, e quais são suas esperanças para a nova experiência. Isso é determinante para que não haja quebra de expectativas que gerem embaraços tanto para as pessoas quanto para as empresas.

Confira 5 perguntas essenciais para o recrutamento de novos vendedores:

Saiba mais em: Contratação de funcionários: o que o RH deve levar em conta?

E aí, o que achou sobre os desafios da gestão de pessoas? Sua empresa já está aplicando estratégias para evitá-los?

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