Capacitar sua força de vendas sempre é uma boa ideia. Por que não usar cursos de atendimento ao cliente?

Contar com vendedores que dominem as melhores técnicas de vendas sempre é uma vantagem para qualquer empresa, principalmente as que atuam com B2B e vendas consultivas.

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Uma forma de complementar seu papel de líder e coach da equipe, principalmente quando há a chegada de novos integrantes, é oferecer a possibilidade de fazer um curso de atendimento ao cliente.

E se ele for gratuito e online, melhor ainda!

Separamos diversas instituições e empresas que oferecem um bom curso de atendimento ao cliente, inclusive alguns com direito a certificado. SENAC e Fundação Getúlio Vargas (FGV) são os destaques da lista, mas existem opções para todos os gostos e bolsos, presenciais, online, gratuitos e pagos.

Confira a relação e veja qual curso de atendimento ao cliente se encaixa melhor nas necessidades de sua empresa e de sua equipe de vendas.

curso de atendimento ao cliente

Um bom curso de atendimento ao cliente pode fazer a diferença

Veja mais algumas possibilidade de capacitação de sua força de vendas: 10 cursos de técnica de vendas: do rápido e gratuito à pós-graduação paga

Curso de atendimento ao cliente: 10 opções de curta duração

Selecionamos alguns cursos de atendimento ao cliente de curta duração, que trazem os conceitos mais importantes sobre este tema de uma forma ágil e que pode ser aprendida rapidamente.

1- FGV – Fundação Getúlio Vargas

Curso oferecido pela renomada instituição FGV, no Rio de Janeiro. Traz conteúdo focado na capacitação do aluno em atendimento de excelência, direito do consumidor, comunicação verbal e não verbal ao interagir com o cliente, além de tratar de assuntos sobre trabalho em equipe.

  • Duração: 4 dias.
  • Tipo: presencial
  • R$: Pago
  • Pré-requisitos: sugerido ter ensino médio completo
  • Site para inscrição: FGV

2- SENAC

O curso de atendimento ao cliente do Senac do Rio Grande do Sul é uma excelente opção para empresas da região, pois a instituição oferece cursos de acordo com a demanda e o perfil das empresas desse estado.

No decorrer do ensino, o aluno aprenderá sobre as técnicas de atendimento ao cliente, incluindo os aspectos legais e éticos, e ainda a postura profissional adequada e a dinâmica de relacionamentos interpessoais na empresa e com clientes.

  • Duração: 21 horas.
  • Tipo: presencial
  • R$: Pago
  • Pré-requisitos: idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental Completo
  • Site para inscrição: SENAC

3- Visão e Ação

Empresa de gestão de pessoas especializada em treinamentos, palestras e workshops, a Visão e Ação, localizada em São Paulo, oferece um curso presencial que traz entre os temas: qualidade em atendimento, motivação e automotivação para atender o consumidor, e estratégias para fidelização de clientes.

  • Duração: 8 horas.
  • Tipo: presencial
  • R$: Pago
  • Pré-requisitos: não informados pela instituição.
  • Site para inscrição: Visão e Ação

Outra dica para saber mais sobre vendas e atendimento ou capacitar sua equipe é pesquisar apresentações como esta no SlideShare:

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4- Cruz Vermelha Brasileira – Rio de Janeiro

O curso de atendimento ao cliente oferecido pela Instituição Cruz Vermelha Brasileira, organização filantrópica para assistências de vítimas de guerra, se localiza no Centro do Rio de Janeiro.

O conteúdo programático envolve conceitos de atendimento ao cliente, fidelização, momento da verdade, erros mais cometidos, temas jurídicos e como garantir a satisfação plena do cliente.

  • Duração: 16 horas
  • R$: Pago.
  • Tipo: Presencial.
  • Pré-requisitos: não informado pela instituição.
  • Site para inscrição: Cruz Vermelha

5- Prime Cursos

Conhecida empresa de cursos 100% online, a Prime é uma boa opção para quem quer se capacitar de casa ou mesmo do local de trabalho, criando uma turma com os colegas.

Existe uma grande variedade de cursos que podem ser feitos em sequência.

No caso do curso de atendimento ao cliente (grátis), entre os temas abordados estão: como lidar com clientes em situações difíceis, fidelização, tratamento e atendimento ao cliente, erros mais comuns no atendimento e análise de perfil psicológico do cliente.

  • Duração: 30 horas.
  • R$: Grátis
  • Tipo: Online
  • Pré-requisitos: não há.
  • Site para inscrição: Prime

6- INEAD – Instituto Nacional de Ensino à Distância

Outra instituição focado no ensino à distância, o INEAD traz o curso de atendimento ao cliente completo e dividido em 5 etapas sequenciais, mostrando ao aluno as habilidades necessárias para compreender os perfis de clientes, suas demandas e expectativas e como lidar com elas.

Trabalham-se os seguintes temas: fórmulas para atingir a satisfação do cliente, como solucionar reclamações, análise de perfil de clientes, pesquisa de satisfação, entre outros assuntos pertinentes ao universo do comportamento dos compradores de produtos e serviços.

  • Duração: 30 horas
  • R$: grátis
  • Tipo: online
  • Pré-requisitos: não há.
  • Site para inscrição: INEAD

7- SEBRAE

Outra boa opção de curso de atendimento ao cliente grátis, este curso oferecido pelo Sebrae segue o padrão de qualidade desta instituição, com a vantagem de ser online.

Suas aulas abordam assuntos como determinação de perfil do cliente, como lidar com suas queixas e como descobrir suas dores e solucionar seus problemas, com o objetivo de fidelizá-lo.

  • Duração: 15 horas
  • R$: grátis
  • Tipo: online
  • Pré-requisitos: não há.
  • Site para inscrição: SEBRAE
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Cursos online podem fazer você ganhar tempo no aprendizado

Na dúvida de como escolher o melhor curso? Veja algumas dicas nesta postagem de nosso blog: Escolha o treinamento de vendas para sua equipe em 10 passos

8- Curso 24 Horas

A empresa, fundada em 2002, oferece diversos cursos através do seu portal de ensino a distância. Os interessados em estudar o tema de atendimento ao cliente poderão acessar todo o conteúdo de casa ou, como comentamos antes, formar uma turma na empresa.

O conteúdo inclui assuntos como: postura do profissional, proatividade, fidelização de cliente, inteligência emocional,  negociação, estratégias de comunicação e pós-venda.

  • Duração: 50 horas
  • R$: pago
  • Tipo: online
  • Pré-requisitos: não há.
  • Site para inscrição: Curso 24 Horas

9- IPED

Oferecido pelo IPED na internet, a abordagem sobre atendimento trata das técnicas da fidelização e satisfação de clientes. O curso é dividido em 3 etapas para que o aluno domine métodos de atendimento que ensinam a melhor maneira de como sair de situações de crise, entre outros temas.

  • Duração: 80 horas
  • R$: pago
  • Tipo: online
  • Pré-requisitos: não há.
  • Site para inscrição: IPED

10- Cursos Grátis Online

Esse portal de cursos online oferece uma grande variedade de opções que podem ser exploradas pelo interessado, que vai agregando novos cursos ao currículo, assim que concluir um deles.

O conteúdo do curso de atendimento ao cliente inclui, entre outros assunto, fidelização, controle de crise, análise de perfil do cliente, princípios para atender bem ao cliente, habilidades necessárias para a função de atendimento ao cliente, comunicação verbal e escrita e ética profissional.

  • Duração: 35 horas

O que achou desta lista de cursos para atendimento ao cliente? Se você quiser mais dicas sobre o assunto, selecionamos alguns e-books que podem ser bastante úteis:

E claro, não deixe de baixar nosso Kit completo de atendimento ao cliente, com diversos materiais: Kit: Atendimento ao Cliente de Forma Eficiente – 5 materiais obrigatórios sobre CRM