O CRM colaborativo é uma estratégia da gestão com o cliente que foca na colaboração entre diversas equipes da empresa, como a de marketing e a de vendas, para conhecer melhor os consumidores e entregar uma experiência completa para eles. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • O principal objetivo do Customer Relationship Management ou CRM colaborativo é integrar todas as áreas do negócio, possibilitando a troca de informações sobre os clientes com maior agilidade.
  • O CRM analítico se refere à análise dos dados utilizados para traçar o perfil dos clientes da empresa. Esse tipo de CRM ajuda o gestor na tomada de decisões mais assertivas e possibilita o uso de estratégias de vendas mais inteligentes.
  • O CRM de vendas auxilia a equipe comercial na definição de metas e no planejamento da rotina, além de possibilitar a mensuração do progresso dos vendedores por meio de relatórios detalhados.
  • O CRM operacional está relacionado ao dia a dia da operação e permite que o vendedor tenha acesso às informações mais relevantes sobre o cliente antes de abordá-lo.
  • Com a ajuda de um software de CRM é possível otimizar as operações da sua empresa e impulsionar os resultados de vendas. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor.

E essa estratégia é de extrema importância para os negócios. Isso se deve, dentre outros motivos, pelo reconhecimento da importância de construir relacionamentos sólidos e duradouros com o público. 

Porém, o CRM colaborativo não é o único tipo disponível. Pensando nisso, preparamos o artigo a seguir, no qual explicamos:

  • o que é e qual a aplicabilidade do CRM colaborativo; 
  • quais as diferenças entre CRM operacional, analítico e colaborativo; 
  • o que é e para que serve um CRM de vendas.

Continue lendo para descobrir o que uma boa estratégia de CRM pode fazer pelo seu negócio!

CRM colaborativo: o que é e para que serve?

O CRM colaborativo é uma estratégia na qual diversos setores da empresa colaboram entre si para melhorar a gestão de relacionamento com os clientes. Essa tática parte do princípio de que quanto mais fluido for o fluxo de informação, mais fácil será atender às necessidades de cada cliente.

Sendo assim, ele utiliza de diversos recursos diferentes para personalizar a experiência dos consumidores e torná-la mais eficiente em todos os pontos de contato deles com a marca.

Dito isso, a principal aplicabilidade do CRM colaborativo é promover uma integração entre todas as áreas de uma companhia. Como resultado, elas passam a trabalhar de maneira integrada. 

Os setores de vendas, suporte, marketing e atendimento, por exemplo, podem trocar informações sobre os clientes com maior agilidade. Isso impacta diretamente na produtividade das equipes e no índice de satisfação dos clientes.

Um exemplo de uso do CRM colaborativo é quando o setor de marketing qualifica os melhores prospects e direciona esses leads para as equipes de vendas que os convertem em leads. 

Em outra situação, um atendente de pós-venda recebe uma reclamação sobre um produto e, por meio do CRM colaborativo, descobre quem foi o vendedor responsável pela venda.

>>>> Veja mais: quais as melhores estratégias de CRM para implantar em sua empresa?

Um CRM colaborativo ajuda a alinhar Marketing e Vendas. Entenda melhor isso assistindo a este vídeo:

Quais as diferenças entre CRM operacional, analítico e colaborativo? 

O CRM colaborativo é apenas um dos vários tipos possíveis. E para ajudar você a compreender melhor quais as diferenças entre eles, falamos um pouco sobre outras duas modalidades dessa estratégia: a operacional e a analítica. 

Continue lendo para aprender!

1. CRM analítico

O CRM analítico se refere à análise dos dados utilizados para traçar o perfil dos clientes da empresa. 

Com esse tipo de CRM, é possível identificar as principais necessidades do público e recorrer a estratégias mais inteligentes. Isso, com base na realidade de quem consome seus produtos e serviços.

A abordagem analítica, além de coletar os dados, faz relações entre eles e ajuda o gestor a chegar a conclusões pertinentes. A tomada de decisão se torna mais assertiva.

O CRM analítico ajuda a segmentar os clientes a partir de diferentes informações para, então, oferecer a eles soluções mais personalizadas. Além disso, é possível analisar a performance dos negócios e prever faturamentos.

Dessa forma, a análise de dados entrega maior assertividade nas tomadas de decisão e nas campanhas de marketing.

>>>> Este post pode interessar a você: relatórios em CRM — tornando sua rotina comercial mais inteligente

2. CRM operacional

Já o CRM operacional permite, por exemplo, que o vendedor tenha acesso às informações mais relevantes sobre o cliente para, então, decidir sobre qual a melhor maneira de abordá-lo e persuadi-lo a fechar negócio. Ou seja, está ligado ao dia a dia das operações.

Esse tipo de CRM tem como principal objetivo melhorar a comunicação com os clientes, apresentando funcionalidades de follow-up e de captação de feedback.

Independentemente do tipo de CRM que você usa, ou se os usa em conjunto, ele pode trazer excelentes oportunidades para seu negócio.

>>>> Saiba mais: CRM operacional — transforme colaboração, análise e estratégia em ação

O que é CRM de vendas?

Um quarto tipo de CRM que você precisa conhecer é o de vendas, que auxilia as equipes comerciais na definição de metas e planejamento de rotinas. 

Além disso, essa modalidade de CRM é muito útil para mensurar e acompanhar o progresso dos vendedores por meio de relatórios detalhados. 

O CRM de vendas ainda possibilita que os vendedores possam se dedicar melhor na conversão de leads em clientes.

Para quem atua na liderança de uma equipe de vendas, é possível ter maior controle sobre este processo. Assim, fica mais fácil definir estratégias capazes de potencializar a busca por resultados.

A intenção de um CRM de vendas é, portanto, deixar que os vendedores se concentrem, de fato, nas vendas e no contato com os clientes. Assim, evita-se que eles percam tempo e energia envolvidos com preenchimento de relatórios e outras atividades burocráticas.

Quer conferir como o CRM pode alavancar vendas, na prática? Então, confira este case de sucesso do Agendor:

Agora que você já sabe o que é CRM colaborativo e quais as diferenças entre os principais tipos, que tal implementar essa solução na sua empresa? 

Pois saiba que com um software de CRM, é possível otimizar as operações da sua empresa, incentivar a colaboração entre os setores e impulsionar os seus resultados de vendas.

E para se aprofundar ainda mais nesse tema, não deixe de baixar nosso e-book gratuito: GUIA para sucesso com CRM e veja tudo o que precisa saber para usar essa estratégia corretamente!