Quando se fala em agência de viagens, logo se pensa em turismo, lazer e férias. A palavra trabalho parece até não combinar com esse negócio. Porém, não é bem assim que funciona e, por isso, é importante investir em um CRM para agência de viagens. Você já sabia dessa possibilidade?

Principais aprendizados deste artigo:

  • CRM, sigla para Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, em português, é uma ferramenta que permite que as agências de turismo acompanhem seus processos comerciais e otimizem o relacionamento com os clientes
  • É necessário definir o perfil de cliente ideal ao aderir a um CRM no setor de turismo. Essa prática determina um nicho de atuação e facilita a prospecção ativa de consumidores. 
  • Não se esqueça de adicionar os contatos dos clientes no funil de vendas e fazer o follow-up, para aproveitar as oportunidades antes que elas “esfriem”. 
  • Escolha a melhor opção de CRM para agência de viagens do mercado. Faça sua inscrição no Agendor e implemente a solução GRATUITAMENTE!

Quem é do ramo sabe que o turismo de negócios e viagens corporativas são um interessante segmento para agências de viagens. Entretanto, como entrar nesse mercado e conquistar clientes corporativos? Uma solução é apostar em um sistema de CRM para agência de viagens. 

Esse software permite acompanhar todas as oportunidades e descobrir quais são as necessidades dos clientes. Quer aprender como usar a ferramenta para aumentar suas vendas?

Então, siga conosco. Neste post você descobre como um CRM para agências de viagens grátis pode organizar as vendas e permitir a conquista e fidelização de diversos clientes corporativos!

O que é CRM no turismo?

CRM é uma sigla em inglês para Customer Relationship Management — ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, em português. Posto isso, o CRM no turismo é uma ferramenta que ajuda as agências a organizarem seus processos comerciais, melhorando o relacionamento com os clientes e controlando as vendas. 

Na prática, o CRM no turismo permite que as empresas se conectem mais profundamente com os seus clientes. Assim, é possível ter uma maior compreensão das suas necessidades para, por fim, atendê-los melhor. 

Por exemplo, com uma ferramenta do tipo uma agência pode analisar os históricos dos consumidores. Desse modo, os agentes são capazes de oferecer soluções personalizadas conforme os desejos e necessidades dos clientes.

Além disso, um bom sistema de CRM para agências de viagens possui funcionalidades como gestão do funil de vendas e alarmes. Desse modo, você não apenas sabe em qual etapa do processo seu cliente está, como também é lembrado de contatá-lo no momento ideal. 

E aí, compreendeu o que é CRM no turismo? Então, chegou o momento de ver as 5 dicas de ouro de como usar essa ferramenta na sua agência de viagens. Vamos lá?

>>>> Veja também: o que devem ter os melhores CRM do mercado — checklist com 10 itens essenciais

Como usar um sistema de CRM para agências de viagens e conquistar mais clientes?

Ao adotar um sistema de CRM para agência de viagens: 

  • crie o perfil do seu cliente ideal; 
  • procure os clientes; 
  • use o marketing de conteúdo; 
  • coloque os contatos no funil de vendas; 
  • faça o follow-up até entender as necessidades de cada prospect. 

Preparado para colocar a mão na massa? Então, confira os detalhes da execução de cada uma dessas dicas!

1. Crie o perfil do seu cliente ideal

O mercado para agências de turismo é enorme. Por isso, é interessante que você encontre um nicho específico para atuar. Você pode escolher, por exemplo, o ramo de atividades empresariais e estudar quais são os destinos preferidos por essas empresas.

Digamos que deseje focar em empresas de arquitetura. Você pode descobrir os maiores eventos de arquitetura, nacionais e internacionais, e saber todos os detalhes para que pessoas interessadas nesse ramo possam visitá-los.

Essa é uma maneira de mostrar a qualidade de seus serviços e conquistar o cliente. Em seguida, ofereça soluções para todas as demandas relativas a viagens dessa empresa. 

Desde aluguel de veículo e hospedagens às passagens aéreas de seus executivos e vendedores ou até mesmo viagens como prêmios de campanhas de incentivo e motivação para colaboradores.

Porém, vale destacar que nada impede de você ir ampliando esses nichos, criando cada vez mais perfis, em diferentes ramos de negócios, mas o ideal é começar gradualmente. 

2. Procure os clientes 

Após definir as características das empresas para as quais quer vender, crie uma lista de contatos para trabalhar.

Para isso, você deve pesquisar em sites da área escolhida, como sindicatos e associações, caso deseje seguir para a área empresarial, na mídia em geral e, é claro, no LinkedIn. Isso é o que se chama de prospecção ativa. Ou seja, ir atrás dos clientes. 

>>>> confira estas dicas: saiba como usar LinkedIn para vender e descubra um ótimo caminho para chegar a seus clientes 

Tem dúvidas de como fazer essa prospecção? Então, confira este vídeo do Eduardo Muller:

>>>> Você também pode baixar nosso e-book gratuito: como o Agendor pode ajudar sua empresa na prospecção

3. Use o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que tem tudo a ver com a área de viagens. Em suma, são usadas ferramentas analíticas on-line para descobrir quais são as palavras-chave mais usadas pelos clientes quando fazem buscas no Google.

Em seguida, desenvolve conteúdos informativos (não promocionais!) inspirados nesses temas e os publica em um blog. 

Ao acharem esses conteúdos, os leitores são convidados a preencher um pequeno formulário com seus dados em troca de conteúdos ainda mais ricos, como e-books, vídeos e infográficos. 

Pronto: agora você já tem os contatos das empresas com o perfil que você deseja e pode nutri-los com materiais regularmente. 

Veja mais dicas de como usar o marketing digital e um blog em seu negócio:

4. Coloque os contatos no funil de vendas

Não se esqueça de incluir os contatos adquiridos pelos dois métodos citados acima (e por qualquer outro que usar) em seu CRM.

Agora, você pode alimentar um histórico do relacionamento com cada um deles para conhecê-los cada vez melhor e descobrir como pode ajudá-los da melhor forma.

Além disso, um bom CRM conta com um funil de vendas intuitivo, que permite visualizar todas as oportunidades de negócio em andamento e gerenciar a força de vendas para aproveitar ao máximo cada uma delas.

Veja este exemplo:

5. Faça o follow-up até entender as necessidades de cada prospect

O follow-up é o acompanhamento das necessidades dos prospects com quem você entrou em contato.

Normalmente, uma venda acontece entre o quinto e o décimo segundo contato com um interessado

Nessa situação, usar uma ferramenta de CRM ajuda a manter essa conversa com o possível cliente até que você possa fazer uma proposta personalizada. Algo na medida certa para o cliente. Afinal, você agora o conhece muito bem e sabe tudo que ele precisa!

A possibilidade de fechar uma venda assim é muito maior. Da mesma maneira, continue usando o CRM para manter um relacionamento ativo e solucionar cada vez mais problemas de seu cliente. Assim, ele vai se manter fiel aos seu negócio por um longo período.

Está na dúvida sobre qual CRM para agência de viagens escolher? Então, que tal conhecer o software do Agendor? A ferramenta é 100% brasileira e conta com todas as funcionalidades necessárias para fazer o seu negócio decolar. 

Inscreva-se GRÁTIS agora mesmo e veja tudo de bom que o Agendor pode fazer pelo seu negócio. E para aprofundar seus conhecimentos no tema, aproveite e leia nosso artigo com mais dicas de como usar o CRM em agências de turismo!